Topo

Rafael Reis

Técnico de zebra do Mundial foi condenado por corrupção e pode ser preso

Rafael Reis

20/12/2018 04h00

No próximo sábado, o croata Zoran Mamic estará à beira do gramado orientando o Al-Ain na partida mais importante de sua história como treinador: a decisão do Mundial de Clubes da Fifa.

Se não estivesse no Oriente Médio, mas sim em sua terra natal, o técnico da equipe sensação do torneio poderia ocupar um lugar bem menos confortável: as celas de alguma prisão.

Crédito: Getty Images

Mamic não pode voltar ao seu país porque foi condenado a quatro anos e 11 meses de prisão por participação em um esquema que desviou 15 milhões de euros (mais de R$ 66 milhões) do Dínamo de Zagreb, equipe que dirigiu entre 2013 e 2016. Ele já recorreu da decisão.

O treinador do Al-Ain é irmão de Zdravko Mamic, que foi diretor-executivo do clube, ocupa o posto de agente mais poderoso do futebol croata e é apontado pela Justiça como cabeça da quadrilha. O dirigente também vive no exterior (Bósnia-Herzegovina) para evitar a prisão.

Os negócios que supostamente teriam sido fraudados pelos irmãos incluem transferências de dois astros do país vice-campeão mundial: o zagueiro Dejan Lovren, do Liverpool, e o meia Luka Modric, do Real Madrid, eleito o melhor jogador do planeta neste ano.

O maior craque da Croácia, aliás, foi até acusado de falso testemunho por ter alterado seu depoimento à Justiça para proteger Zdravko, que foi seu empresário e uma espécie de "padrinho" do jogador no mundo da bola.

Ex-zagueiro e volante que defendeu o Bayer Leverkusen e fez parte da seleção semifinalista da Copa do Mundo-1998, Zoran Mamic tem uma carreira curta como técnico. Ele estreou justamente no Dínamo e também dirigiu o Al-Nassr, da Arábia Saudita, antes de ser contratado pelo seu clube atual.

No Al-Ain desde janeiro de 2017, ganhou o Campeonato dos Emirados Árabes e também a Copa do Presidente, segunda competição mais importante da nação.

Representante do país-sede no Mundial, despachou o Team Wellington (NZL), na primeira fase, e o Espérance (TUN), nas quartas de final. Na semi, surpreendeu o favorito River Plate (ARG).

Adversário do Real Madrid na decisão deste sábado, o Al-Ain será o segundo time asiático a disputar a final do torneio da Fifa. Dois anos atrás, o Kashima Antlers (JAP) conseguiu levar o confronto contra os espanhóis até a prorrogação, mas acabou derrotado por 4 a 2.

A Europa conquistou as últimas cinco edições da competição. O último "intruso" na galeria dos campeões foi o Corinthians (BRA), que levantou o troféu em 2012.


Mais de Cidadãos do Mundo

Astro da Juve já foi pego em escândalo de corrupção: verdade ou lenda?
Com 5 gols em 11 dias, Messi dispara rumo ao topo da Chuteira de Ouro
Além de Sampaoli: 5 técnicos estrangeiros para dirigir seu time em 2019
Como dono do Chivas ajudou a alavancar carreira de ganhador do Oscar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.