Topo

Rafael Reis

Finalista da Liga Europa é maior "garçom" da temporada; veja o top 10

Rafael Reis

16/05/2018 04h30

O rei das assistências do futebol europeu em 2017/18 entra em campo nesta quarta-feira para não passar em branco na atual temporada e chegar à Copa do Mundo com mais um troféu no currículo.

O meia Dimitri Payet, 31, não é apenas o capitão do Olympique de Marselha, adversário do Atlético de Madri na decisão da Liga Europa, a partir das 15h45 (de Brasília), em Lyon.

O ex-jogador de Saint-Étienne, Lille e West Ham, que brilhou com a camisa da seleção francesa na última Eurocopa e chegou a aparecer em lista de pré-indicados a melhor do mundo, é também o atleta inscrito em uma das seis principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França e Portugal) que mais deu passes para seus companheiros balançarem as redes nesta temporada.

Só nos últimos nove meses, Payet presenteou seus parceiros de Olympique de Marselha com 24 gols. Foram 14 assistências na Ligue 1, oito na Liga Europa e mais duas na Copa da França.

Com isso, deixou para trás todos os garçons mais balados do futebol mundial.

Um deles, o Kevin de Bruyne, do Manchester City, ficou em segundo lugar no ranking. O belga distribuiu 21 assistências durante a temporada, mesma marca da revelação tardia espanhola Luis Alberto, destaque da Lazio.

O Brasil tem dois representantes no top 10 dos "garçons da Europa" em 2017/18. O lateral esquerdo Alex Telles, do Porto, deu 20 passes para gol e ocupa quarta colocação. Já Neymar é o sexto, com 19 assistências.

Vencedor da Chuteira de Ouro, troféu concedido anualmente ao maior goleador dos campeonatos nacionais da Europa, Lionel Messi também se destacou na criação de jogadas.

O craque argentino do Barcelona deu 18 presentes para seus companheiros e ficou na oitava colocação do ranking de passes para gols.

OS REIS DAS ASSISTÊNCIAS NA EUROPA – 2017/18

1º – Dimitri Payet (FRA/Olympique de Marselha) – 24 passes para gol
2º – Luis Alberto (ESP/Lazio) – 21
Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City) – 21
4º – Alex Telles (BRA/Porto) – 20
Bruno Fernandes (POR/Sporting) – 20
6º – Leroy Sané (ALE/Manchester City) – 19
Neymar (BRA/Paris Saint-Germain) – 19
8º – Florian Thauvin (FRA/Olympique de Marselha) – 18
Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 18
Thomas Müller (ALE/Bayern de Munique) – 18


Mais de Balanço da Temporada

Salah bem que tentou, mas Chuteira de Ouro irá pela 5ª vez para Messi
Dortmund é campeão de público da Europa; Barça despenca sem Neymar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.