Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Messi é o "garçom" da temporada europeia; veja os top 10 em assistências

Rafael Reis

2006-02-20T19:04:20

06/02/2019 04h20

Lionel Messi não é "só" o líder da Chuteira de Ouro. Além de ser o maior artilheiro da atual temporada europeia, o astro máximo do Barcelona é também o maior "garçom" do Velho Continente em 2018/19.

Considerando todos os jogadores que atuam nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), o camisa 10 argentino é o que mais presenteou seus companheiros de time com passes que viraram gols.

Crédito: Divulgação

Nesta temporada, Messi já deu 17 assistências, três a mais do que a dupla que divide a segunda colocação no ranking: o lateral esquerdo espanhol Jordi Alba, seu parceiro no Barça, e o atacante inglês Raheem Sterling, do Manchester City.

Curiosamente, os três jogadores passaram pelas mãos do técnico Pep Guardiola. Messi e Alba foram dirigidos pelo catalão no Barça, enquanto Sterling o tem como treinador no City. Outro dos homens de frente do atual campeão inglês, o alemão Leroy Sané, aparece na quarta posição, com 13 assistências.

Outra informação que chama a atenção na lista dos maiores "garçons" do futebol europeu na atualidade é a presença marcante de vários jovens.

O inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, que ocupa o sexto lugar no ranking, com 12 passes para gol, tem apenas 18 anos. O astro francês Kylian Mbappé, do PSG, com quem divide o posto, é só dois anos mais velho.

Outro adolescente no top 10 é o brasileiro Vinícius Júnior, 18. O ex-jogador do Flamengo já soma 11 assistências na sua temporada de estreia pelo Real Madrid e aparece na décima colocação.

O garoto divide o lugar com Neymar, do PSG, principal representante do futebol pentacampeão mundial nos últimos anos. Os dois são os únicos brasileiros que aparecem na lista.

Eleito cinco vezes o melhor jogador do planeta, Messi, o maior "garçom" da Europa em 2018/19, está a apenas uma assistência de igualar sua marca da temporada passada.

Em toda a carreira, seu recorde de passes para gol foi estipulado em 2011/12, quando presenteou seus parceiros de Barça 29 vezes em 60 partidas.

OS 10 MAIORES GARÇONS DA TEMPORADA EUROPEIA

1 -Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 17 assistências
2 – Jordi Alba (ESP, Barcelona) – 14
Raheem Sterling (ING, Manchester City) – 14
4 – Leroy Sané (ALE, Manchester City) – 13
Memphis Depay (HOL, Lyon) – 13
6 – Jadon Sancho (ING, Borussia Dortmund) – 12
Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique) – 12
Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 12
9 – Marco Reus (ALE, Borussia Dortmund) – 11
Neymar (BRA, Paris Saint-Germain) – 11
Nicolas Pépé (CMF, Lille) – 11
Sébastien Haller (FRA, Eintracht Frankfurt) – 11
Vinícius Júnior (BRA, Real Madrid) – 11

Fonte: Transfermarkt


Mais de Cidadãos do Mundo

Messi dispara na Chuteira de Ouro, mas ganha companhia de CR7 no pódio
A janela fechou, mas esses 7 jogadores conhecidos ainda estão desempregados
Por onde andam 7 ex-jogadores da Juventus que "sumiram"?
Janela de transferências chega a R$ 4,1 bi; veja os 10 reforços mais caros

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis