Topo

5 finalistas da Libertadores que podem se mandar para a Europa em 2020

Rafael Reis

19/11/2019 04h00

Flamengo e River Plate decidem neste sábado o título da Libertadores. Mas os torcedores dos dois clubes e os apreciadores do futebol sul-americano não serão os únicos expectadores da decisão em Lima (Peru).

O jogo que definirá o melhor time da América do Sul em 2019 também atrairá os olhares de vários observadores e dirigentes de clubes da Europa. Em busca de reforços, eles certamente estarão ligados na vitrine que é o torneio continental.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco finalistas desta edição da Libertadores que estão na mira de clubes do Velho Continente e que podem, já no próximo ano, trocar a competição sul-americana pela Liga dos Campeões europeia.

GABIGOL
Atacante
23 anos
Brasileiro
Flamengo (BRA)

Crédito: Thiago Ribeiro/AGIF

Artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, o atacante vive o melhor momento da carreira, mas só tem contrato com o Flamengo até dezembro. No próximo ano, com o fim do seu empréstimo, ele terá de retornar à Inter de Milão para tentar uma segunda oportunidade no clube italiano ou ser negociado com outra equipe. O Fla quer manter o jogador no seu elenco e já separou um valor entre 15 e 20 milhões de euros (até R$ 93 milhões) do seu orçamento de 2020 para tentar efetivar a contratação. Mas, o futuro de Gabigol ainda está indefinido.

EXEQUIEL PALACIOS
Meia
21 anos
Argentino
River Plate (ARG)

Crédito: Reprodução

Jogador mais talentoso do meio-campo da equipe dirigida por Marcelo Gallardo, Palacios só continua no River porque se machucou no começo do ano, pouco atuou no primeiro semestre e, assim, esfriou o interesse dos clubes europeus na última janela de transferências. Mas o clube argentino sabe que perder seu camisa 15 é apenas uma questão de tempo. Palacios já quase foi negociado com o Real Madrid no passado e continua tendo seu desenvolvimento acompanhado de perto pelo time espanhol.

RODRIGO CAIO
Zagueiro
26 anos
Brasileiro
Flamengo (BRA)

Crédito: Thiago Ribeiro/AGIF

O zagueiro está na mira de clubes europeus há tempos. Rodrigo Caio já esteve perto de assinar com o Valencia e teve um namorico com o Atlético de Madri quando era jogador do São Paulo. Os rumores mais recentes sobre o seu futuro surgiram no começo do mês. O jornal espanhol "Marca" publicou no último dia 1º que o defensor vem sendo observado há tempos pelo Barcelona e que virou um possível reforço para o clube catalão "a curto prazo". Para ter o zagueiro, a equipe de Lionel Messi, Luis Suárez e Antoine Griezmann estaria disposta a investir até 30 milhões de euros (R$ 140 milhões).

JULIAN ÁLVAREZ
Atacante
19 anos
Argentino
River Plate (ARG)

Crédito: Reprodução

Apesar de ainda ser reserva do River e de ter marcado apenas um gol nesta edição da Libertadores, o centroavante já é um dos jogadores mais valorizados do futebol argentino. Tratado como fenômeno desde o começo da adolescência, Álvarez passou pelas categorias de base do Real Madrid e também chegou a negociar com o Barcelona. Agora mais experimentado, vem sendo seguido por clubes importantes do futebol inglês, como o Manchester City.

REINIER
Meia-atacante
17 anos
Brasileiro
Flamengo (BRA)

Crédito: Divulgação

Principal revelação do Flamengo na temporada, Reinier atende a todos os requisitos que os maiores clubes da Europa querem neste momento: é bastante jovem, talentoso e ainda não tem a experiência necessária para ter pego os "vícios" do futebol brasileiro. Por isso, o nome de Reinier tem circulado bastante na seção de "Mercado da Bola" da imprensa do Velho Continente. Na segunda-feira, foi a vez do "Sun" publicar que o Arsenal tem interesse em tirar o garoto do Flamengo. Barcelona, Chelsea e Real Madrid também já foram apontados como futuros destinos do meia-atacante.


Mais de Cidadãos do Mundo

Como técnico do River Plate foi de "boneco reclamão" a "rei da América"
Próximo adversário da seleção teve a chance de ser Jorge Jesus, mas falhou
Ex-Corinthians supera assassinato do irmão com gols e estreia na seleção
7 argentinos que enfrentaram a seleção enquanto defendiam times brasileiros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis