Topo

Rafael Reis

Messi ou Cristiano Ronaldo? Universidade faz estudo para escolher o melhor

Rafael Reis

04/09/2019 04h00

Quem é melhor: Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo? Ao longo da última década, a pergunta embalou discussões de programas esportivos na televisão, debates acalorados em redes sociais, conversas entre amigos em botecos e reflexões individuais de fãs de futebol espalhados por todo o planeta.

A questão é tão polêmica e costuma render opiniões tão acaloradas de apaixonados pelo craque argentino e pelo astro português que até a ciência resolveu entrar no meio desse embate.

Crédito: Montagem

Um estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica, resolveu criar uma fórmula matemática que, segundo seus especialistas, seria capaz de colocar um ponto final nessa discussão e estabelecer qual dos dois é o melhor jogador de futebol.

A partir de dados colhidos pela empresa holandesa SciSports em todos os jogos disputados pela dupla no Campeonato Espanhol entre as temporadas 2013/2014 e 2017/2018, os cientistas desenvolveram um algoritmo para avaliar o desempenho dos atletas em campo.

"Jogadores de futebol normalmente são julgados apenas pelos seus gols e assistências. Mas esses são os melhores parâmetros. Em média, há cerca de 1.600 ações por jogo. É por isso que nosso estudo leva em conta todas as atividades com a bola: chutes, passes, dribles, desarmes", afirma o professor e pesquisador Jesse James.

A partir desses dados, o estudo criou um índice chamado VAEP, sigla em inglês para "avaliação das ações a partir da estimativa de probabilidades", que determina qual o impacto de cada jogador em uma partida de futebol.

E, de acordo com os resultados obtidos pelo estudo, Messi ganha de lavada de Cristiano Ronaldo.

O camisa 10 do Barcelona obteve a nota média de 1,21 por partida, quase o dobro da avaliação de 0,61 do número 7 da Juventus, que ainda defendia o Real Madrid durante o período analisado.

"Normalmente, há jogadores que realizam muitas ações de menor impacto, como Paul Pogba, por exemplo, e outros que tocam menos na bola, mas são mais decisivos, casos dos goleadores do tipo de Harry Kane, Mohamed Salah e Ronaldo. O excepcional de Messi é que ele tem uma quantidade muito alta de ações de grande valor", explica Tom Decroos, outro participante do estudo.

Já trintões e na reta final de suas carreiras, Messi e Cristiano Ronaldo estão entre os protagonistas do futebol mundial desde meados da década passada.

O argentino de 32 anos já acumula 671 gols e quatro títulos de Liga dos Campeões ao longo de sua trajetória como profissional. Já o português de 34 anos se sagrou campeão europeu em seis oportunidades (cinco de clubes e uma de seleções) e meteu 690 bolas nas redes.

Recordistas dos prêmios de melhor jogador do mundo distribuídos pela Fifa, os pentacampeões Messi (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015) e Cristiano Ronaldo (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) estão novamente entre os três finalistas do "The Best".

Desta vez, no entanto, o favorito é outro, o zagueiro holandês Virgil van Dijk, vencedor da Liga dos Campeões pelo Liverpool e ganhador do troféu de craque da temporada europeia. O resultado da eleição será divulgado no dia 23 de setembro, em cerimônia realizada em Milão (Itália).


Mais de Cidadãos do Mundo

A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos ainda estão desempregados
Maior da história, Mercado da Bola fecha em R$ 31,8 bi; veja tudo que rolou
Allione voltou à Argentina, mas ainda não desistiu de jogar no Palmeiras
5 empresários que ganharam muito dinheiro nesta janela de transferências

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.