Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

De Zidane a trio desgastado: 5 explicações para a crise do Real Madrid

Rafael Reis

04/10/2019 04h20

Até um ano atrás, o Real Madrid era o então tricampeão consecutivo da Liga dos Campeões da Europa, a equipe mais temida pelos adversários e o clube a ser batido dentro do cenário do futebol mundial.

Hoje, os merengues ocupam a lanterna do Grupo A da Champions com um ponto conquistado em seis disputados, só venceram um dos últimos cinco compromissos pelo torneio continental e são capazes de empatar em casa com o modesto Brugge, da Bélgica.

Apesar de liderar o Campeonato Espanhol, o Real está em crise. Mas quais são os motivos para essa derrocada tão grande em um espaço tão curto de tempo?

O "Blog do Rafael Reis"" aponta abaixo cinco razões que ajudam a explicar o declínio vivido pela equipe dos brasileiros Casemiro, Marcelo, Éder Militão, Vinícius Júnior e Rodrygo e que também mostram o que o clube pode fazer para sair do buraco o mais rapidamente possível.

Crédito: Getty Images

VIÚVA DE CR7

Mais de um ano se passou desde a saída de Cristiano Ronaldo, mas o Real ainda continua em busca de um novo protagonista. Principal reforço da temporada, Eden Hazard chegou para ser esse cara, mas ainda não está rendendo como esperado. Karim Benzema e Gareth Bale também são capazes de decidir jogos, mas não com a mesma regularidade do agora camisa 7 da Juventus. O problema é que o Real continua sendo a equipe montada para jogar em função de CR7. Só que ele já não existe mais no elenco merengue.

TRIO DESGASTADO

O coração do jogo do Real, formado por Casemiro, Kroos e Modric, é o mesmo há quase quatro anos. Isso significa entrosamento, é claro, mas também leva a um desgaste natural da fórmula. Afinal, os principais clubes do planeta vêm estudando há tempos o funcionamento do trio madrilenho e conhecem de cor e salteado suas virtudes e defeitos. O técnico Zinédine Zidane sabe que precisa alterar seu meio-campo e à diretoria pediu reforços para o setor. Mas Paul Pogba e Christian Eriksen, seus principais desejos, não foram contratados e continuam na Inglaterra.

IDADE PESA

O tempo passa para todo mundo, mesmo para jogadores de alto nível técnico e acostumados a empilhar títulos de Liga dos Campeões. Cinco dos 11 titulares do Real nesta temporada já chegaram à casa dos 30 anos e entraram na fase descendente da carreira. Modric é o mais velho deles, com 34 anos. O capitão Sergio Ramos vem na sequência, com 33 anos. Idades mais altas naturalmente levam à diminuição de velocidade, perda de intensidade e maior propensão a lesões.

RESERVAS CRUS

Por mais paradoxal que seja, o Real que sofre com a idade elevada de vários dos seus titulares é o mesmo que sente falta de jogadores mais experimentados no banco de reservas. A maior parte das opções que Zidane tem para mexer na equipe é formada por atletas ainda no começo da carreira e que foram pouco testados até o momento. Fazem parte deste time os brasileiros Vinícius Júnior, Rodrygo e mesmo Militão, assim como o sérvio Luka Jovic e o uruguaio Federico Valverde.

ZIDANE, O INCENDIÁRIO

O relacionamento entre Zidane e o elenco do Real também está longe de ser dos melhores. Há pelo menos dois atletas que estão no elenco atual contra a vontade do treinador.  O francês sempre deixou claro que gostaria de ter negociado Bale na última janela de transferências e que não queria que James Rodríguez voltasse do empréstimo ao Bayern de Munique. Mas ele perdeu essas duas quedas de braço, e agora a relação entre o treinador e esses jogadores anda bastante estremecida.


Mais Opinião

– Goleador no Brasil, Gabigol está pronto para retornar à Europa?
– 4 motivos para Van Dijk ser eleito o melhor do mundo
– 4 motivos para Messi ser eleito o melhor do mundo
– 4 motivos para Cristiano Ronaldo ser eleito o melhor do mundo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Blog do Rafael Reis