Topo

Rafael Reis

Neymar é o único brasileiro em seleção da temporada montada por algoritmo

Rafael Reis

07/02/2019 04h00

Principal nome do futebol brasileiro na atualidade, Neymar é o único representante do país na seleção da temporada 2018/19 do futebol europeu montada pelos algoritmos do "WhoScored?", site especializado nas estatísticas da modalidade.

A partir dos dados colhidos sobre o desempenho dos jogadores nos mais diferentes fundamentos (passes, desarmes, finalizações, etc…) nas partidas disputadas por ele, os robôs dessa plataforma dão uma nota para cada atuação.

Crédito: Franck Fife/AFP

Semanalmente, são divulgadas as médias de cada atleta inscrito nos cinco principais campeonatos nacionais do planeta (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão). E, com essa informação, é montada a seleção parcial da temporada.

Na equipe ideal de 2018/19, o camisa 10 do Paris Saint-Germain, que se recupera de uma nova contusão no quinto metatarso do pé direito, tem um lugar cativo no meio-campo.

Para os algoritmos, as atuações de Neymar merecem a nota média de 8,5, a segunda maior da temporada dentre os jogadores de todas as posições. O brasileiro só perde para o argentino Lionel Messi, do Barcelona, cujas apresentações estão avaliadas em 8,6.

Apesar da presença de várias estrelas de primeira grandeza do futebol mundial, como Neymar, Messi, Kylian Mbappé, Cristiano Ronaldo, Eden Hazard e o zagueiro holandês Virgil van Dijk, destaque do Liverpool, a seleção de 2018/19 está cheia de rostos pouco conhecidos do torcedor.

O goleiro, por exemplo, não é Thibaut Courtois, David de Gea, Manuel Neuer, Marc-André ter Stegen ou Alisson, mas sim o argentino Walter Benítez, que defende o Nice, nono colocado no Campeonato Francês.

Com exceção de Van Dijk, a defesa é toda formada por atletas que defendem forças do segundo escalão europeu. O RB Leipzig emplacou o zagueiro húngaro Willi Orban e o lateral esquerdo alemão Marcel Halstenberg. O lateral direito também vem do país campeão mundial de 2014: Daniel Caligiuri, do Schalke 04.

O volante da equipe ideal de 2018/19 segue a mesma linha: o francês Téji Savanier, do pouco expressivo Nimes, um dos adversários de Neymar na Ligue 1.

Excluindo o craque do PSG, o brasileiro com melhor classificação na avaliação dos algoritmos do "WhoScored?" é o atacante Joelinton, ex-Sport, que defende o Hoffenheim. O jogador tem 7,37 de média, a 40ª melhor da temporada.

SELEÇÃO DA TEMPORADA (WhoScored?)

G – Walter Benítez (ARG, Nice) – 7,1
LD – Daniel Caligiuri (ALE, Schalke 04) – 7,4
Z – Virgil van Dijk (HOL, Liverpool) – 7,3
Z – Willi Orban (HUN, RB Leipzig) – 7,5
LE – Marcel Halstenberg (ALE, RB Leipzig) – 7,5
V – Téji Savanier (FRA, Nimes) – 7,8
M – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 8,6
M – Neymar (BRA, Paris Saint-Germain) – 8,5
A – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 8,1
A – Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 7,8
A – Eden Hazard (BEL, Chelsea) – 7,8


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Sem gol há 14 meses, Ganso chega ao Flu com maior jejum da carreira
5 brasileiros desempregados que estavam no exterior para seu time contratar
Por que o brasileiro Marcelo foi parar no banco de reservas do Real Madrid?
Gabriel Jesus renasce no Manchester City em 2019, mas só contra "nanicos"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.