Topo

Rafael Reis

Ex-rival do Flamengo apela ao Facebook para contratar técnico

Rafael Reis

09/09/2017 04h00

Lanterna do Campeonato Boliviano, o Real Potosí apelou a uma ferramenta nada convencional para encontrar um técnico disposto a tentar salvar sua temporada.

Após demitir o paraguaio Adonis Troche, há três semanas, o clube usou o Facebook para um buscar um novo treinador. O consórcio que comanda o Potosí publicou na rede social um anúncio bem ao estilo "temos vagas", solicitando os currículos dos interessados ao cargo.

Quem desejasse assumir a equipe deveria enviar também aos contratantes a pretensão salarial, um projeto de gestão da equipe até o fim da temporada e a lista dos integrantes de sua comissão técnica –um auxiliar, um preparador físico e um treinador de goleiros, todos com experiência comprovada.

Após tomar conhecimento dos interessados via Facebook, o Potosí escolheu contratar o argentino Julio Alberto Zamora, ex-jogador do mexicano Cruz Azul e que já havia dirigido outro clube boliviano, o Aurora.

O novo técnico estreia no cargo neste sábado, contra o Sport Boys, em jogo válido pela sexta rodada do Torneio Clausura do Campeonato Boliviano. Até agora, o time soma uma vitórias e quatro derrotas na temporada.

O Real Potosí é conhecido por ser o time profissional que atua no estádio com a maior altitude do planeta. O Victor Agustín Ugarte, onde costuma mandar seus jogos, fica localizado 3.960 metros acima do nível do mar.

No Brasil, o clube boliviano é lembrado por quase ter eliminado o Flamengo na fase preliminar da Libertadores de 2012 –aproveitou-se da altitude para vencer em casa por 2 a 1, mas acabou derrotado no Brasil por 2 a 0.

Apesar de pouco corriqueiro, o uso da internet para contratar técnico ou oferecer seus serviços como jogador de futebol não chega a ser novidade no mercado da bola.

No ano passado, a Federação Belga publicou em seu site oficial que buscava um novo treinador para seleção e também as instruções para quem desejasse participar do seu processo seletivo.

Recentemente, o zagueiro Cristian Zaccardo, ex-Milan e campeão do mundo com a seleção italiana na Copa-2006, criou um perfil no Linkedin para buscar um clube para defender na temporada 2017/18 do futebol europeu (Observação: até a publicação desta reportagem, ele continuava desempregado).


Mais de Clubes

– Não acabou não! Saiba onde a janela de transferências continua aberta
– 7 clubes que quebraram seus recordes de contratação mais cara nesta janela
– Time de Hitler? Como clube alemão tenta apagar nazismo de sua história
– Novo rico e adeus de Buffon: 7 motivos para acompanhar o Italiano

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.