Topo

Rafael Reis

Astro da Juve já foi pego em escândalo de corrupção: verdade ou lenda?

Rafael Reis

19/12/2018 04h20

Considerado um dos principais zagueiros do mundo e peça-chave para o sistema defensivo da Juventus, o time de Cristiano Ronaldo, o italiano Leonardo Bonucci já cometeu uma grave fraude esportiva e participou de um esquema de manipulação de resultados em partidas de futebol.

Bem, pelo menos é essa a história que corre solta pelas redes sociais e nas conversas entre fãs da modalidade pela internet. Mas será que esse caso é realmente verdadeiro ou não passa de mais uma das inúmeras lendas urbanas do Mundo da Bola, como o autismo de Lionel Messi e a transexualidade de Marco Verratti?

Crédito: Divulga

De fato, o atual camisa 19 da Juve e da seleção italiana foi investigado por supostamente ter participado de um arranjo de resultados na partida entre Udinese e Bari, na temporada 2009/10 no Campeonato Italiano.

O zagueiro, que na época defendia o Bari, chegou a ter uma suspensão de três anos e meio pedida pela Procuradoria da Itália. Sua convocação para a Eurocopa-2012 também foi ameaçada pelo escândalo.

Mas Bonucci acabou absolvido das suspeitas e não precisou cumprir nenhum tipo de pena, ao contrário de outros grandes nomes do futebol italiano que também tiveram seus nomes ligados a fraudes esportivas no começo da década.

O técnico Antonio Conte, que já passou por Juventus, Chelsea e também pela seleção, ficou quatro meses suspenso em 2012. Na mesma época, o então capitão da Lazio, o meia Stefano Mauri, chegou a ser preso.

O futebol italiano tem sua história recente marcada por escândalos de armação de resultados que mancharam sua reputação e a confiança do torcedor.

Na década de 1980, o Milan foi rebaixado por participar de um desses esquemas. Nos anos 2000, foi a vez de a Juventus receber a mesma punição. Fiorentina e Lazio também receberam penas (de perda de pontos) em casos semelhantes.

Bonucci começou a carreira no pequeno Viterbese e passou sem brilho por Inter de Milão, Treviso, Pisa e Genoa. No Bari, destacou-se a ponto de ser contratado pela Juve em 2010. Na temporada passada, protagonizou uma polêmica transferência para o Milan. Um ano depois, retornou à Velha Senhora.

O zagueiro já disputou 85 partidas pela seleção e participou de duas edições da Copa do Mundo (2010 e 2014) e outras duas da Euro (2012 e 2016). Atualmente, é um dos capitães da Azzurra.

Atual heptacampeã italiana, a Juve já tem oito pontos de vantagem para o Napoli, vice-líder, e caminha a passos largos para a conquista do seu oitavo título nacional consecutivo. Na Liga dos Campeões, terá o Atlético de Madri como adversário na primeira rodada dos mata-matas decisivos.


Mais de Cidadãos do Mundo

Com 5 gols em 11 dias, Messi dispara rumo ao topo da Chuteira de Ouro
Além de Sampaoli: 5 técnicos estrangeiros para dirigir seu time em 2019
Como dono do Chivas ajudou a alavancar carreira de ganhador do Oscar
Por onde andam 7 ex-jogadores do Atlético de Madri que "sumiram"?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.