Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Ex-Grêmio supera Neymar e é o "garçom" brasileiro da temporada europeia

Rafael Reis

2022-05-20T18:04:30

22/05/2018 04h30

Pela primeira vez nos últimos três anos, Neymar não foi o jogador brasileiro que mais distribuiu assistências no futebol europeu.

Prejudicado pela lesão no pé esquerdo que o tirou de ação durante os últimos dois meses e meio de sua temporada de estreia no Paris Saint-Germain, o craque perdeu o posto de maior "garçom" brasileiro do Velho Continente para Alex Telles.

Campeão português pelo Porto, o lateral esquerdo que se destacou no Grêmio e também teve passagens por Galatasaray e Inter de Milão deu 20 passes para seus companheiros marcarem em 2017/18.

Nenhum outro representante do futebol pentacampeão mundial que atua em alguma das dez principais ligas do Velho Continente (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Rússia, Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia, segundo os coeficientes da Uefa) deu tantas assistências no período.

Apesar de ser lateral, Alex Telles foi o jogador que mais deu passes para gol no Campeonato Português (14) e um dos principais nomes do Porto que encerrou a hegemonia de quatro anos do Benfica no futebol local.

O sucesso do brasileiro o colocou na alça de mira de clubes importantes de toda a Europa. Segundo o jornal português "A Bola", times de Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra já manifestaram interesse em contratá-lo.

Ao longo da temporada, Telles deu uma assistência a mais que Neymar, que havia liderado esse ranking dos dois últimos anos.

Quem completa é o pódio das assistências é Roberto Firmino, do Liverpool. O finalista da Liga dos Campeões da Europa já deu 17 passes para gol na temporada e ainda pode aumentar a conta contra o Real Madrid, no domingo.

O top 10 dos maiores garçons brasileiros no Velho Continente é formado basicamente por rostos bastante conhecidos.

As principais exceções são o lateral esquerdo Ismaily, do Shakhtar Donetsk, que foi convocado por Tite para os amistosos da seleção brasileira em março, e o meia Fernando Canesin, que defende o Oostende, da Bélgica.

Ismaily é o sétimo colocado da lista, com 11 passes para gol. Já Canesin deu uma assistência a menos e divide o oitavo lugar com Daniel Alves (PSG) e Felipe Anderson (Lazio).

GARÇONS BRASILEIROS NA EUROPA

1º – Alex Telles (Porto) – 20 assistências
2º – Neymar (Paris Saint-Germain) – 19
3º – Roberto Firmino (Liverpool) – 17
4º – Douglas Costa (Juventus) – 14
Philippe Coutinho (Liverpool/Barcelona) – 14
6º – Willian (Chelsea) – 12
7º – Ismaily (Shakhtar Donetsk) – 11
8º – Daniel Alves (Paris Saint-Germain) – 10
Felipe Anderson (Lazio) – 10
Fernando Canesin (Oostende) – 10


Mais de Balanço da Temporada

Ignorado por Tite, Jonas é o goleador brasileiro da temporada; veja top 10
Dortmund é campeão de público da Europa; Barça despenca sem Neymar
Dupla do Real está entre os mais indisciplinados da temporada; veja top 10
Nenhum jogador produziu mais gols que Messi na temporada; veja top 10
Finalista da Liga Europa é maior "garçom" da temporada; veja o top 10
Salah bem que tentou, mas Chuteira de Ouro irá pela 5ª vez para Messi

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis