Topo

Rafael Reis

Top 10 de brasileiros mais indisciplinados da Europa tem dupla da seleção

Rafael Reis

24/05/2018 04h30

Dois dos 23 convocados por Tite para disputar a Copa do Mundo-2018 estão entre os jogadores brasileiros mais indisciplinados da temporada europeia.

O volante Casemiro, do Real Madrid, e o meia Fred, do Shakhtar Donetsk, aparecem no ranking dos 10 representantes do futebol pentacampeão mundial que mais foram punidos pela arbitragem do Velho Continente em 2017/18.

O levantamento considera todos os atletas brasileiros inscritos na primeira divisão dos dez campeonatos nacionais mais importantes da Europa (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Rússia, Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia, segundo os coeficientes da Uefa).

De acordo com a pesquisa, o jogador tupiniquim mais indisciplinado da temporada europeia foi o zagueiro Raúl Silva (ex-Sport, Ceará e Criciúma), que defende o português Braga. Em 40 jogos, ele recebeu 15 cartões amarelos e foi expulso uma vez.

O primeiro integrante da seleção brasileira que vai à Rússia-2018 aparece logo na sequência, empatado em segundo lugar com o zagueiro Marcão, emprestado pelo Atlético-PR ao Rio Ave, também de Portugal.

Fred, o vice-líder do ranking, levou 14 advertências da arbitragem e ainda recebeu um cartão vermelho ao longo de 37 partidas pelo Shakhtar.

O outro convocado por Tite aparece na nona colocação na lista. Finalista da Liga dos Campeões da Europa pelo Real e adversário do Liverpool na decisão deste sábado, Casemiro é o nono colocado no ranking de indisciplina, com 13 amarelos.

A maior parte da lista é formada por jogadores pouco conhecidos no Brasil e que atuam em times menores do cenário europeu.

Mas, além de Fred e Casemiro, há outros atletas bem lembrados pelo torcedor brasileiro no ranking. O volante Luiz Gustavo, que participou da Copa-2014, é o quarto colocado. O zagueiro Jubal, ex-Santos, aparece na quinta posição. E Fabinho, um dos destaques do Monaco, divide o nono lugar com com Casemiro.

Para efeitos estatísticos da elaboração da lista, cada cartão amarelo representa 1 ponto de indisciplina, enquanto o vermelho vale 2. O primeiro critério de desempate é o número de expulsões.

OS BRASILEIROS MAIS INDISCIPLINADOS DA TEMPORADA

1º – Raúl Silva (Braga) – 15 cartões amarelos e 1 vermelho
2º – Fred (Shakhtar Donetsk) – 14 CA e 1 CV
Marcão (Rio Ave) – 14 CA e 1 CV
4º – Luiz Gustavo (Olympique de Marselha) – 13 CA e 1 CV
5º – Jubal (Vitória de Guimarães) – 12 CA e 1 CV
Júnior Caiçara (Basaksehir) – 12 CA e 1 CV
6º – Neto (Moreirense) – 14 CA
7º – Marcão (Rio Ave) – 7 CA e 3 CV
8º – Rodrigo Ely (Alavés) – 11 CA e 1 CV
9º – Casemiro (Real Madrid) – 13 CA
Fabinho (Monaco) – 13 CA


Mais de Balanço da Temporada

Mesmo com lesão, Neymar foi o brasileiro que mais criou gols na temporada
Ex-Grêmio supera Neymar e é o "garçom" brasileiro da temporada europeia
Ignorado por Tite, Jonas é o goleador brasileiro da temporada; veja top 10
Dortmund é campeão de público da Europa; Barça despenca sem Neymar
Dupla do Real está entre os mais indisciplinados da temporada; veja top 10
Nenhum jogador produziu mais gols que Messi na temporada; veja top 10
Finalista da Liga Europa é maior "garçom" da temporada; veja o top 10
Salah bem que tentou, mas Chuteira de Ouro irá pela 5ª vez para Messi

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.