Topo

Rafael Reis

Não acabou não! Saiba onde a janela de transferências continua aberta

Rafael Reis

01/09/2017 04h00

A janela de transferências de abertura da temporada 2017/18 fechou na última quinta-feira e agora só veremos novos negócios importantes no Mercado da Bola em janeiro. Certo?

Não é bem assim. A maior parte dos principais mercados europeus encerrou na noite de quinta o período em que os clubes podem tirar atletas de outras equipes para reforçar seus elencos.

Só que a janela de transferências ainda não fechou no planeta. E há países que fazem parte dos primeiros escalões do futebol mundial que continuam com seus mercados bem abertos a novos negócios.

Na Espanha, por exemplo, a janela só fecha na noite desta sexta-feira. Isso significa um dia mais para o Barcelona encontrar substitutos para Neymar e montar um time capaz de bater de frente com o Real Madrid.

Já a Turquia, sétimo mercado do planeta que mais gastou em reforços na atual temporada (cerca de 90 milhões de euros), permite contratações até o dia 8 de setembro, mesma data de fechamento da janela na República Tcheca.

Fora da Europa, as negociações tendem a continuar por ainda mais tempo.

O futebol do Oriente Médio, um dos mais tradicionais destinos de jogadores brasileiros que ainda atuam no Brasil, só vai começar a fechar suas portas para a chegada de reforços em meados de setembro.

Na Arábia Saudita, a janela de transferências vai até o dia 12 do próximo mês. No Qatar, a contratação de novos jogadores é permitida até o dia 30. E, nos Emirados Árabes Unidos, é possível inscrever atletas até 2 de outubro.

Outros dois países que continuam com a janela aberta são a Argentina e o México, ligas que costumam disputar com os clubes brasileiros as principais revelações do futebol sul-americano que não optaram por ir direto para a Europa.

Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo e outros clubes argentinos estão aptos a se reforçar até 17 de setembro. Já os clubes mexicanos têm até o dia 5 para definirem seus elencos.

Além das janelas ainda abertas, há um outro dispositivo que pode permitir novos negócios mesmo fora do período destinado a transferências.

Em alguns países, como a Inglaterra, jogadores que estejam sem contrato, ou seja, que não possuem vínculo com nenhum clube, podem assinar com uma equipe mesmo fora das janelas de transferências.

Ou seja, o Mercado da Bola não tira férias a partir desta sexta-feira. E nem vai tirar nos próximos meses…


Mais de Clubes

– 7 clubes que quebraram seus recordes de contratação mais cara nesta janela
– Time de Hitler? Como clube alemão tenta apagar nazismo de sua história
– Novo rico e adeus de Buffon: 7 motivos para acompanhar o Italiano
– Disputa é pela artilharia: 7 motivos para acompanhar o Campeonato Alemão

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.