Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do PSG que "sumiram"?

Rafael Reis

28/03/2019 04h20

Como está a carreira daquele jogador que já teve seus momentos de glória em um dos grandes clubes do futebol europeu, mas que hoje anda um tanto quanto sumido, vestindo uma camisa menos tradicional e atuando por um campeonato que gera menos repercussão midiática?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o fim de novembro passado a seção "Por Onde Anda? – Times Internacionais". Durante os últimos meses, revelamos os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Nesta quinta-feira, a série chega ao fim mostrando os destinos de sete atletas que passaram pelo Paris Saint-Germain ao longo das últimas temporadas.

HATEM BEN ARFA
Meia-atacante
32 anos
Francês
Rennes (FRA)

Crédito: Jeff Gross/Getty Images

O talentoso e polêmico meia-atacante ficou na "geladeira" do PSG, sem disputar sequer uma partida, durante quase um ano e meio devido a dificuldades de relacionamento com o técnico Unai Emery, mas fez questão de cumprir seu contrato até o fim. Foi só depois do encerramento do seu vínculo que Ben Arfa assinou com o Rennes, onde faz uma bela temporada de reconstrução de carreira. Com a camisa rubro-negra, o jogador já soma sete gols e cinco assistências em 32 partidas.

YURI BERCHICHE
Lateral esquerdo
29 anos
Espanhol
Athletic Bilbao (ESP)

Crédito: Reprorução

Contratado a pedido do técnico Unai Emery, que o conhecia do futebol espanhol, só sobreviveu no PSG enquanto o treinador estava no cargo. Em julho, com a chegada do comandante alemão Thomas Tuchel, Berchiche perdeu a "boquinha" que tinha na França e acabou negociado com o Athletic Bilbao. No País Basco, é titular absoluto e um dos principais nomes do time que tenta descolar uma vaga nas competições europeias da próxima temporada.

SALVATORE SIRIGU
Goleiro
32 anos
Italiano
Torino (ITA)

Crédito: Julian Finney/Getty Images

Primeiro goleiro da fase milionária do PSG, foi dono absoluto da meta francesa durante quatro temporadas. Sirigu perdeu espaço depois da contratação do alemão Kevin Trapp, que o sucedeu no posto de titular do gol do clube mais poderoso da França, e encavalou empréstimos para Sevilla e Osasuna. Em 2017, com o fim do seu contrato em Paris, o goleiro decidiu retornar para seu país-natal e assinou com o Torino, clube que defende até hoje.

GREGORY VAN DER WIEL
Lateral direito
31 anos
Holandês
Sem clube

Crédito: Reuters

Um dos destaques do Ajax no final da década passada e da seleção holandesa que foi vice-campeã mundial em 2010, Van der Wiel era tratado como um dos melhores laterais direitos do planeta quando desembarcou no PSG, em 2012. Quatro anos depois, foi embora rumo ao Fenerbahce já esquecido e sem muitas perspectivas para o futuro de sua carreira. Depois de jogar na Major League Soccer no ano passado, foi dispensado pelo Toronto FC e está desempregado.

MAMADOU SAKHO
Zagueiro
29 anos
Francês
Crystal Palace (ING)

Crédito: Divulgação

Ídolo dos tempos de vacas magras do Paris Saint-Germain, foi revelado nas categorias de base do clube, estreou como profissional um dia depois do seu 17º aniversário. Capitão do PSG antes mesmo de alcançar a maioridade, Sakho tentou voos mais altos em 2013, quando assinou com o Liverpool. Na Inglaterra, passou a ser questionado pela falta de velocidade e encontrou refúgio no Crystal Palace, time de meio de tabela da Premier League.

CHRISTOPHE JALLET
Lateral direito
35 anos
Francês
Nice (FRA)

Crédito: Reprodução

Assim como Sakho, vestiu as cores do PSG antes de o clube se tornar uma das principais potências econômicas do futebol europeu. O lateral direito foi contratado do Lorient em 2009 e permaneceu no clube até 2014. Sem espaço no projeto megalomaníaco do time da capital francesa, acabou se transferindo para o Lyon, onde cumpriu um papel durante três temporadas. Em 2017, migrou para o Nice, onde costuma se alternar entre o time titular e o banco de reservas.

GUILLAUME HOARAU
Atacante
35 anos
Francês
Young Boys (SUI)

Crédito: Reprodução

Entre o final da década passada e o começo da atual, o centroavante era uma das principais esperanças de gol da equipe francesa. Hoarau, que balançou as redes 57 vezes pelo PSG, é mais um que ficou pequeno demais para o clube depois que ele encheu os cofres e passou a ter pretensões continentais. Atualmente no Young Boys, continua fazendo seus golzinhos e é o vice-artilheiro do Campeonato Suíço, com 13 bolas na rede.


Mais de Cidadãos do Mundo

7 garotos nascidos nos anos 2000 que já estrearam em seleções adultas
CR7 é o maior goleador em atividade por seleções; top 10 tem Messi e Neymar
Por onde andam 7 ex-jogadores do Borussia Dortmund que "sumiram"?
Messi aproveita folga de Mbappé para ampliar vantagem na Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.