Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do São Paulo que estão no exterior?

Rafael Reis

20/09/2018 04h20

Como está a carreira daquele jogador que passou por seu time de coração e que hoje defende algum time no exterior, mas não algum daqueles clubes que aparecem quase que semanalmente na TV brasileira, como Barcelona, Manchester City ou Chelsea?

É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o início do mês a seção "Por Onde Anda? – Times Brasileiros". Durante 12 semanas, vamos revelar os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.

Hoje, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do São Paulo. Na semana que vem, será a vez de fazermos a mesma coisa com atletas que atuaram no Santos.

JONATHAN CALLERI
Atacante
24 anos
Alavés (ESP)

Ficou só um semestre no São Paulo, mas fez tanto sucesso que até hoje desperta o saudosismo do torcedor. Só que após ser o artilheiro da Libertadores-2016 com a camisa tricolor, o argentino nunca mais conseguiu render da mesma forma. Negociado com o futebol inglês, fracassou no West Ham. Na temporada passada, acabou rebaixado para a segunda divisão espanhola com o Las Palmas. Calleri, no entanto, se manteve na elite e agora está na sua terceira tentativa de se firmar na Europa: o pouco expressivo Alavés.

JOÃO SCHMIDT
Meia
25 anos
Rio Ave (POR)

Fez sucesso nas categorias de base, mas demorou para se firmar no time adulto do São Paulo. João Schmidt só virou uma peça importante na equipe no ano passado, após um empréstimo para o futebol português. Ainda em 2017, deixou o Brasil para jogar na Itália. Depois de uma temporada em que se contundiu gravemente e só jogou uma partida pela Atalanta, foi cedido ao Rio Ave e acabou voltando para a terra de Cristiano Ronaldo.

ADEMILSON
Atacante
24 anos
Gamba Osaka (JAP)

Outra cria do CT de Cotia que brilhou mais na base do que na equipe principal do São Paulo, o atacante se mandou para o Japão em 2015 e virou ídolo no futebol nipônico. Ademilson passou um ano emprestado ao Yokohama Marinos antes de se transferir para o Gamba Osaka, uma das forças do país nos últimos anos. Na atual temporada, tem sofrido com problemas físicos e só conseguiu marcar duas vezes em 14 jogos.

JONATHAN CAFU
Atacante
27 anos
Estrela Vermelha (SER)

De passagem discreta pelo Morumbi, fez sucesso mesmo quando deixou o clube para jogar pelo Ludogorets, na Bulgária. Jonathan Cafu brilhou na fase de grupos da temporada 2016/17 da Liga dos Campeões, o que lhe rendeu uma transferência para o Bordeaux. Após não dar muito certo na França, acabou emprestado para o Estrela Vermelha, da Sérvia. O lado bom da transação é que o brasileiro está disputando a Champions mais uma vez.

LUCAS EVANGELISTA
Meia-atacante
23 anos
Nantes (FRA)

Visto como uma grande promessa no São Paulo, foi negociado com o exterior ainda muito novo, aos 19 anos, antes de ter tempo para se firmar na equipe. Após uma passagem discreta pela Udinese, foi bem na temporada passada durante o empréstimo ao Estoril Praia, apesar do rebaixamento do clube para a segundona portuguesa. O bom futebol lhe rendeu um upgrade na carreira. Agora, Lucas Evangelista defende o Nantes e é adversário de Neymar na liga francesa.

MARCELO CAÑETE
Meia
28 anos
Sportivo Luqueño (PAR)

O argentino despertou muita esperança no torcedor são-paulino em 2011, quando foi contratado depois de se destacar pela Universidad Católica (CHI). Mas, durante seus quatro anos de contrato, só conseguiu alguma sequência de jogos nos empréstimos para Portuguesa, Náutico e São Bernardo. Desde 2016, Cañete atua no futebol paraguaio. Em julho, trocou o Guaraní pelo Sportivo Luqueño.

NEGUEBA
Atacante
26 anos
Gyeongnam (CDS)

Cria do Flamengo, não conseguiu emplacar no São Paulo em 2013, ano em que foi emprestado pelo clube carioca. Negueba ainda rodou por vários times brasileiros (Coritiba, Grêmio, Atlético-GO, Ponte Preta e Londrina) antes de se transferir para a Coreia do Sul, no início deste ano, e ter sua primeira experiência no futebol internacional.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Aposentado, ex-Atlético de Madri quer exportar brasileiros para a Europa
Nova geração faz Brasil ter a maior presença na Champions em 4 anos
Quem é o brasileiro que fez mais gols que Messi e é o artilheiro da Europa?
Por onde andam 7 ex-jogadores do Corinthians que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.