Topo

Rafael Reis

"Velhinho" quebra recorde na Itália e chega ao pódio da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

29/01/2019 04h20

Fabio Quagliarella já tem 35 anos. Ao longo da carreira, defendeu Torino, Fiorentina, Napoli, Juventus e Udinese, além de alguns clubes menos importantes. Também defendeu a seleção italiana na Copa do Mundo-2010 e na Euro-08.

Mas, em 19 temporadas como profissional, o atacante da Sampdoria nunca viveu uma fase como a atual. Uma fase que o credencia, inclusive, à Chuteira de Ouro, o prêmio concedido anualmente ao maior goleador dos campeonatos nacionais na temporada europeia.

Crédito: Divulgação

Com os dois gols marcados no 4 a 0 aplicado sobre a Udinese, no sábado, Quagliarella chegou ao pódio da disputa entre os principais atacantes do Velho Continente.

Artilheiro do Campeonato Italiano, com 16 bolas nas redes, o capitão da Sampdoria soma 32 pontos na corrida pela Chuteira de Ouro e divide o terceiro lugar com o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, e com o uruguaio Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain.

O trio só está atrás do líder Lionel Messi, do Barcelona, que soma 38 pontos, e do fenômeno francês Kylian Mbappé, do PSG, que tem 36. Ambos também deixaram suas marcas na rodada do fim de semana.

Só que, dentre todos eles, o que vive a fase mais surpreendente é Quagliarella. O veterano marcou em todos os últimos 11 jogos que disputou do Italiano e igualou o recorde do argentino Gabriel Batistuta, estabelecido em 1994, quando ele defendia a Fiorentina.

A última partida em que o ex-atacante da Azzurra passou em branco no Calcio foi no dia 22 de outubro. Ou seja, de três meses para cá, sua simples presença em campo é garantia de que o placar não ficará em branco.

Ainda inalcançável nesta temporada, Messi é o maior vencedor da história da Chuteira de Ouro. O camisa dez já levou cinco Chuteiras de Ouro para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

Principal nome do futebol brasileiro na atualidade, Neymar, do Paris Saint-Germain, está distante da briga. O atacante que se recupera de uma lesão no pé direito ocupa somente o 21º lugar, com 26 pontos.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

"Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 38 pontos (19 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 36 pontos (18 gols)
3º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 32 pontos (16 gols)
Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 32 pontos (16 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 32 pontos (16 gols)
6º – Liliu (BRA, Nömme Kalju) – 31 pontos (31 gols)
7º – Mbaye Diagne (SEN, Kasimpasa) – 30 pontos (20 gols)
Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 30 pontos (30 gols)
Paulinho (BRA, BK Häcken) – 30 pontos (20 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) 30 pontos (15 gols)
Duván Zapata (COL, Atalanta) – 30 pontos (15 gols)
Cristiano Ronaldo (POR, Juventus) – 30 pontos (15 gols)
Nicolas Pépé (CMF, Lille) – 30 pontos (15 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

5 novelas para acompanhar na reta final da janela de transferências
Bons e baratos: 5 destaques da Copa da Ásia para seu time contratar
Quanto calça aquele craque? Conheça os jogadores mais "pezudos" do futebol
Artilheiro pela 1ª vez, Mbappé cola em Messi e briga por Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.