Topo

Rafael Reis

Quanto calça aquele craque? Conheça os jogadores mais "pezudos" do futebol

Rafael Reis

25/01/2019 04h00

No início da pré-temporada de 2017, os jogadores do Manchester United se impressionaram com o tamanho do novo reforço do clube. Um detalhe em especial no corpo de Romelu Lukaku causou ainda mais espanto devido às proporções avantajadas: seus pés.

A chuteira gigante do centroavante belga não demorou para virar piada dentro do elenco do clube inglês. O meia espanhol Juan Mata não perdeu tempo e postou em sua conta no Instagram uma foto usando o calçado do então novo companheiro de time.

Lukaku tem 1,91 m de altura, pesa cerca de 94 kg e usa chuteiras 13,5 (na numeração britânica, equivalente ao 46 utilizado no Brasil). De acordo com o tabloide "The Sun", o camisa 9 do United é hoje o jogador com o maior pé da Premier League, a primeira divisão inglesa.

Mas o astro belga não é o único nome importante do futebol mundial que é famoso por ser "pezudo".

O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, que também jogou no maior campeão inglês e hoje defende o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, calça 44, mesmo tamanho das chuteiras de Peter Crouch, ex-Liverpool e atualmente no Stoke City.

O goleiro Thibaut Courtois, do Real Madrid, que é companheiro de Lukaku na seleção belga, também não fica muito atrás. Seus calçados têm o número 43.

Mas nenhum dos "pés grandes" da atualidade se compara a Nwankwo Kanu. Astro da seleção nigeriana na década de 1990 e algoz do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, o ex-centroavante calçava 48.

E OS MAIORES ASTROS DO MOMENTO?

Os maiores protagonistas do futebol mundial normalmente não são tão altos assim. Consequentemente, suas chuteiras também não costumam se destacar por terem um tamanho fora do comum.

O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, usa uma numeração entre o 39 e o 40. O argentino Lionel Messi, do Barcelona, apesar de ter 17 centímetros a menos que seu tradicional rival nos prêmios de melhor do planeta, tem o pé um pouco maior: 41.

Neymar, o jogador brasileiro número um do mundo na atualidade, calça 40, assim como o garoto-sensação francês Kylian Mbappé, seu companheiro na linha de ataque no Paris Saint-Germain.

Quem chama a atenção pelo pé, mas não por ele ser grande, é outro francês, o meio-campista Paul Pogba. Apesar de ter 1,91 m de altura, o camisa 6 do Manchester United usa chuteiras 42, um número bastante módico para alguém do seu tamanho.


Mais de Cidadãos do Mundo

Artilheiro pela 1ª vez, Mbappé cola em Messi e briga por Chuteira de Ouro
Por onde andam 7 ex-jogadores do Tottenham que "sumiram"?
Reforço do Barça tem fama de bad boy e história de abusos de álcool e sexo
7 promessas o Sul-Americano sub-20 que já jogam no futebol europeu

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.