Topo

Rafael Reis

7 promessas do futebol sul-americano para seu time contratar em 2019

Rafael Reis

23/12/2018 04h00

O mercado de contratações do futebol brasileiro para 2019 está a pleno vapor. E uma boa opção para encontrar reforços para os clubes do país é monitorar as jovens revelações das outras nações da América do Sul.

Como tem o futebol mais desenvolvido economicamente da região, o Brasil tem uma relativa facilidade para seduzir esses atletas. Assim, seus grandes concorrentes não são as outras equipes sul-americanas, mas sim os clubes da Europa.

Só que, para ganhar a disputa com o Velho Continente, é preciso identificar os talentos mais cedo e contratá-los antes.

Para ajudar os clubes brasileiros nessa tarefa, o "Blog do Rafael Reis"' apresenta abaixo sete revelações da América do Sul que ajudariam bastante os times daqui em 2019.

MATÍAS ZARACHO
Meia-atacante
20 anos
Argentino
Racing (ARG)

Crédito: Divulgação

Um dos principais jogadores do líder do Campeonato Argentino, Zaracho já até recebeu uma convocação para a seleção principal. Mais um exemplar daqueles atletas baixinhos e cheios de habilidade que a terra de Lionel Messi costuma produzir, o camisa 28 do Racing certamente irá jogar no futebol europeu. Mas antes de defender Atlético de Madri ou Sporting, clubes que já tiveram seus nomes ligados ao jovem, o meia-atacante bem que poderia passar um tempo no Brasil.

ALAN FRANCO
Zagueiro
22 anos
Argentino
Independiente (ARG)

Crédito: Leonardo Muñoz/Efe

Integrante do elenco campeão da Copa Sul-Americana no ano passado, o garoto do Independiente é uma das melhores caras novas da Argentina para uma de suas posições mais críticas, o miolo de zaga. Franco já teve um namoro com o Atlético-MG, mas continua no Independiente. O clube, no entanto, sabe que não conseguirá manter o zagueiro por muito tempo e já procura reposição para ele.

BRUNO MÉNDEZ
Zagueiro
19 anos
Uruguaio
Montevideo Wanderers (URU)

Crédito: Divulgaçã

Titular do Uruguai no amistoso contra o Brasil, em novembro, a revelação do Montevideo Wanderers é um jogador de futebol com um certo ar diferenciado. O zagueiro faz faculdade de educação física e também costuma andar de ônibus pela capital uruguaia. Dentro de campo, chama atenção pela liderança que exerce sobre seus companheiros e também pela boa imposição física.

LUIS DÍAZ
Meia-atacante
21 anos
Colombiano
Junior Barranquilla (COL)

Crédito: Efe

Um dos principais nomes do Junior Barranquilla no vice-campeonato da Sul-Americana, o meia-atacante é um jogador de lado de campo que consegue aliar habilidade com força física. Nos últimos dias, Díaz admitiu à imprensa colombiana que tem propostas para deixar o país. Para a sorte dos clubes brasileiros, elas parecem vir da Argentina (o Independiente seria o maior interessado), com quem os times daqui têm condições de competir financeiramente por contratações.

SANTIAGO ARZAMENDIA
Lateral esquerdo
20 anos
Paraguaio
Cerro Porteño (PAR)

Crédito: Divulgação

Revelar novos talentos não tem sido uma tarefa fácil para o futebol paraguaio nos últimos tempos. Mas isso não significa que vez ou outra não possa aparecer um garoto talentoso por lá. Nascido na Argentina, mas com dupla cidadania, Arzamendia é titular do Cerro Porteño desde a temporada passada e já virou um dos principais nomes da equipe. Nos últimos meses, o lateral ganhou destaque por ter recusado um convite para jogar pela seleção argentina.

ANGELO PRECIADO
Lateral direito
20 anos
Equatoriano
Independiente del Valle (EQU)

Crédito: Robert Cianflone/Getty Images

O lateral também já fez sua estreia na seleção equatoriana e tem tudo para vestir a camisa amarela por anos a fio. Preciado tem uma carreira meteórica. Campeão da Libertadores sub-20 com o Independiente del Valle no primeiro semestre, foi promovido definitivamente à equipe principal no meio do ano e rapidamente virou um dos destaques do país. Agora, já chama a atenção de clubes do exterior.

JHEGSON MÉNDEZ
Meia
21 anos
Equatoriano
Independiente del Valle (EQU)

Crédito: Divulgação

Outro jogador formado nas categorias de base do Independiente del Valle, Méndez também tem feito companhia a Preciado na seleção principal e é mais um nome que não deve permanecer por muito tempo no país. O garoto é um meia polivalente: volante de origem, pode atuar também como meia central e até na posição normalmente ocupada pelos camisas 10.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como Modric foi de melhor do mundo a problema para o Real em 5 meses
Técnico de zebra do Mundial foi condenado por corrupção e pode ser preso
Por onde andam 7 ex-jogadores do Manchester City que "sumiram"?
Astro da Juve já foi pego em escândalo de corrupção: verdade ou lenda?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.