Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

A janela fechou, mas esses 7 jogadores conhecidos ainda estão desempregados

Rafael Reis

02/02/2019 04h00

A janela de transferências para as ligas nacionais mais importantes da Europa fechou na última quinta-feira. Mas os times do Velho Continente ainda podem buscar reforços para a segunda metade da temporada 2018/19 entre os jogadores que estão sem clube.

A lista de atletas com passagens por seleções e times de primeiro escalão do futebol mundial que estão desempregados é grande. Para a sorte deles, jogadores que não possuem vínculo com nenhuma equipe podem ser contratados mesmo fora da janela.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores que conhecidos que estão na fila do desemprego neste momento.

YAYA TOURÉ
Meia
35 anos
Costa do Marfim

Crédito: Phil Noble/Reuters

Um dos maiores ídolos do Manchester City na sua "era milionária", permaneceu no clube durante oito temporadas. De relacionamento complicado com o técnico Pep Guardiola, deixou o atual campeão inglês em julho e assinou com o Olympiakos. Mas sua passagem pela Grécia limitou-se a três meses e cinco partidas. Em dezembro, rescindiu contrato. Depois, foi especulado em diversos clubes ingleses, mas não acertou com nenhum. Em entrevista à Sky Sports, no mês passado, Yaya disse apenas que "ainda não é o fim" e que procura uma nova camisa para defender.

PATRICE EVRA
Lateral esquerdo
37 anos
França

Crédito: Curto de la Torre/AFP

Veterano com passagens por Manchester United, Juventus e Monaco, o ex-lateral da seleção francesa teve uma passagem relâmpago pelo West Ham durante a temporada passada e disputou apenas cinco partidas pelo clube inglês. Desde então, está parado, mas ainda não aposentado. no ano passado, Evra chegou a ser especulado como possível reforço do Boca Juniors, mas o negócio não avançou.

IBRAHIM AFFELLAY
Meia
32 anos
Holanda

Crédito: Getty Images

Integrante do elenco do Barcelona no fim da "era Guardiola", o holandês teve na conquista da Liga dos Campeões de 2011 o auge de sua carreira. Affellay passou os últimos três anos e meio jogando no Stoke City, mas rescindiu com o clube inglês no começo da semana devido a vários problemas físicos que vinham minando seu futebol. Aos 32 anos, o meia dificilmente conseguirá espaço em um clube de primeiro escalão, mas ainda pode ser útil para equipes de menor porte.

ALBERTO AQUILANI
Meia
34 anos
Itália

Crédito: Getty Images

O meia que rodou pela maior parte dos grandes clubes da Itália (Roma, Juventus, Milan e Fiorentina) e sofreu com problemas físicos ao longo de toda a carreira está sem disputar uma partida oficial desde maio do ano passado, quando ainda defendia o Las Palmas, da Espanha. Apesar de ainda não estar aposentado, Aquilani já deu início à carreira que pretende seguir depois de pendurar as chuteiras e comprou o pequeno SPES Montesacro, primeiro clube que defendeu.

JOHAN DJOUROU
Zagueiro
32 anos
Suíça

Crédito: AP

O zagueiro, que ficou famoso internacionalmente devido às dez temporadas em que defendeu o Arsenal e que integrava a seleção suíça que empatou com Brasil na abertura da última Copa do Mundo, está desempregado desde o dia 17 de janeiro, quando decidiu rescindir seu contrato com o SPAL. Djourou ficou apenas meia temporada no futebol italiano e disputou míseros seis jogos pela azul e branca.

FLORENTIN POGBA
Zagueiro
28 anos
Guiné

Crédito: Divulgação

No mundo do futebol, ter um sobrenome famoso não é garantia de emprego. Quem está sentindo isso na pele é o irmão mais velho do craque do Manchester United. Apesar de ter defendido durante cinco temporadas o Saint-Étienne, um dos poderosos do futebol francês, Florentin Pogba passou todo o segundo semestre de 2018 sem contrato com nenhum time. Em janeiro, ele fez um teste no Elche, da segunda divisão espanhola. E, agora, negocia para jogar nos EUA e defender o Atlanta United.

YOHAN CABAYE
Meia
33 anos
França

Crédito: Catherine Ivill/Getty Images

Ex-jogador do Paris Saint-Germain e integrante da seleção francesa em duas Eurocopas (2012 e 2016) e na Copa-2014, o meio-campista foi dispensado pelo Al-Nasr, dos Emirados Árabes, no mês passado. Desempregado, Cabaye deve retornar para a Inglaterra, onde jogava antes de se aventurar na Ásia. De acordo com vários veículos ingleses, o meia negocia uma volta para o Crystal Palace.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores da Juventus que "sumiram"?
Janela de transferências chega a R$ 4,1 bi; veja os 10 reforços mais caros
"Velhinho"quebra recorde na Itália e chega ao pódio da Chuteira de Ouro
5 novelas para acompanhar na reta final da janela de transferências

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis