Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

7 destaques que o futebol brasileiro pode perder para o exterior em 2019

Rafael Reis

2004-12-20T18:04:00

04/12/2018 04h00

A janela de transferências para as principais ligas da Europa abre em janeiro. O futebol chinês e o japonês, além dos campeonatos mais ricos e importantes do Oriente Médio, também começarão em breve a temporada de compras para a próxima temporada.

E, como acontece a cada semestre, os clubes que disputam essas competições estão de olho nos jogadores mais promissores que atuam no futebol brasileiro e têm tudo (leia-se dinheiro) para levá-los em breve para o exterior.

Apresentamos abaixo sete atletas que se destacaram no recém-encerrado Campeonato Brasileiro que podem deixar o país nos próximos meses e deixar a bola jogada aqui mais fraca em 2019.

DUDU
Meia-atacante
26 anos
Palmeiras

Crédito: Marcello Zambrana/AGIF

O melhor jogador do melhor time do Campeonato Brasileiro tradicionalmente é um forte candidato a deixar o Brasil. Para a tristeza do torcedor palmeirense, com Dudu não é diferente. O astro alviverde afirmou no último domingo que ainda não ter nenhuma proposta oficial para ir embora, mas admitiu que pode mudar de ares em 2019. A diretoria, que já conseguiu impedir a ida do jogador para a China no passado, também já confirmou estar preocupada com o futuro do seu camisa 7.

EVERTON
Meia-atacante
22 anos
Grêmio

Crédito: Lucas Uebel/Grêmio

Figura de pouca importância no elenco gremista até o ano passado, Everton explodiu em 2018, virou protagonista da equipe comandada por Renato Gaúcho e recebeu suas primeiras oportunidades na seleção brasileira. O mercado externo também não deixou passar batida essa profunda evolução. O jogador já teve seu nome ligado a uma possível transferências para Manchester United. A multa rescisória de Everton é de 80 milhões de euros (R$ 348 milhões).

GABIGOL
Atacante
22 anos
Santos

Crédito: Divulgação

Artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 18 gols, conseguiu recolocar sua carreira nos trilhos durante os 11 meses em que esteve emprestado ao Santos. Com o fim do ano, Gabigol irá retornar à Inter de Milão, clube dono dos seus direitos econômicos. No entanto, seu destino é incerto. De acordo com o jornal inglês Daily Mail, o jogador interessa a três times da Premier League: Everton, West Ham e Crystal Palace.

RODRIGO DOURADO
Volante
24 anos
Internacional

Crédito: Ricardo Duarte/Inter

Um dos responsáveis diretos pelo sucesso do Inter no ano pós-retorno da Série B, o volante também está na mira do futebol europeu e até trocou de empresário no mês passado para agilizar uma transferência. Recentemente, Dourado admitiu o sonho de jogar no Velho Continente e disse que era "difícil responder" se continuaria atuando em Porto Alegre na próxima temporada.

PEDRINHO
Meia-atacante
20 anos
Corinthians

Crédito: Daniel Vorley/AGIF

Um dos poucos destaques individuais do Corinthians em 2018, o franzino meia-atacante é uma das melhores oportunidades do clube de fazer caixa rapidamente e melhorar sua situação financeira para a próxima temporada. Pedrinho já apareceu no jornal espanhol "Marca" como possível reforço do Real Madrid para o futuro e chegou a conversar com dirigentes do Borussia Dortrmund.

PEDRO
Atacante
21 anos
Fluminense

Crédito: Javier Calvelo/Reuters

Eleito a revelação do Campeonato Brasileiro, chegou a brigar pela artilharia da competição antes de sofrer uma grave contusão nos ligamentos do joelho direito e encerrar a temporada ainda em agosto. Curiosamente, a lesão é o que pode proteger o Fluminense de perder Pedro já na janela de transferências em janeiro. Mas, se retornar ao futebol jogando no mesmo nível de antes dos problemas físicos, o centroavante não deve permanecer no Brasil por muito tempo.

RODRYGO
Atacante
17 anos
Santos

Crédito: Divulgação

O atacante, que fez um ótimo primeiro semestre pelo Santos e caiu de rendimento nos últimos meses, já está negociado com o Real Madrid. A dúvida, no entanto, está ligada a quando Rodrygo deixará para o Brasil para jogar na Europa. A princípio, a revelação santista permanece no clube até o meio do ano. No entanto, esse prazo pode ser antecipado para o próximo mês ou mesmo adiado para o começo de 2020.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 brasileiros "esquecidos" no exterior para seu time contratar em 2019
Após 7 a 1, Felipão apaga passado e vira "rei dos pontos corridos"
Por onde andam 7 ex-jogadores do Atlético-MG que estão no exterior?
Malcom aproveita brecha de Dembélé e ganha espaço no Barcelona

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis