Topo

Rafael Reis

4 seleções que saem em alta dos amistosos de março, e 3 que temem pela Copa

Rafael Reis

29/03/2018 04h30

Confrontos entre grandes seleções, goleadas históricas, resultados surpreendentes. Quem queria um bom preview da Copa do Mundo-2018 teve uma semana cheia de futebol para apreciar e avaliar.

Os amistosos de março consolidaram alguns favoritos, mostraram que umas seleções estão mais fortes do que se imaginava e que outros times, inclusive alguns dos mais tradicionais do planeta, correm risco de passar vergonha na Rússia.

Apresentam abaixo quatro seleções que saem em alta da última Data Fifa antes da divulgação dos convocados para a Copa. E três países que têm motivos de sobra para ficarem preocupados com a sua equipe nacional

EM ALTA

Espanha
1 x 1 Alemanha
6 x 1 Argentina

A grande vencedora desta Data Fifa. Primeiro, empatou com a Alemanha, atual campeã mundial, em um jogo de altíssimo nível técnico e tático. Depois, aplicou uma inesquecível goleada sobre a Argentina. Os resultados fizeram o time de Julen Lopetegui subir alguns degraus na escala de favoritos da Copa-2018. A Espanha sai dos amistosos de março como a seleção a ser batida.

Suíça
1 x 0 Grécia
6 x 0 Panamá

A primeira adversária do Brasil na Copa-2018 optou por não enfrentar nenhuma seleção de primeiro escalão nos amistosos deste mês. Mesmo assim, as vitórias sobre Grécia e Panamá, foram expressivas. Os suíços mostraram a solidez defensiva tradicional e não foram vazados. Mas, mais do que isso, conseguiram marcar sete vezes em dois jogos. Prova que seu ataque também funciona.

Uruguai
2 x 0 República Tcheca
1 x 0 País de Gales

O título da China Cup nem é o principal motivo para o Uruguai sair desta Data Fifa cheio de esperanças. O que realmente empolga o técnico Óscar Tabárez é a percepção de que o trabalho de renovação da equipe está dando certo. Garotos como Rodrigo Bentancur, Nahitan Nández e Lucas Torreira estão cada vez mais integrados à seleção e prometem dar aos uruguaios sangue novo para o Mundial.

Peru
2 x 0 Croácia
3 x 1 Islândia

De volta a uma Copa do Mundo depois de 26 anos, o Peru mostrou força para ir além do papel de simples coadjuvante na Rússia-2018 que parecia destinado a ele. Ainda sem seu principal jogador, o atacante Paolo Guerrero, o time sul-americano desbancou a Croácia, de Luka Modric, Ivan Rakitic e Mario Mandzukic, e também superou a Islândia, sensação da última Eurocopa.

EM BAIXA

Argentina
2 x 0 Itália
1 x 6 Espanha

A vitória sobre a Itália deu ao torcedor argentino a falsa ilusão de que há vida sem Lionel Messi, que estava machucado. Mas a goleada por 6 a 1 sofrida contra a Espanha foi um choque de realidade suficientemente forte para destruir qualquer esperança. A Argentina será melhor quando tiver o craque do Barcelona em campo. Mas só Messi será suficiente para evitar um vexame na Copa?

Portugal
2 x 1 Egito
0 x 3 Holanda

Levar 6 a 1 de uma das melhores seleções do planeta é feio. Mas, tomar 3 a 0 de um time que nem conseguiu se classificar para a Copa não fica muito atrás. Contra a Holanda, Portugal mostrou que está longe de ser uma equipe confiável. É verdade que Fernando Santos escalou vários reservas no fatídico amistoso. No entanto, Cristiano Ronaldo estava em campo. E ele é 50% da seleção portuguesa.

Rússia
0 x 3 Brasil
1 x 3 França

O sonho do torcedor russo é que sua equipe faça um papel digno na Copa. Mas está cada vez mais difícil acreditar na seleção anfitriã. O time é fraco, carece de talento individual e não dá mostras de evolução no jogo coletivo. Poderia ter sido goleado por Brasil e França. Sofrer seis gols nos amistosos de março ficou barato pela bolinha jogada pela Rússia.


Mais de Seleções:

– Adversária do Brasil, Alemanha só teve 10 técnicos em toda sua história
– Alemanha pode ter até 12 remanescentes do 7 a 1 na Copa-2018; Brasil, só sete
– Rival do Brasil na Copa, Sérvia é máquina de triturar técnicos
– Como guerra e fome transformaram seleção suíça em ameaça real ao Brasil

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.