Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

7 garotos do futebol mundial para prestar atenção em 2019

Rafael Reis

2004-01-20T19:04:00

04/01/2019 04h00

O que vai acontecer no futebol mundial em 2019? O "Blog do Rafael Reis" e nenhum outro veículo de imprensa ou comentarista esportivo pode responder com 100% de precisão a essa pergunta.

O que pode ser feito por enquanto são projeções construídas a partir do que já vem acontecendo nos gramados de todos os cantos do planeta.

E é baseado nisso que apresentamos abaixo uma lista com sete garotos de no máximo 20 anos que merecem ser acompanhados de perto ao longo dos próximos 12 meses. Afinal, eles têm tudo para fazer parte da lista dos grandes nomes da modalidade já em um futuro próximo.

VINÍCIUS JR.
Meia-atacante
18 anos
Brasileiro
Real Madrid (ESP)

Crédito: Javier Soriano/AFP

A primeira temporada na Europa da cria das categorias de base do Flamengo tem sido muito boa. Vinícius Jr. já mereceria elogios só por conseguir fazer parte de um dos elencos mais caros e vitoriosos do planeta mesmo tendo apenas 18 anos. Mas o início do brasileiro no Real Madrid vai além: ele já marcou dois gols, deu cinco assistências, participou do clássico contra o Atlético de Madrid e estreou na Liga dos Campeões da Europa. Em 2019, a tendência é que ganhe ainda mais espaço no clube espanhol.

JADON SANCHO
Meia-atacante
18 anos
Inglês
Borussia Dortmund (ALE)

Crédito: Friedemann Vogel/Efe

Um dos garotos da moda do futebol europeu, tem brilhado com a camisa do Borussia Dortmund e é um dos principais responsáveis pela equipe ser líder da atual temporada do Campeonato Alemão. Sancho alia velocidade, inteligência tática e uma ótima capacidade para vencer duelos individuais dentro de campo. Não à toa, já acumula sete gols e dez assistências em 2018/19.  Seu futuro dificilmente será vestindo a camisa amarela e negra do Dortmund. Manchester United, Liverpool e Chelsea já foram apontados como futuros destinos do inglês.

RODRYGO
Atacante
17 anos
Brasileiro
Santos (BRA)

Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

Revelação do Santos na última temporada, já foi negociado com o Real Madrid. Sua transferência será efetivada na próxima janela de verão da Europa, em julho. Até lá, Rodrygo continuará atuando no futebol brasileiro. Depois, é algo para ser observado. Será que o atacante conseguirá repetir os passos de Vinícius Jr. e será efetivado logo na temporada de estreia na equipe principal ou vai acabar emprestado a um time menor para ganhar experiência internacional?

MATTHIJS DE LIGT
Zagueiro
19 anos
Holandês
Ajax (HOL)

Crédito: Dean Moutharopoulos/Getty Images

Apesar de ainda ter idade para disputar competições de base, já é capitão do Ajax e titular indiscutível da seleção holandesa. Um dos zagueiros mais talentosos que apareceram no futebol mundial dos últimos tempos, De Ligt é muito bom com a bolas nos pés, mas também não deixa a desejar na capacidade de marcação. Será uma grande surpresa se ele terminar 2019 no clube de Amsterdã, já que encabeça a lista de contratações do Barcelona para a próxima temporada.

TRENT ALEXANDER-ARNOLD
Lateral direito
20 anos
Inglês
Liverpool (ING)

Em uma posição tão carente de bons jogadores no planeta todo, o camisa 66 do Liverpool chama muita atenção. Mesmo muito jovem, já tem uma final de Liga dos Campeões e uma participação em Copa do Mundo no currículo. Alexander-Arnold é bom no apoio, seguro na defesa e um exímio cobrador de faltas. Dono da lateral direita dos Reds, deve ganhar ainda mais fama e prestígio caso seu time realmente encerre o jejum de títulos no Campeonato Inglês.

JOTA
Meia-atacante
19 anos
Português
Benfica (POR)

Crédito: Divulgação

João Filipe, seu nome de batismo, é um dos candidatos a protagonista do próximo Mundial sub-20, que será realizado entre maio e junho na Polônia. O camisa 7 é tratado em Portugal como um dos possíveis sucessores de Cristiano Ronaldo e faz parte de uma geração que ganhou os títulos europeus sub-17 (2016) e sub-19 (2018). Goleador do torneio continental do ano passado, Jota curiosamente ainda não emplacou no seu clube. Até hoje, a promessa de 19 anos só disputou quatro minutos no time principal do Benfica. Mas tudo pode mudar dependendo do que acontecer no Mundial sub-20.

FEDOR CHALOV
Atacante
20 anos
Russo
CSKA Moscou (RUS)

Crédito: Divulgação

O artilheiro do Campeonato Russo raramente provoca interesse do mercado externo e também dos apreciadores do futebol. Mas tudo muda quando esse goleador tem apenas 20 anos e está em sua primeira temporada como titular absoluto do time que defende. Chalov já marcou 11 vezes em 2018/19 e é um desses centroavantes modernos, que sabem jogar dentro da área, mas também tem bastante mobilidade para cair pelos lados do campo. Não deve demorar para o atacante do CSKA entrar na mira de clubes mais fortes do cenário europeu.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Chelsea que "sumiram"?
Argelino desbanca Messi e CR7 para ser artilheiro do mundo em 2018
Relembre 7 jogadores conhecidos que se aposentaram em 2018
Veja 7 nomes especulados para mudar de clube na Europa na janela de janeiro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis