Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

7 promessas do futebol sul-americano para seu time contratar em 2019

Rafael Reis

2023-12-20T18:04:00

23/12/2018 04h00

O mercado de contratações do futebol brasileiro para 2019 está a pleno vapor. E uma boa opção para encontrar reforços para os clubes do país é monitorar as jovens revelações das outras nações da América do Sul.

Como tem o futebol mais desenvolvido economicamente da região, o Brasil tem uma relativa facilidade para seduzir esses atletas. Assim, seus grandes concorrentes não são as outras equipes sul-americanas, mas sim os clubes da Europa.

Só que, para ganhar a disputa com o Velho Continente, é preciso identificar os talentos mais cedo e contratá-los antes.

Para ajudar os clubes brasileiros nessa tarefa, o "Blog do Rafael Reis"' apresenta abaixo sete revelações da América do Sul que ajudariam bastante os times daqui em 2019.

MATÍAS ZARACHO
Meia-atacante
20 anos
Argentino
Racing (ARG)

Crédito: Divulgação

Um dos principais jogadores do líder do Campeonato Argentino, Zaracho já até recebeu uma convocação para a seleção principal. Mais um exemplar daqueles atletas baixinhos e cheios de habilidade que a terra de Lionel Messi costuma produzir, o camisa 28 do Racing certamente irá jogar no futebol europeu. Mas antes de defender Atlético de Madri ou Sporting, clubes que já tiveram seus nomes ligados ao jovem, o meia-atacante bem que poderia passar um tempo no Brasil.

ALAN FRANCO
Zagueiro
22 anos
Argentino
Independiente (ARG)

Crédito: Leonardo Muñoz/Efe

Integrante do elenco campeão da Copa Sul-Americana no ano passado, o garoto do Independiente é uma das melhores caras novas da Argentina para uma de suas posições mais críticas, o miolo de zaga. Franco já teve um namoro com o Atlético-MG, mas continua no Independiente. O clube, no entanto, sabe que não conseguirá manter o zagueiro por muito tempo e já procura reposição para ele.

BRUNO MÉNDEZ
Zagueiro
19 anos
Uruguaio
Montevideo Wanderers (URU)

Crédito: Divulgaçã

Titular do Uruguai no amistoso contra o Brasil, em novembro, a revelação do Montevideo Wanderers é um jogador de futebol com um certo ar diferenciado. O zagueiro faz faculdade de educação física e também costuma andar de ônibus pela capital uruguaia. Dentro de campo, chama atenção pela liderança que exerce sobre seus companheiros e também pela boa imposição física.

LUIS DÍAZ
Meia-atacante
21 anos
Colombiano
Junior Barranquilla (COL)

Crédito: Efe

Um dos principais nomes do Junior Barranquilla no vice-campeonato da Sul-Americana, o meia-atacante é um jogador de lado de campo que consegue aliar habilidade com força física. Nos últimos dias, Díaz admitiu à imprensa colombiana que tem propostas para deixar o país. Para a sorte dos clubes brasileiros, elas parecem vir da Argentina (o Independiente seria o maior interessado), com quem os times daqui têm condições de competir financeiramente por contratações.

SANTIAGO ARZAMENDIA
Lateral esquerdo
20 anos
Paraguaio
Cerro Porteño (PAR)

Crédito: Divulgação

Revelar novos talentos não tem sido uma tarefa fácil para o futebol paraguaio nos últimos tempos. Mas isso não significa que vez ou outra não possa aparecer um garoto talentoso por lá. Nascido na Argentina, mas com dupla cidadania, Arzamendia é titular do Cerro Porteño desde a temporada passada e já virou um dos principais nomes da equipe. Nos últimos meses, o lateral ganhou destaque por ter recusado um convite para jogar pela seleção argentina.

ANGELO PRECIADO
Lateral direito
20 anos
Equatoriano
Independiente del Valle (EQU)

Crédito: Robert Cianflone/Getty Images

O lateral também já fez sua estreia na seleção equatoriana e tem tudo para vestir a camisa amarela por anos a fio. Preciado tem uma carreira meteórica. Campeão da Libertadores sub-20 com o Independiente del Valle no primeiro semestre, foi promovido definitivamente à equipe principal no meio do ano e rapidamente virou um dos destaques do país. Agora, já chama a atenção de clubes do exterior.

JHEGSON MÉNDEZ
Meia
21 anos
Equatoriano
Independiente del Valle (EQU)

Crédito: Divulgação

Outro jogador formado nas categorias de base do Independiente del Valle, Méndez também tem feito companhia a Preciado na seleção principal e é mais um nome que não deve permanecer por muito tempo no país. O garoto é um meia polivalente: volante de origem, pode atuar também como meia central e até na posição normalmente ocupada pelos camisas 10.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como Modric foi de melhor do mundo a problema para o Real em 5 meses
Técnico de zebra do Mundial foi condenado por corrupção e pode ser preso
Por onde andam 7 ex-jogadores do Manchester City que "sumiram"?
Astro da Juve já foi pego em escândalo de corrupção: verdade ou lenda?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis