Topo
Blog do Rafael Reis

Blog do Rafael Reis

CR7 é o maior goleador em atividade por seleções; top 10 tem Messi e Neymar

Rafael Reis

2026-03-20T19:04:20

26/03/2019 04h20

Cristiano Ronaldo não é "apenas" um dos protagonistas do futebol mundial há mais de uma década, um vencedor de cinco prêmios de melhor jogador do planeta (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) e o maior goleador da história da Liga dos Campeões da Europa (124 bolas na rede).

O camisa 7 da Juventus ocupa também um lugar de honra no futebol das seleções. Afinal, nenhum atleta em atividade marcou mais do que ele defendendo uma nação.

Crédito: Friedemann Vogel/Efe

Ao longo de 16 anos e durante as 156 partidas em que vestiu a camisa vermelha (vinho, em algumas oportunidades) da seleção portuguesa, o atacante já fez 85 gols por sua terra natal.

A marca o transformou no maior artilheiro da história lusitana (Pauleta, o antigo recordista, fez 47 gols) e também do futebol europeu (o húngaro Ferenc Puskás anotou 84 vezes entre as décadas de 1940 e 1960).

Cristiano Ronaldo chegou a dar um tempo na seleção portuguesa depois da eliminação nas oitavas de final na última Copa do Mundo e ficou nove meses sem ser convocado. Ele retornou ao time no empate por 0 a 0 com a Ucrânia, na última sexta. Na segunda, saiu machucado do 1 a 1 contra a Sérvia.

Em todo o planeta, apenas dois homens fizeram mais gols que CR7 por suas seleções: o iraniano Ali Daei (109) e Pelé, que balançou as redes 95 vezes com a camisa do Brasil –o número do Rei não é reconhecido pela Fifa porque não se restringe apenas a jogos oficiais; nesse caso, ficaria em 77.

Já quando considerados apenas os jogadores ainda em atividade, a diferença entre o recorde de Cristiano Ronaldo e a marca de qualquer outro atleta é bastante significativa.

Quem mais se aproxima do seu desempenho é o indiano Sunil Chhetri, que tem 67 gols pela equipe asiática. Costumeiro rival de CR7 nos prêmios de melhor do mundo, o argentino Lionel Messi aparece em terceiro, com 65 gols.

Neymar também tem um lugar cativo nesse top 10. Apesar de desfalcar o Brasil nos amistosos desta Data Fifa (Panamá, no último sábado, e República Tcheca, nesta terça-feira) em virtude de uma lesão no quinto metatarso do pé direito, o astro do Paris Saint-Germain é o quinto maior artilheiro em atividade do futebol de seleções.

O camisa 10 já soma 60 gols com a camisa amarelinha. Em toda a história do time da CBF, só está atrás de Pelé e Ronaldo (66).

O alto ranking dos maiores artilheiros em atividade das seleções está cheio de figurinhas carimbadas do primeiro escalão do futebol mundial.

O sueco Zlatan Ibrahimovic, que já se aposentou da seleção, mas continua jogando pelo Los Angeles Galaxy (EUA), é o quarto. David Villa, campeão da Copa-2010 com a Espanha, ocupa a sexta colocação. O polonês Robert Lewandowski é o sétimo.

O bósnio Edin Dzeko, o uruguaio Luis Suárez, o "vovô" japonês Kazu Miura e Bader Al-Mutawa, do Kuwait, dividem o oitavo lugar.

OS 10 MAIORES ARTILHEIROS EM ATIVIDADE POR SELEÇÕES

1 – Cristiano Ronaldo (Portugal) – 85 gols
2 – Sunil Chhetri (Índia) – 67
3 – Lionel Messi (Argentina) – 65
4 – Zlatan Ibrahimovic (Suécia) – 62
5 – Neymar (Brasil) – 60
6 – David Villa (Espanha) – 59
7 – Robert Lewandowski (Polônia) – 56
8 – Bader Al-Mutawa (Kuwait) – 55
Edin Dzeko (Bósnia) – 55
Kazu Miura (Japão) – 55
Luis Suárez (Uruguai) – 55


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Borussia Dortmund que "sumiram"?
Messi aproveita folga de Mbappé para ampliar vantagem na Chuteira de Ouro
Adversário do Palmeiras tem técnico que já dirigiu Messi e brigou com Dunga
Mentor de Guardiola e Sampaoli, "Loco" luta para ser campeão após 15 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.

Mais Blog do Rafael Reis