Topo

Rafael Reis

CR7 é o maior goleador em atividade por seleções; top 10 tem Messi e Neymar

Rafael Reis

26/03/2019 04h20

Cristiano Ronaldo não é "apenas" um dos protagonistas do futebol mundial há mais de uma década, um vencedor de cinco prêmios de melhor jogador do planeta (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) e o maior goleador da história da Liga dos Campeões da Europa (124 bolas na rede).

O camisa 7 da Juventus ocupa também um lugar de honra no futebol das seleções. Afinal, nenhum atleta em atividade marcou mais do que ele defendendo uma nação.

Crédito: Friedemann Vogel/Efe

Ao longo de 16 anos e durante as 156 partidas em que vestiu a camisa vermelha (vinho, em algumas oportunidades) da seleção portuguesa, o atacante já fez 85 gols por sua terra natal.

A marca o transformou no maior artilheiro da história lusitana (Pauleta, o antigo recordista, fez 47 gols) e também do futebol europeu (o húngaro Ferenc Puskás anotou 84 vezes entre as décadas de 1940 e 1960).

Cristiano Ronaldo chegou a dar um tempo na seleção portuguesa depois da eliminação nas oitavas de final na última Copa do Mundo e ficou nove meses sem ser convocado. Ele retornou ao time no empate por 0 a 0 com a Ucrânia, na última sexta. Na segunda, saiu machucado do 1 a 1 contra a Sérvia.

Em todo o planeta, apenas dois homens fizeram mais gols que CR7 por suas seleções: o iraniano Ali Daei (109) e Pelé, que balançou as redes 95 vezes com a camisa do Brasil –o número do Rei não é reconhecido pela Fifa porque não se restringe apenas a jogos oficiais; nesse caso, ficaria em 77.

Já quando considerados apenas os jogadores ainda em atividade, a diferença entre o recorde de Cristiano Ronaldo e a marca de qualquer outro atleta é bastante significativa.

Quem mais se aproxima do seu desempenho é o indiano Sunil Chhetri, que tem 67 gols pela equipe asiática. Costumeiro rival de CR7 nos prêmios de melhor do mundo, o argentino Lionel Messi aparece em terceiro, com 65 gols.

Neymar também tem um lugar cativo nesse top 10. Apesar de desfalcar o Brasil nos amistosos desta Data Fifa (Panamá, no último sábado, e República Tcheca, nesta terça-feira) em virtude de uma lesão no quinto metatarso do pé direito, o astro do Paris Saint-Germain é o quinto maior artilheiro em atividade do futebol de seleções.

O camisa 10 já soma 60 gols com a camisa amarelinha. Em toda a história do time da CBF, só está atrás de Pelé e Ronaldo (66).

O alto ranking dos maiores artilheiros em atividade das seleções está cheio de figurinhas carimbadas do primeiro escalão do futebol mundial.

O sueco Zlatan Ibrahimovic, que já se aposentou da seleção, mas continua jogando pelo Los Angeles Galaxy (EUA), é o quarto. David Villa, campeão da Copa-2010 com a Espanha, ocupa a sexta colocação. O polonês Robert Lewandowski é o sétimo.

O bósnio Edin Dzeko, o uruguaio Luis Suárez, o "vovô" japonês Kazu Miura e Bader Al-Mutawa, do Kuwait, dividem o oitavo lugar.

OS 10 MAIORES ARTILHEIROS EM ATIVIDADE POR SELEÇÕES

1 – Cristiano Ronaldo (Portugal) – 85 gols
2 – Sunil Chhetri (Índia) – 67
3 – Lionel Messi (Argentina) – 65
4 – Zlatan Ibrahimovic (Suécia) – 62
5 – Neymar (Brasil) – 60
6 – David Villa (Espanha) – 59
7 – Robert Lewandowski (Polônia) – 56
8 – Bader Al-Mutawa (Kuwait) – 55
Edin Dzeko (Bósnia) – 55
Kazu Miura (Japão) – 55
Luis Suárez (Uruguai) – 55


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Borussia Dortmund que "sumiram"?
Messi aproveita folga de Mbappé para ampliar vantagem na Chuteira de Ouro
Adversário do Palmeiras tem técnico que já dirigiu Messi e brigou com Dunga
Mentor de Guardiola e Sampaoli, "Loco" luta para ser campeão após 15 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.