Topo

Rafael Reis

Zagueiro do Uruguai que vai enfrentar Brasil faz faculdade e anda de ônibus

Rafael Reis

15/11/2018 04h00

Uma das caras novas do Uruguai para o amistoso contra o Brasil, nesta sexta-feira, o zagueiro Bruno Méndez, do Montevideo Wanderers, tem uma rotina bastante diferente da maioria dos seus companheiros de seleção.

Enquanto Luis Suárez, Edinson Cavani e Giorgian de Arrascaeta gostam de desfilar com carrões, o defensor de 19 anos anda de transporte público pelas ruas da capital uruguaia, apesar de ter seu próprio veículo.

Além disso, o futebol não é sua única ocupação. O zagueiro concilia a carreira de jogador profissional com a de estudante universitário. Devido à rotina puxada de treinos, precisou largar a faculdade de medicina, mas agora cursa educação física.

"Gosto de ocupar minha mente com algo e, por enquanto, estou gostando do curso. O bom é que agora não preciso mais pedir para meu pai bancar meus estudos, sou eu mesmo quem pago a faculdade", disse, em entrevista ao jornal "El Observador".

O trabalho nos gramados ainda é uma novidade para o jovem jogador. Méndez estreou no time adulto do Wanderers em novembro do ano passado e ainda não chegou a 30 partidas como profissional.

Capitão da seleção sub-20, recebeu sua primeira convocação devido às dificuldades enfrentadas pelo técnico Óscar Tabárez de montar seu sistema defensivo para os jogos da Data Fifa de novembro –também enfrenta a França, na terça.

Os dois tradicionais titulares do miolo de zaga uruguaio, Diego Godín e José María Giménez, ambos do Atlético de Madri, estão machucados. O reserva imediato do setor, Sebastián Coates (Sporting), também.

Assim, Tabárez teve de encher a lista de novidades para a defesa. Além de Méndez, o zagueiro Erick Cabaco (Levante) e o lateral esquerdo Mathias Suárez (Defensor Sporting) nunca jogaram pela seleção e podem estrear contra o Brasil.  Os beques Mauricio Lemos (Sassuolo) e Emiliano Velázquez (Rayo Vallecano) têm só um pouquinho mais de experiência: uma partida cada.

Com exceção do polivalente veterano Martín Cáceres (Lazio), que já tem 31 anos, nenhum outro defensor chamado para o amistoso no Emirates Stadium tem mais de 25 anos. Lemos, Cabaco, Méndez e Suárez ainda são sub-23.

Eliminado pela França nas quartas de final da última Copa do Mundo, o Uruguai não vendo conquistando bons resultados depois da Rússia-2018. Foram duas derrotas, para Coreia do Sul e Japão, e só uma vitória, sobre o México, em três amistosos disputados desde então.


Mais de Cidadãos do Mundo

Garoto de 14 anos já atrai o City, mas precisa ir à escola para poder jogar
Rivais do Brasil, Suárez e Cavani são amigos de infância: verdade ou lenda?
5 destaques da final da Libertadores que devem pintar na Europa em breve
7 promessas de craque que não vingaram no futebol mundial

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.