Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Em quais clubes da Europa os craques do futebol brasileiro se encaixariam?

Rafael Reis

2006-12-20T18:04:00

06/12/2018 04h00

Daniel Alves e Marcelo dificilmente teriam construído carreiras tão brilhantes se, ao deixar o Brasil, não tivessem escolhido times que priorizassem o jogo ofensivo dos seus laterais. Ronaldo, Romário e Ronaldinho talvez não fossem tão bem sucedidos na Europa se não fossem as incubadoras de Holanda e França, por onde passaram antes de brilhar no Barcelona.

Encontrar a equipe certa para defender no exterior é uma tarefa difícil, mas essencial para o jogador brasileiro que deseja fazer sucesso no Velho Continente. Ir para um time errado, que não respeita suas características, pode atrapalhar bastante o desenvolvimento de carreiras mesmo de atletas bem promissores.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sugestões de "clubes ideais" na Europa para sete destaques do futebol brasileiro em 2018.

GEROMEL
Time que defende: Grêmio
Time onde se encaixaria: Atlético de Madri (ESP)

Crédito: Lucas Uebel/Grêmio

O jogador do Grêmio e reserva da seleção brasileira na última Copa do Mundo é um zagueiro que funciona melhor em sistemas defensivos mais estruturados do que em equipes voltadas para o ataque e, consequentemente, com linhas de marcação mais altas. Além disso, possui a garra e o "espírito de Libertadores" que o técnico Diego Simeone implantou no Atlético de Madri. Por isso, seria um companheiro perfeito de zaga para o uruguaio Diego Godín na capital espanhola.

PEDRINHO
Time que defende: Corinthians
Time onde se encaixaria: Ajax (HOL)

Crédito: Daniel Vorley/AGIF

O jovem corintiano de 20 anos transborda talento, mas ainda não é um jogador "pronto". Até por isso, deveria escolher para sua estreia na Europa um clube acostumado a lapidar garotos e uma liga menos competitiva. Dentro desses dois pré-requisitos, o Ajax seria uma opção perfeita para seu desenvolvimento. Outra característica que o ajudaria é o fato de o futebol praticado na Holanda exigir mais técnica do que fisicamente dos jogadores.

LUAN
Time que defende: Grêmio
Time onde se encaixaria: Liverpool (ING)

Crédito: Dolores Ochoa/AP

Um atacante que se comporta como meia ou um meio-campista que faz as vezes de homem de frente? O dilema que marca a carreira do craque gremista poderia ser também um problema para Roberto Firmino. Mas o técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, resolveu a equação e transformou o brasileiro em uma das principais peças do atual vice-campeão europeu. Luan, se bem lapidado, poderia ter um destino semelhante.

DUDU
Time que defende: Palmeiras
Time onde se encaixaria: Bayern de Munique (ALE)

Crédito: Daniel Vorley/AGIF

O melhor jogador do último Campeonato Brasileiro talvez não tenha história suficiente para justificar uma transferência para o clube mais poderoso da Alemanha. Mas nenhum time do primeiro escalão europeu precisa tanto hoje de um atacante com as características de Dudu quanto o Bayern. A equipe de Munique vai perder no fim da temporada seus dois principais pontas, Arjen Robben e Franck Ribéry, e necessita repor essas peças. O camisa 7 palmeirense lembra bastante Ribéry: é ótimo nas jogadas individuais pelos lados do campo, mas também consegue criar pela faixa central.

GABIGOL
Time que defende: Santos
Time onde se encaixaria: Valencia (ESP)

Crédito: Pedro Vale/AGIF

Apesar de ter sido artilheiro do recém-encerrado Campeonato Brasileiro, Gabigol tem o filme um tanto quanto queimado na Europa por causa das suas passagens nada positivas por Inter de Milão e Benfica. Sendo assim, seu retorno ao Velho Continente deveria acontecer em um clube especialista em recuperar carreiras que andavam em baixa. O Valencia, que "resgatou" o português Gonçalo Guedes e, no passado, o espanhol Juan Mata, poderia cumprir esse papel.

LÉO SANTOS
Time que defende: Corinthians
Time onde se encaixaria: Borussia Dortmund (ALE)

Crédito: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Assim como seu companheiro Pedrinho, o zagueiro corintiano ainda tem de crescer para conseguir se destacar no cenário internacional. Assim, o melhor caminho para o zagueiro de 19 anos seria jogar em um clube que tem dado oportunidade de evolução para defensores mais jovens. E o Borussia Dortmund é exemplar nesse quesito. Sua dupla de zaga titular nas últimas rodadas do Campeonato Alemão tem sido formada por um jogador de 22 anos (Diallo) e outro de 19 (Zagadou).

EVERTON
Time que defende: Grêmio
Time onde se encaixaria: Manchester United (ING)

Crédito: Lucas Uebel/Grêmio

Não é à toa que o Manchester United vem sendo especulado na Inglaterra como o possível destino da revelação gremista. O time comandado por José Mourinho sente falta de leveza no ataque. De todos os homens de frente que fazem parte do elenco dos Red Devils, apenas Rashford e Martial têm características de buscar as jogadas individuais. Everton poderia ajudar o poderoso clube inglês nesse sentido.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

7 destaques que o futebol brasileiro pode perder para o exterior em 2019
Neymar entra no top 10 da Chuteira de Ouro e fica a 5 gols da liderança
7 brasileiros "esquecidos" no exterior para seu time contratar em 2019
Após 7 a 1, Felipão apaga passado e vira "rei dos pontos corridos"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis