Topo

Rafael Reis

Dupla do Real está entre os mais indisciplinados da temporada; veja top 10

Rafael Reis

18/05/2018 04h30

Os jogadores espanhóis foram os mais indisciplinados do primeiro escalão do futebol europeu nesta temporada.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis" nos cinco países com ligas nacionais mais importantes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha), os seis atletas mais punidos pela arbitragem ao longo de 2017/18 são todos da terra de Xavi e Iniesta.

Dois deles, aliás, vestem a camisa do Real Madrid e se nada fora do comum acontecer estarão em campo na decisão da Liga dos Campeões da Europa, no dia 26 de maio, contra o Liverpool, em Kiev (Ucrânia).

O lateral direito Dani Carvajal, que também é titular absoluto da seleção espanhola, ocupa a segunda colocação no ranking, com 17 cartões amarelos e uma expulsão ao longo de 39 partidas na temporada.

Já o zagueiro Sergio Ramos, um dos principais defensores do planeta, tratou de justificar ao longo dos noves últimos meses sua fama de inimigo dos árbitros. O capitão do Real recebeu 12 amarelos e dois vermelhos e aparece na sexta posição na lista dos mais indisciplinados do continente.

Nenhum deles, no entanto, superou o lateral esquerdo Jaume Costa. O camisa 11 do Villarreal recebeu 18 cartões na temporada, sendo 16 amarelos e dois vermelhos. Por isso, surge na primeira colocação da classificação.

Dos dez atletas mais indisciplinados do futebol europeu em 2017/18, sete atuam na primeira divisão espanhola. As únicas exceções são os italianos Mario Balotelli, do Nice, e Nicolò Barella, do Cagliari, além do brasileiro Luiz Gustavo, do Olympique de Marselha.

O volante, titular da seleção na última Copa do Mundo, foi advertido 13 vezes na temporada e também recebeu um cartão vermelho. A performance o coloca no nono lugar do ranking, empatado por Barella e Geoffrey Kondogbia, do Valencia.

Para efeitos estatísticos da elaboração da lista, cada cartão amarelo representa 1 ponto de indisciplina, enquanto o vermelho vale 2. O primeiro critério de desempate é o número de expulsões

MAIS INDISCIPLINADOS DA TEMPORADA:

1º – Jaume Costa (ESP/Villarreal) – 16 cartões amarelos e 2 vermelhos
2º – Dani Carvajal (ESP/Real Madrid) – 17 CA e 1 CV
Dani Parejo (ESP/Valencia) – 17 CA e 1 CV
4º – Álvaro González (ESP/Villarreal) – 15 CA e 1 CV
5º – Jefferson Lerma (ESP/Levante) – 17 CA
6º – Sergio Ramos (ESP/Real Madrid) – 12 CA e 2 CV
7º – Damian Suárez (URU/Getafe) – 14 CA e 1 CV
Mario Balotelli (ITA/Nice) – 14 CA e 1 CV
9º – Geoffrey Kondogbia (FRA/Valencia) – 13 CA e 1 CV
Luiz Gustavo (BRA/Olympique de Marselha) – 13 CA e 1 CV
Nicolò Barella (ITA/Cagliari) – 13 CA e 1 CV


Mais de Balanço da Temporada

Nenhum jogador produziu mais gols que Messi na temporada; veja top 10
Finalista da Liga Europa é maior "garçom" da temporada; veja o top 10
Salah bem que tentou, mas Chuteira de Ouro irá pela 5ª vez para Messi
Dortmund é campeão de público da Europa; Barça despenca sem Neymar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.