Topo

Rafael Reis

Para algoritmo, Messi é nota 10 na Champions e Neymar perde para Dzeko

Rafael Reis

28/11/2018 04h00

Já classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona tem o reforço de um "jogador nota 10" para a partida contra o PSV Eindhoven, nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), na Holanda, que pode assegurar o time na primeira colocação do Grupo B com uma rodada de antecipação.

Depois de desfalcar a equipe catalã nos dois jogos contra a Inter de Milão devido a uma fratura no braço direito, Lionel Messi está novamente à disposição do técnico Ernesto Valverde para um compromisso do torneio continental.

De acordo com "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol e que transforma os dados relativos ao desempenho nos mais diferentes fundamentos em notas que medem a atuação dos jogadores, o argentino tem sido perfeito nesta edição da Champions.

O camisa 10 do Barça recebeu nota 10 dos algoritmos do site nas duas partidas que disputou até o momento: vitória por 2 a 1 sobre o Tottenham, na Inglaterra, e goleada por 4 a 0 sobre o PSV.

Na soma desses dois jogos, Messi marcou cinco vezes. Até o início da quinta rodada da fase de grupos, ele dividia a artilharia do torneio com o bósnio Edin Dzeko, da Roma, mesmo tendo jogado apenas metade dos compromissos.

Ser o craque da Champions na avaliação do algoritmo do "WhoScored?" não é nenhuma novidade para o astro. Ele também teve a melhor média da competição em 2010/11 (8,87), 2011/12 (8,88), 2014/15 (8,90).

Mas em nenhuma das edições anteriores do torneio continental, o argentino teve um início tão promissor, com duas notas 10 em sequência.

Até o momento, quem mais se aproxima do seu desempenho nesta fase de grupos é Dzeko, que recebeu uma nota média de 8,49. Neymar, do Paris Saint-Germain, ocupa a terceira colocação, com 8,47.

O atacante do PSG é o único brasileiro no top 10 do ranking, que conta ainda com astros do nível de Toni Kroos (Real Madrid), David Silva (Manchester City) e Paulo Dybala (Juventus), além de surpresas como o atacante holandês Justin Kluivert (Roma) e o goleiro canadense Milan Borjan (Estrela Vermelha).

O Barcelona lidera o Grupo B da Champions, com dez pontos, três a mais que a Inter de Milão. Se vencer o PSV nesta quarta, já terá assegurados o primeiro lugar da chave e a vantagem de decidir em casa nas oitavas.

OS 10 MELHORES JOGADORES DA CHAMPIONS 2018/19*

1 – Lionel Messi (ARG/Barcelona) – 10
2 – Edin Dzeko (BOS/Roma) – 8,49
3 – Neymar (BRA/Paris Saint-Germain) – 8,47
4 – Toni Kroos (ALE/Real Madrid) – 8,23
5 – David Silva (ESP/Manchester City) – 8,20
6 – Gareth Bale (GAL/Real Madrid) – 8,20
7 – Justin Kluivert (HOL/Roma) – 8,15
8 – Nabil Fekir (FRA/Lyon) – 8,03
9 – Paulo Dybala (ARG/Juventus) – 7,99
10 – Milan Borjan (CAN/Estrela Vermelha) – 7,85

*até o início da quinta rodada da fase de grupos, de acordo com o "WhoScored?"

Mais de Cidadãos do Mundo

Maiores vencedores, Messi e CR7 correm atrás de líderes da Chuteira de Ouro
Venezuelano que já esteve na mira do Grêmio supera Ibra e vira nº 1 da MLS
5 destaques da Libertadores para seu clube contratar no próximo ano
1º negro da história das seleções era filho de escrava e foi 'corinthiano'

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.