Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Por onde andam sete ídolos históricos do Chelsea?

Rafael Reis

2013-06-20T19:04:20

13/06/2019 04h20

Eles já penduraram as chuteiras e abandonaram o futebol profissional. Mesmo assim, continuam sendo amados e idolatrados pelos torcedores dos clubes onde marcaram gols, fizeram defesas milagrosas, conquistaram títulos importantes e escreveram seus nomes na história.

Desde o começo de abril, o "Blog do Rafael Reis" publica semanalmente a seção "Por Onde Andam os ídolos?". Desde então, mostrarmos semanalmente os paradeiros dos maiores nomes de todos os tempos dos times mais importantes do futebol europeu.

Hoje, apresentamos o destino de sete ídolos históricos do Chelsea, atual campeão da Liga Europa. Na próxima semana, será a vez de fazer o mesmo com jogadores que construíram a trajetória do Arsenal.

FRANK LAMPARD
Ex-meia
40 anos
Inglês

Crédito: Ben Stansall/AFP

Apesar de nunca ter sido um atacante, é dele o posto de maior artilheiro do Chelsea em todos os tempos. Lampard marcou 211 gols em 648 partidas entre os anos de 2001 e 2014 e foi o protagonista do clube no período mais vitorioso de sua história (ganhou três títulos ingleses e uma Liga dos Campeões). Aposentado há três anos, acabou de encerrar sua primeira temporada como técnico de futebol e quase levou o Derby County, reforçado por um dos seus ex-companheiros de Chelsea, o lateral esquerdo Ashley Cole, à elite do futebol inglês.

JOHN TERRY
Ex-zagueiro
38 anos
Inglês

Crédito: Divulgação

Capitão do Chelsea na maior conquista de sua história, a Champions-2012, foi um dos melhores zagueiros do planeta em sua geração e colecionou polêmicas ao longo das 19 temporadas em que serviu ao clube londrino. O zagueiro, que vestiu a camisa azul em 717 oportunidades, teve um caso extraconjugal com a ex-mulher de um dos seus companheiros de time, foi acusado de ofensas raciais e multado por ter agredido turistas norte-americanos em um bar. Hoje, é assistente técnico do Aston Villa, último clube que defendeu antes da aposentadoria.

DIDIER DROGBA
Ex-atacante
41 anos
Marfinense

Crédito: Patrik Stolarz/AFP

Principal atacante da "era milionária" do Chelsea, o marfinense teve duas passagens por Stamford Bridge e balançou as redes 164 vezes. Foi de Drogba o gol mais importante da história do clube, o da final da Liga dos Campeões-2012, contra o Bayern. Em 2017, quase assinou com o Corinthians, mas preferiu ir para os EUA. Apesar de aposentado desde o ano passado, continua sendo um dos donos do Phoenix Rising, sua última equipe como profissional, que disputa o equivalente à segunda divisão do soccer norte-americano.

PETR CECH
Ex-goleiro
37 anos
Tcheco

Crédito: Reuters

Sexto jogador com mais partidas na história do Chelsea, o goleiro que alinhou pelos Blues 494 vezes ao longo de 11 anos foi um dos heróis do clube no início deste século. Curiosamente, Cech se aposentou do futebol em uma partida contra o time onde se consagrou. Na final da Liga Europa desta temporada, o tcheco, vestindo a camisa do Arsenal, foi derrotado pelo Chelsea. Depois do jogo e encerrada a carreira nos gramados, retornou a Stamford Bridge para exercer o cargo de diretor-técnico do clube.

RON HARRIS
Ex-zagueiro
74 anos
Inglês

Crédito: Divulgação

Recordista de jogos da história do Chelsea, com 795 apresentações entre 1961 e 1980, era um zagueiro cheio de vigor físico e que não tinha pudor nenhum em atropelar seus adversários. Apelidado de "Chopper", um tipo de motocicleta de corpo alongado, Harris fez parte da equipe que conquistou a Recopa europeia de 1971 e chegou até a disputar a segunda divisão pelo clube londrino. Depois da aposentadoria, tentou uma carreira de técnico que não deu certo e se estabeleceu como comentarista de partidas de futebol.

GIANFRANCO ZOLA
Ex-atacante
52 anos
Italiano

Crédito: Getty Images

Vice-campeão mundial pela seleção italiana em 1994, o ex-atacante não está entre os maiores artilheiros da história do Chelsea. Mesmo assim, foi figura essencial na transformação do clube londrino em uma potência europeia. Zola foi o grande nome dos Blues entre 1996 e 2003, período em que conquistou Copas da Inglaterra, Copas da Liga e Recopa Europeia, criando o cenário propício para o clube ser comprado por um bilionário (Roman Abramovich) e mudar de patamar. Depois de se aventurar como técnicos de várias equipes, Zola trabalhou na última temporada como assistente de Maurizio Sarri no Chelsea.

BOBBY TAMBLING
Ex-atacante
77 anos
Inglês

Crédito: Reprodução

Das 12 temporadas em que defendeu o Chelsea, o ex-centroavante marcou pelo menos 15 gols em oito delas. Toda essa consistência faz de Tambling o segundo maior artilheiro do clube, com 202 bolas nas redes em 370 partidas. O ex-jogador fez parte da equipe que ganhou a Copa da Liga de 1965, em uma época em que os títulos eram raridade para os Blues. Depois da aposentadoria, teve uma carreira de treinador no futebol irlandês. Em abril deste ano, ganhou uma placa comemorativa nas paredes de Stamford Bridge.


Mais de Cidadãos do Mundo

Criada entre meninos, capitã da Alemanha fez história em escola de craques
Candidato a craque do Mundial sub-20 surgiu em "The Voice" da bola
Prima de Bolt é desafio para o Brasil na estreia na Copa do Mundo
Além de Marta: 7 craques para acompanhar na Copa do Mundo feminina

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis