Topo

Rafael Reis

7 jogadores para seu clube repatriar do futebol asiático em 2019

Rafael Reis

07/12/2018 04h00

Onde seu clube irá buscar reforços para a próxima temporada? Nas categorias de base? Em times da segunda ou da terceira divisão? Talvez no arquirrival? Ou até mesmo no exterior, já que os países sul-americanos sempre produzem bons jogadores e os clubes europeus normalmente têm um ou outro brasileiro querendo voltar para casa?

Mas é possível também encontrar opções de atletas para contratar lá do outro lado do mundo. China e Japão são dois países que investem bastante em brasileiros. E o trânsito é de mão de dupla: sempre há alguém chegando e também os que estão saindo.

Assim, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete opções de jogadores que estão no mercado asiático para o seu time de coração repatriar em 2019.

DIEGO TARDELLI
Atacante
33 anos
Shandong Luneng (CHN)

Um dos sonhos de consumo do mercado brasileiro para o próximo ano, o atacante anunciou na última quarta-feira que está de saída do Shandong Luneng, clube que defende desde o começo de 2015 e pelo qual anotou mais de 50 gols. Diego Tardelli está na mira de Corinthians e Atlético-MG. No entanto, existe também a possibilidade de ele não retornar ao Brasil e assinar com outro clube na China.

RICARDO GOULART
Atacante
27 anos
Guangzhou Evergrande (CHN)

Crédito: AFP Photo/STR

Outro objetivo antigo dos times mais endinheirados do país, o ex-jogador do Cruzeiro acumulou três títulos chineses, uma Liga dos Campeões da Ásia e um prêmio de melhor jogador do continente durante as quatro temporadas em que vestiu a camisa do Guangzhou Evergrande. A proximidade do fim do seu contrato, que termina em janeiro de 2020, facilita uma possível saída.

GIL
Zagueiro
31 anos
Shandong Luneng (CHN)

Crédito: Divulgação

Assim como Goulart, tem mais um ano de contrato no futebol chinês. Gil sempre aparece na lista de possíveis compras dos clubes brasileiros que precisam de um zagueiro de alto nível para chegar como titular. No primeiro semestre, o ex-Corinthians chegou a ter uma conversa com o Palmeiras. Nesta janela de transferências, é bem provável que outros times o procurem para falar sobre a possibilidade de um retorno.

RAMIRES
Meia
31 anos
Jiangsu Suning (CHN)

Crédito: VCG/Getty Images

Eis aqui uma grande oportunidade. O ex-jogador do Cruzeiro defendeu a seleção brasileira em duas Copas do Mundo (2010 e 2014), foi campeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea (2012) e é uma das dez contratações mais caras da história do futebol chinês. Mesmo com esse currículo riquíssimo, o brasileiro ficou sem espaço no Jiangsu Suning na última temporada. O meia não disputa uma partida oficial desde maio, já que não foi inscrito na segunda metade do campeonato nacional porque seu clube estourou o limite de estrangeiros.

ALAN KARDEC
Atacante
29 anos
Chongqing Dangdai Lifan (CHN)

Crédito: Divulgação

O centroavante vive grande momento na China. Com 16 gols em 28 partidas, ficou no top 10 dos artilheiros da última temporada da Superliga. O que poderia ajudar Alan Kardec a voltar ao Brasil é o fato de seu clube, Chongqing Dangdai Lifan, não ser tão forte assim. No recém-encerrado campeonato, a equipe lutou contra o rebaixamento até o fim e só escapou do descenso nos critérios de desempate.


Atacante
31 anos
Nagoya Grampus (JAP)

Crédito: Divulgação

O primeiro dos quatro anos de contrato do centroavante no Japão foi ótimo. Jô foi o artilheiro da J-League e ajudou o Nagoya Grampus a escapar do rebaixamento. Um retorno para o Brasil já na próxima temporada dificilmente teria razões financeiras ou de adaptação ao Oriente. O atacante só volta para casa agora se ainda nutrir esperanças de jogar pela seleção brasileira e quiser encurtar o caminho para uma convocação.

SOUZA
Volante
30 anos
Cerezo Osaka (JAP)

Crédito: Divulgação

O ex-volante de Palmeiras, Cruzeiro e Santos acabou de encerrar sua terceira temporada no Japão, país onde já conquistou dois títulos de copas nacionais. O grande atrativo para uma possível volta ao Brasil em 2019 é o fim do seu contrato com o Cerezo Osaka. O vínculo de Souza termina no último dia deste ano. Ou seja, ele está livre para assinar com quem quiser visando a próxima temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Em quais clubes da Europa os craques do futebol brasileiro se encaixariam?
7 destaques que o futebol brasileiro pode perder para o exterior em 2019
Neymar entra no top 10 da Chuteira de Ouro e fica a 5 gols da liderança
7 brasileiros "esquecidos" no exterior para seu time contratar em 2019

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.