Topo

Rafael Reis

Dia das Crianças: 5 garotos que já estão brilhando no futebol mundial

Rafael Reis

12/10/2019 04h00

A história do futebol é repleta de fenômenos precoces. Aos 17 anos, Pelé já brilhava em uma Copa e trazia para casa o título mundial. Kylian Mbappé, Lionel Messi, Ronaldo Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Romelu Lukaku são outros exemplos de jogadores que já eram bastante conhecidos antes da maioridade.

Essa roda está sempre girando. Anualmente, surgem novas promessas que despontam cedo e começam a fazer estragos no futebol mesmo antes de oficialmente se tornarem adultos.

No Dia das Crianças, o "Blog do Rafael Reis" apresenta cinco garotos, todos eles ainda menores, que já estão brilhando no futebol mundial e merecem a atenção dos torcedores e fãs do esporte.

ANSU FATI
Atacante
16 anos
Barcelona (ESP)
Espanhol

Crédito: Getty Images

Despontou como candidato a futuro craque neste início de temporada, quando aproveitou a lesão de Lionel Messi para ganhar espaço no Barcelona e se tornar o jogador mais jovem a anotar um gol pelo clube catalão no Campeonato Espanhol (e o segundo mais novo a ir a campo). Nascido em Guiné-Bissau, Ansu Fati mudou-se para a Espanha aos seis anos e acabou de completar seu processo de naturalização. No entanto, o atacante ficou de fora da convocação para o Mundial sub-17 para não desfalcar o Barça no clássico contra o Real Madrid, marcado para dia 26.

TALLES MAGNO
Atacante
17 anos
Vasco (BRA)
Brasileiro

Crédito: Thiago Ribeiro/Agif

Um dos destaques do Vasco no Campeonato Brasileiro, o atacante é tão novo que nasceu no mesmo dia em que a seleção brasileira derrotou a Turquia e se classificou para a final da Copa do Mundo de 2002. Talles Magno estreou pelo time profissional no começo de junho, fez seu primeiro gol em agosto e agora já se transformou no protagonista da equipe que luta para permanecer na primeira divisão na próxima temporada. Só que o Vasco terá que aprender a se virar sem o garoto, já que ele foi convocado para o Mundial sub-17, que começa no fim do mês.

EDUARDO CAMAVINGA
Volante
16 anos
Rennes (FRA)
Congolês

Crédito: AFP

O jovem chamou a atenção do mundo todo logo na segunda rodada desta temporada do Campeonato Francês, quando ganhou o prêmio de melhor jogador da vitória por 2 a 1 sobre o poderoso Paris Saint-Germain. Apesar de ainda ter 16 anos, Camavinga já é o dono do meio-campo do Rennes, décimo colocado na Ligue 1, e está na mira de gigantes, como Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Também é alvo de disputa entre três seleções: Angola (onde nasceu), República Democrática do Congo (terra dos seus familiares) e França (onde mora desde que tinha um ano).

REINIER
Meia-atacante
17 anos
Flamengo (BRA)
Brasileiro

Crédito: Thiago Ribeiro/Agif

Comparado a Kaká, o adolescente é a principal cara nova que o técnico português Jorge Jesus vem inserindo no Flamengo. Apesar de talentoso, Reinier ainda não é titular do líder do Campeonato Brasileiro e já levou uma pesada bronca do treinador por fantasiar demais nas jogadas ofensivas. Assim como Talles Magno, ele desfalcará seu time nas próximas semanas porque estará a serviço da seleção sub-17 na disputa do Mundial da categoria, que será jogado aqui mesmo no Brasil.

MOHAMED IHATTAREN
Meia
17 anos
PSV Eindhoven (HOL)
Holandês

Crédito: Divulgação

O garoto de origem marroquina, mas que defende as seleções da Holanda desde a categoria sub-15, é o nome mais experiente da lista. Revelado na base do PSV Eindhoven, Ihattaren já está jogando entre os profissionais há nove meses e acumula 24 partidas pelo time adulto. Na atual temporada, assumiu um lugar cativo entre os titulares e não tem decepcionado. Em 13 apresentações, meteu cinco bolas nas redes e distribuiu outras seis assistências. Números dignos que alguém com bem mais que os seus 17 anos.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por que Messi desistiu do Newell's e agora fala em se aposentar no Barça?
Com gol em todos os jogos, Lewandowski caça líder da Chuteira de Ouro
Na reta final da carreira, Messi vira roupa e show do Cirque du Soleil
Bananas, macacos e música sobre pênis: como racismo se manifesta no futebol

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.