Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

Para algoritmo, Messi é nota 10 na Champions e Neymar perde para Dzeko

Rafael Reis

2028-11-20T18:04:00

28/11/2018 04h00

Já classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona tem o reforço de um "jogador nota 10" para a partida contra o PSV Eindhoven, nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), na Holanda, que pode assegurar o time na primeira colocação do Grupo B com uma rodada de antecipação.

Depois de desfalcar a equipe catalã nos dois jogos contra a Inter de Milão devido a uma fratura no braço direito, Lionel Messi está novamente à disposição do técnico Ernesto Valverde para um compromisso do torneio continental.

De acordo com "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol e que transforma os dados relativos ao desempenho nos mais diferentes fundamentos em notas que medem a atuação dos jogadores, o argentino tem sido perfeito nesta edição da Champions.

O camisa 10 do Barça recebeu nota 10 dos algoritmos do site nas duas partidas que disputou até o momento: vitória por 2 a 1 sobre o Tottenham, na Inglaterra, e goleada por 4 a 0 sobre o PSV.

Na soma desses dois jogos, Messi marcou cinco vezes. Até o início da quinta rodada da fase de grupos, ele dividia a artilharia do torneio com o bósnio Edin Dzeko, da Roma, mesmo tendo jogado apenas metade dos compromissos.

Ser o craque da Champions na avaliação do algoritmo do "WhoScored?" não é nenhuma novidade para o astro. Ele também teve a melhor média da competição em 2010/11 (8,87), 2011/12 (8,88), 2014/15 (8,90).

Mas em nenhuma das edições anteriores do torneio continental, o argentino teve um início tão promissor, com duas notas 10 em sequência.

Até o momento, quem mais se aproxima do seu desempenho nesta fase de grupos é Dzeko, que recebeu uma nota média de 8,49. Neymar, do Paris Saint-Germain, ocupa a terceira colocação, com 8,47.

O atacante do PSG é o único brasileiro no top 10 do ranking, que conta ainda com astros do nível de Toni Kroos (Real Madrid), David Silva (Manchester City) e Paulo Dybala (Juventus), além de surpresas como o atacante holandês Justin Kluivert (Roma) e o goleiro canadense Milan Borjan (Estrela Vermelha).

O Barcelona lidera o Grupo B da Champions, com dez pontos, três a mais que a Inter de Milão. Se vencer o PSV nesta quarta, já terá assegurados o primeiro lugar da chave e a vantagem de decidir em casa nas oitavas.

OS 10 MELHORES JOGADORES DA CHAMPIONS 2018/19*

1 – Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 10
2 – Edin Dzeko (BOS/Roma) – 8,49
3 – Neymar (BRA/Paris Saint-Germain) – 8,47
4 – Toni Kroos (ALE/Real Madrid) – 8,23
5 – David Silva (ESP/Manchester City) – 8,20
6 – Gareth Bale (GAL/Real Madrid) – 8,20
7 – Justin Kluivert (HOL/Roma) – 8,15
8 – Nabil Fekir (FRA/Lyon) – 8,03
9 – Paulo Dybala (ARG/Juventus) – 7,99
10 – Milan Borjan (CAN/Estrela Vermelha) – 7,85

*até o início da quinta rodada da fase de grupos, de acordo com o "WhoScored?"

Mais de Cidadãos do Mundo

Maiores vencedores, Messi e CR7 correm atrás de líderes da Chuteira de Ouro
Venezuelano que já esteve na mira do Grêmio supera Ibra e vira nº 1 da MLS
5 destaques da Libertadores para seu clube contratar no próximo ano
1º negro da história das seleções era filho de escrava e foi 'corinthiano'

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis