Topo

Rafael Reis

7 revelações da Copa São Paulo que hoje fazem sucesso no exterior

Rafael Reis

30/12/2018 04h00

"Bom era no passado. Hoje em dia, a Copa São Paulo não revela mais ninguém." Quantas vezes você já ouviu alguém (um torcedor ou um jornalista) soltando uma opinião dessas a respeito da principal competição de base do futebol brasileiro?

Mas, apesar da impressão de que o torneio deixou de ser o celeiro de craques de antigamente, a Copinha continua sim abastecendo anualmente o país pentacampeão mundial de futebol com novos valores.

E muitos desses jovens revelados no torneio vão ainda mais longe e acabam trilhando um caminho de sucesso no exterior.

Às vésperas do início da Copa São Paulo-2019, que começa na próxima quarta-feira (2 de janeiro), o "Blog do Rafael Reis" relembra sete destaques de edições recentes da competição que hoje brilham em clubes importantes da Europa.

GABRIEL JESUS
Atacante
21 anos
Manchester City (ING)

Crédito: Alex Livesey/Getty Images

Foi o grande destaque individual da Copa São Paulo de 2015, quando marcou cinco gols e levou o Palmeiras até a semifinal da competição. No mesmo ano, foi promovido ao time profissional e iniciou a arrancada que o levaria ao Manchester City e à camisa 9 da seleção brasileira na última Copa do Mundo. Apesar de não ter balançado as redes na Rússia-2018 e de costumeiramente ser reserva no atual campeão inglês, Gabriel Jesus é hoje um dos atacantes jovens mais respeitados do planeta.

CASEMIRO
Volante
26 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Jon Nazca/Reuters

Quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e um dos jogadores brasileiros mais respeitados no cenário internacional na atualidade, o volante começou a ser conhecido no país ao conquistar a Copinha de 2010 pelo São Paulo. Naquela época, Casemiro já era uma das grandes promessas do único clube que defendeu no futebol nacional até ser negociado com o gigante espanhol, em 2013.

LUCAS MOURA
Atacante
26 anos
Tottenham (ING)

Crédito: Ian Kington/AFP

Companheiro de Casemiro na conquista de 2010, foi o grande nome do São Paulo na competição e também o que mais rapidamente se projetou para o futebol profissional. Conhecido na época pelo apelido de Marcelinho, Lucas foi um ídolo quase instantâneo no Morumbi e acabou negociado com o Paris Saint-Germain em 2013. Sem espaço na constelação de astros da equipe francesa, foi vendido para o Tottenham nesta temporada e está recuperando o bom futebol.

MAYCON
Meia
21 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)

Crédito: Efrem Lukatsky/AP

Autor do gol do título do Corinthians em 2015, demorou ainda mais de um ano para ser aproveitado na equipe principal. Maycon só deslanchou mesmo no clube depois de ser emprestado à Ponte Preta no segundo semestre de 2016. No ano seguinte, virou um dos protagonistas do time e começou a despertar o interesse europeu pelo seu futebol. Maycon desembarcou no Shakhtar Donetsk em julho e já tomou conta do meio-campo do time ucraniano. O jogador é um dos nomes que podem pintar em breve na seleção brasileira.

MALCOM
Atacante
21 anos
Barcelona (ESP)

Crédito: Octavio Passos/Getty Images

O hoje companheiro de ataque de Lionel Messi e Luis Suárez no Barça não conseguiu levar o Corinthians à taça de 2014, mas bateu na trave. Malcom foi o artilheiro da equipe alvinegra na competição, com seis gols, um deles na derrota por 2 a 1 na decisão contra o Santos. No mesmo ano, o atacante já foi alçado para o time adulto e, em 2016, estreou no futebol europeu pelo Bordeaux – foi contratado pelo Barcelona na atual temporada.

MARQUINHOS
Zagueiro
24 anos
Paris Saint-Germain (FRA)

Crédito: Benoit Tessier/Reuters

Principal revelação do miolo de zaga brasileiro nos últimos anos, o camisa 5 do PSG foi um dos responsáveis pela solidez defensiva do Corinthians no título de 2012. Na ocasião, Marquinhos já fazia parte do elenco profissional e foi "emprestado" ao time de juniores para disputar o torneio. Ainda em 2012, o zagueiro acabou negociado com a Roma. Atualmente, é titular absoluto da seleção brasileira treinada por Tite, justamente seu primeiro técnico no futebol adulto.

LUCAS PAQUETÁ
Meia
21 anos
Milan (ITA)

Crédito: Buda Mendes/Getty Images

Não, a cria das categorias de base do Flamengo ainda não estreou na Europa e ainda espera a virada do ano para poder estrear pelo Milan. Mas Paquetá tem aparecido bastante na imprensa italiana e vem sendo tratado por lá como um jogador capaz de recolocar o clube rossonero no caminho do sucesso. O meia foi campeão da Copinha em 2016, quando venceu o Corinthians por 4 a 3 na decisão por pênaltis. Na ocasião, converteu um dos pênaltis da decisão.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Na Turquia, Robinho chama mais a atenção por cartões do que por gols
5 brasileiros que podem mudar de clube no exterior na janela de janeiro
Por onde andam os jogadores do último título mundial da América do Sul?
Ex-xodó de Tite, Taison é quem mais erra em domínios de bola na Champions

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.