Topo

Rafael Reis

5 jogadores brasileiros que "ressuscitaram" na nova temporada europeia

Rafael Reis

27/09/2018 04h00

Uma nova temporada é o momento perfeito para o acontecimento de uma reviravolta na carreira de um jogador de futebol… principalmente para aquele que não vinha lá fazendo tanto sucesso assim.

A história da modalidade está cheia de exemplos de atletas que terminaram uma competição em baixa (por questões técnicas, físicas ou mesmo disciplinares) e que, quando voltaram das férias, superaram esse problema e, de certa forma, "renasceram".

Apresentamos abaixo cinco brasileiros que estão passando por essa situação. Esquecidos, pouco utilizados ou muito criticados na temporada passada, subiram de degrau no início deste novo ano do futebol europeu.

LUCAS MOURA
Atacante
26 anos
Tottenham (ING)

O maior exemplo de "ressurreição" de um brasileiro neste início de temporada é o do ex-São Paulo. Reserva de poucos minutos em campo pelo Tottenham antes das férias, aproveitou a ida do sul-coreano Son aos Jogos Asiáticos para emendar cinco partidas consecutivas como titular e marcar três vezes nas três primeiras rodadas do Campeonato Inglês. O bom momento lhe rendeu o prêmio de melhor jogador do mês passado na Premier League.

DAVID LUIZ
Zagueiro
31 anos
Chelsea (ING)

A troca de técnico do Chelsea fez um bem danado para o zagueiro cabeludo. No final da passagem de Antonio Conte, o zagueiro brasileiro enfrentou e lesões e problema de relacionamento com o comandante. Já com Maurizio Sarri, David Luiz voltou a ser titular do time e é uma das peças mais importantes no sistema defensivo implantando pelo treinador italiano.

JOÃO PEDRO
Meia
26 anos
Cagliari (ITA)

Ex-Santos e Atlético-MG, o camisa 10 do Caglari teve de cumprir seis meses de suspensão após testar positivo para um diurético em exame antidoping realizado durante o primeiro semestre. João Pedro só retornou aos gramados há dez dias. E, logo na primeira partida depois do encerramento da pena, já balançou as redes no empate por 1 a 1 entre o nanico clube italiano e o poderoso Milan.

BOSCHILIA
Meia
22 anos
Nantes (FRA)

O ex-jogador do São Paulo passou boa parte da última temporada se recuperando de duas contusões diferentes de joelho e disputou apenas sete partidas pelo Monaco. Fora dos planos do técnico Leonardo Jardim, foi emprestado ao Nantes para ganhar experiência. Apesar de ainda não ter se firmado como titular, Boschilia tem participado de praticamente todos os jogos da equipe amarela.

GANSO
Meia
28 anos
Amiens (FRA)

Falar que Ganso está voando no Campeonato Francês seria um tremendo exagero. Mas só o fato de ele já ter conquistado a titularidade do modesto Amiens e dado assistência para gol é uma grande melhora em relação à temporada passada. Vale lembrar que o brasileiro chegou a ficar quase oito meses sem sequer ser relacionado no Sevilla e até teve de treinar separado do restante do elenco.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do São Paulo que estão no exterior?
Nova geração faz Brasil ter a maior presença na Champions em 4 anos
Quem é o brasileiro que fez mais gols que Messi e é o artilheiro da Europa?
Por onde andam 7 ex-jogadores do Corinthians que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.