Topo

Rafael Reis

A janela fechou, mas esses 7 jogadores conhecidos ainda estão desempregados

Rafael Reis

02/02/2019 04h00

A janela de transferências para as ligas nacionais mais importantes da Europa fechou na última quinta-feira. Mas os times do Velho Continente ainda podem buscar reforços para a segunda metade da temporada 2018/19 entre os jogadores que estão sem clube.

A lista de atletas com passagens por seleções e times de primeiro escalão do futebol mundial que estão desempregados é grande. Para a sorte deles, jogadores que não possuem vínculo com nenhuma equipe podem ser contratados mesmo fora da janela.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores que conhecidos que estão na fila do desemprego neste momento.

YAYA TOURÉ
Meia
35 anos
Costa do Marfim

Crédito: Phil Noble/Reuters

Um dos maiores ídolos do Manchester City na sua "era milionária", permaneceu no clube durante oito temporadas. De relacionamento complicado com o técnico Pep Guardiola, deixou o atual campeão inglês em julho e assinou com o Olympiakos. Mas sua passagem pela Grécia limitou-se a três meses e cinco partidas. Em dezembro, rescindiu contrato. Depois, foi especulado em diversos clubes ingleses, mas não acertou com nenhum. Em entrevista à Sky Sports, no mês passado, Yaya disse apenas que "ainda não é o fim" e que procura uma nova camisa para defender.

PATRICE EVRA
Lateral esquerdo
37 anos
França

Crédito: Curto de la Torre/AFP

Veterano com passagens por Manchester United, Juventus e Monaco, o ex-lateral da seleção francesa teve uma passagem relâmpago pelo West Ham durante a temporada passada e disputou apenas cinco partidas pelo clube inglês. Desde então, está parado, mas ainda não aposentado. no ano passado, Evra chegou a ser especulado como possível reforço do Boca Juniors, mas o negócio não avançou.

IBRAHIM AFFELLAY
Meia
32 anos
Holanda

Crédito: Getty Images

Integrante do elenco do Barcelona no fim da "era Guardiola", o holandês teve na conquista da Liga dos Campeões de 2011 o auge de sua carreira. Affellay passou os últimos três anos e meio jogando no Stoke City, mas rescindiu com o clube inglês no começo da semana devido a vários problemas físicos que vinham minando seu futebol. Aos 32 anos, o meia dificilmente conseguirá espaço em um clube de primeiro escalão, mas ainda pode ser útil para equipes de menor porte.

ALBERTO AQUILANI
Meia
34 anos
Itália

Crédito: Getty Images

O meia que rodou pela maior parte dos grandes clubes da Itália (Roma, Juventus, Milan e Fiorentina) e sofreu com problemas físicos ao longo de toda a carreira está sem disputar uma partida oficial desde maio do ano passado, quando ainda defendia o Las Palmas, da Espanha. Apesar de ainda não estar aposentado, Aquilani já deu início à carreira que pretende seguir depois de pendurar as chuteiras e comprou o pequeno SPES Montesacro, primeiro clube que defendeu.

JOHAN DJOUROU
Zagueiro
32 anos
Suíça

Crédito: AP

O zagueiro, que ficou famoso internacionalmente devido às dez temporadas em que defendeu o Arsenal e que integrava a seleção suíça que empatou com Brasil na abertura da última Copa do Mundo, está desempregado desde o dia 17 de janeiro, quando decidiu rescindir seu contrato com o SPAL. Djourou ficou apenas meia temporada no futebol italiano e disputou míseros seis jogos pela azul e branca.

FLORENTIN POGBA
Zagueiro
28 anos
Guiné

Crédito: Divulgação

No mundo do futebol, ter um sobrenome famoso não é garantia de emprego. Quem está sentindo isso na pele é o irmão mais velho do craque do Manchester United. Apesar de ter defendido durante cinco temporadas o Saint-Étienne, um dos poderosos do futebol francês, Florentin Pogba passou todo o segundo semestre de 2018 sem contrato com nenhum time. Em janeiro, ele fez um teste no Elche, da segunda divisão espanhola. E, agora, negocia para jogar nos EUA e defender o Atlanta United.

YOHAN CABAYE
Meia
33 anos
França

Crédito: Catherine Ivill/Getty Images

Ex-jogador do Paris Saint-Germain e integrante da seleção francesa em duas Eurocopas (2012 e 2016) e na Copa-2014, o meio-campista foi dispensado pelo Al-Nasr, dos Emirados Árabes, no mês passado. Desempregado, Cabaye deve retornar para a Inglaterra, onde jogava antes de se aventurar na Ásia. De acordo com vários veículos ingleses, o meia negocia uma volta para o Crystal Palace.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores da Juventus que "sumiram"?
Janela de transferências chega a R$ 4,1 bi; veja os 10 reforços mais caros
"Velhinho"quebra recorde na Itália e chega ao pódio da Chuteira de Ouro
5 novelas para acompanhar na reta final da janela de transferências

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.