Topo

Rafael Reis

Lewa ignora crise do Bayern e fica a um gol de ponta da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

05/11/2019 04h20

Nem mesmo a crise vivida pelo Bayern de Munique, que resultou na demissão do técnico Niko Kovac, parou Robert Lewandowski.

Na goleada por 5 a 1 sofrida pelo clube bávaro contra o Eintracht Frankurt, no sábado, o centroavante polonês completou sua décima partida consecutiva do Campeonato Alemão balançando as redes e encostou de vez na liderança da Chuteira de Ouro.

Crédito: Sebastian Widmann/Getty Images

O camisa 9 do Bayern soma agora 14 gols na Bundesliga e 28 pontos no ranking do prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa. Apesar de ainda continuar na vice-liderança, parece ser só questão de tempo para que ele assuma o primeiro lugar.

Lewandowski está só um ponto atrás de Erik Sorga, o estoniano pouco conhecido que continua líder da Chuteira de Ouro, mas que já encerrou sua participação nesta temporada. Ou seja, basta ao polonês marcar mais um gol para tomar a ponta do rival.

Assim, o adversário número um do consagrado centroavante passaria a ser o italiano Ciro Immobile, da Lazio, que tem 26 pontos (13 gols) e ocupa neste momento a terceira colocação do ranking.

A principal novidade desta semana no top 10 foi a entrada do inglês Jamie Vardy. Destaque do Leicester, sensação da Premier League, o atacante marcou uma vez na vitória por 2 a 0 sobre o Crystal Palace e subiu para décimo, com 20 pontos e dez bolas nas redes.

O futebol brasileiro não anda muito bem nesta edição da Chuteira de Ouro. O representante do país pentacampeão mundial mais bem posicionado é o atacante Paulinho, do BK Häcken, da Suécia, que ocupa o 36º lugar, com 15 pontos.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

O argentino Lionel Messi é o atual tricampeão do prêmio. O craque do Barcelona é também o recordista de troféus de artilheiro da Europa, com seis conquistas (2010, 2012, 2013, 2017, 2018 e 2019). Na temporada passada, o camisa 10 marcou 36 vezes e acumulou 72 pontos.

"Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Erik Sorga (EST, Flora Tallinn) – 29 pontos (29 gols)
2º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 28 pontos (14 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 26 pontos (13 gols)
4º – Ilia Shrukin (BLR, Energetik-BGU Minks) – 25,5 pontos (17 gols)
5º – Mohamed Buya Turay (SRL, Djurgardens) – 22,5 pontos (15 gols)
6º – Tomislav Kis (CRO, Zalgiris Vilnius) – 22 pontos (22 gols)
7º – Kamil Wilczek (POL, Bröndby) – 21 pontos (14 gols)
Muamer Tankovic (SUE, Hammarby) – 21 pontos (14 gols)
Robin Söder (SUE, IFK Gotemburgo) – 21 pontos (14 gols)
10º – Jamie Vardy (ING, Leicester) – 20 pontos (10 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

5 destaques da Libertadores para seu time contratar no próximo ano
Com longo jejum, ex-corintiano Zizao tem pior ano desde volta à China
Por onde andam 7 promessas dos Mundiais sub-17 que "floparam" na carreira?
7 candidatos a craque para acompanhar de perto no Mundial sub-17

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.