Topo

Rafael Reis

Veja 7 nomes especulados para mudar de clube na Europa na janela de janeiro

Rafael Reis

28/12/2018 04h00

A janela de transferências de janeiro pode até não ser o principal período de captação de novos jogadores para os clubes da Europa, mas não deixa de ser uma época importante de contratações e reformulações de elenco.

No último inverno europeu, o Liverpool acertou com o zagueiro holandês Virgil van Dijk, que consertou o sistema defensivo da equipe e fez com que ela mudasse de patamar no continente. Já o Barcelona fechou com Philippe Coutinho, um dos principais nomes brasileiros da atualidade.

E, em 2019, quais são os jogadores importantes que podem mudar de endereço logo no início do ano? O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas conhecidos com chances de movimentar o Mercado da Bola na janela do próximo mês.

PAUL POGBA
Meia
25 anos
Francês
Manchester United (ING)

Crédito: Matthew Childs/Reuters

Após contratar Cristiano Ronaldo no início da temporada, a Juventus tem outro sonho ousado para a próxima janela de transferências: levar de volta para o clube o maestro da seleção campeã da última Copa do Mundo. De acordo com o jornal italiano "Tuttosport", a proposta por Paul Pogba deve ficar em torno de 80 milhões de euros (R$ 346 milhões). O que pode dificultar o negócio é a mudança de comando do Manchester United, atual casa do meia. Pogba tinha uma relação desgastada com o técnico José Mourinho, mas ainda não tem o que reclamar de Ole Gunnar Solskjaer, substituto do português.

ISCO
Meia
26 anos
Espanhol
Real Madrid (ESP)

Crédito: Paul White/AP

Um dos principais jogadores espanhois da atualidade, Isco ficou meio deixado de lado no Real desde a efetivação do técnico Santiago Solari e não é titular em uma partida do campeonato nacional há dois meses. Resultado: virou a bola da vez do mercado de transferências para a janela de janeiro. Chelsea e Manchester City já foram apontados como seu destino mais provável. O mais novo interessado no meia pode ser a Juventus, que, de acordo com o jornal português "A Bola", admite incluir Miralem Pjanic e Sami Khedira no negócio para finalizar logo a compra.

MESUT ÖZIL
Meia
30 anos
Alemão
Arsenal (ING)

Crédito: Reprodução

A dificuldade de Özil de manter um nível de futebol elevado por um número significativo de partidas consecutivas e seu alto salário são dois fatores que transformaram o camisa 10 em um jogador "negociável" do Arsenal. Segundo os jornais ingleses "Independent" e "Daily Mirror", o meia pode se mandar para a Itália em janeiro e vestir a camisa da Inter de Milão por um ano antes de se transferir para o futebol dos EUA.

TIMO WERNER
Atacante
22 anos
Alemão
RB Leipzig (ALE)

Crédito: Robert Michael/AFP

Com dificuldade para emplacar no Campeonato Alemão, competição em que está seis pontos atrás do líder Borussia Dortmund, o Bayern de Munique pode acelerar seu processo de reformulação inicialmente previsto para a próxima temporada e contratar já em janeiro um dos seus maiores sonhos de consumo: Timo Werner. De acordo com o jornal alemão "Bild", o clube disputa o atacante com o Liverpool, primeiro colocado do Inglês. O Barcelona também quer Werner, mas corre por fora.

MARCUS RASHFORD
Atacante
21 anos
Inglês
Manchester United (ING)

Crédito: Carl Recine/Reuters

Um dos maiores talentos jovens do futebol inglês, o camisa 10 do Manchester United é outro jogador que, assim como Pogba, não andava muito bem com Mourinho. Apesar da mudança de técnico dos Red Devils, Rashford acabou entrando no radar de outros clubes que planejam fazer propostas por ele em janeiro. De acordo com a rede de TV italiana Sky Sports, Milan e Barcelona estão na fila para tentar contratar o atacante.

PABLO SARABIA
Meia-atacante
26 anos
Espanhol
Sevilla (ESP)

Crédito: Divulgação

A temporada abaixo da média feita pelo Real Madrid e as fases ruins vividas por Marco Asensio e Isco devem fazer com que o atual tricampeão europeu vá as compras em janeiro. Para melhorar o nível dos seus ataques pelos lados do campo, o clube estuda contratar o meia-atacante Pablo Sarabia, destaque do Sevilla. Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", a transferência custaria apenas 18 milhões de euros (R$ 78 milhões), já que Sarabia foi formado pelo Real e seu contrato possui uma cláusula de recompra.

FRENKIE DE JONG
Meia
21 anos
Holandês
Ajax (HOL)

Crédito: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Uma das principais promessas do futebol europeu, o jovem meia holandês já tem um acordo para defender o Barcelona depois do Révellion, segundo o jornal catalão "Sport". Ainda de acordo com a publicação, falta ao time de Messi negociar com o Ajax o valor da liberação do jogador. Além do Barça, Manchester City e Bayern de Munique também tinham interesse no meia que se destaca pela qualidade no passe.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Manchester United que "sumiram"?
7 promessas do futebol sul-americano para seu time contratar em 2019
Como Modric foi de melhor do mundo a problema para o Real em 5 meses
Técnico de zebra do Mundial foi condenado por corrupção e pode ser preso

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.