Topo

Rafael Reis

Alemanha pode ter até 12 remanescentes do 7 a 1 na Copa-18; Brasil, só sete

Rafael Reis

11/03/2018 04h00

O técnico Tite anuncia nesta segunda-feira os jogadores convocados para os dois últimos amistosos da seleção brasileira antes da divulgação da lista de quem vai para a Copa do Mundo.

No dia 23, a equipe pentacampeã mundial joga contra a Rússia, em Moscou, no palco que abrigará a final da Copa-2018. Quatro dias depois, é a vez do aguardado reencontro com a Alemanha, em Berlim.

O amistoso do dia 27 será a primeira partida entre as duas seleções desde a histórica goleada por 7 a 1 aplicada pelos germânicos sobre os brasileiros na semifinal do último Mundial, no Mineirão, em 2014.

Mas será que as seleções de Alemanha e Brasil mudaram muito nos últimos quatro anos? Ou o grupo de jogadores que irá para a próxima Copa é basicamente o mesmo que participou de um jogos mais impressionantes do futebol mundial neste século?

São essas perguntas que vamos responder logo abaixo:

ALEMANHA

Dos 23 jogadores que ajudaram a Alemanha a meter 7 a 1 no Brasil e também a conquistar o tetracampeonato mundial, quatro anos atrás, dois já abandonaram o futebol profissional: Philipp Lahm e Miroslav Klose. Além deles, o zagueiro Per Mertesacker, o meia Bastian Schweinsteiger e o atacante Lukas Podolski decidiram se aposentar da seleção. A tendência é que Joachim Löw leve para a Rússia-2018 pelo menos nove remanescentes da última Copa. Mas o número pode aumentar para até 12 se o treinador decidir que deve optar pela experiência na hora de montar sua lista final.

Devem ir para a Copa-2018: Manuel Neuer, Mats Hummels, Sami Khedira, Mesut Özil, Thomas Müller, Julian Draxler, Toni Kroos, Jérôme Boateng e Shkodran Mustafi
Podem ir para a Copa-2018:
Matthias Ginter, André Schürrle, Mario Götze,
Não vão para a Copa-2018:
Kevin Grosskreutz, Benedikt Höwedes, Bastian Schweinsteiger, Lukas Podolski, Miroslav Klose, Ron-Robert Zieler, Erik Durm, Philipp Lahm, Per Mertesacker, Roman Weidenfeller e Christoph Kramer

BRASIL

A reformulação vivida pela seleção brasileiras nos últimos quatro anos foi muito maior que a da Alemanha. Dos 15 jogadores que Tite já anunciou que só não vão ao Mundial se sofrerem algum problema físico grave, sete estiveram na última Copa. E serão eles os únicos remanescentes do Brasil-2014 na Rússia-2018. Todos os outros nomes que estiveram no 7 a 1 têm chances nulas (ou quase nulas) de serem lembrados pelo ex-comandante do Corinthians. Alguns deles até tiveram algumas oportunidades nesse ciclo, como David Luiz, Oscar e Ramires, mas decepcionaram e acabaram não se firmando na seleção. Agora, verão a Copa pela TV.

Devem ir para a Copa-2018: Daniel Alves, Thiago Silva, Fernandinho, Marcelo, Paulinho, Neymar e Willian
Não vão para a Copa-2018:
Jefferson, David Luiz, Hulk, Fred, Oscar, Júlio César, Dante, Maxwell, Henrique, Ramires, Luiz Gustavo, Hernanes, Bernard, Jô, Victor e Maicon


Mais de Seleções:

– Rival do Brasil na Copa, Sérvia é máquina de triturar técnicos
– Como guerra e fome transformaram seleção suíça em ameaça real ao Brasil
– Para ranking da Fifa, grupo do Brasil é o mais difícil do século
– Quais são os adversários mais frequentes do Brasil na 1ª fase da Copa?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.