Topo

Rafael Reis

Quem é o brasileiro que fez mais gols que Messi e é o artilheiro da Europa?

Rafael Reis

18/09/2018 04h20

Ellinton Antônio Costa Morais não tem 1% da fama de Neymar e dificilmente será algum dia convocado por Tite para a seleção. Mas, na temporada 2018/19 do futebol europeu, nenhum jogador, brasileiros ou de qualquer outra nacionalidade, balançou mais as redes que ele.

Liliu, como é conhecido, é o artilheiro do Campeonato Estoniano. O centroavante natural de Bauru, no interior paulista, já marcou 25 vezes em 21 partidas pela competição.

O número o coloca no topo do ranking da Chuteira de Ouro, premiação concedida por vários veículos de imprensa da Europa ao maior goleador dos campeonatos nacionais do Velho Continente na temporada.

O camisa 11 do Kalju Nömme, equipe que lidera o Estoniano, é um peregrino da bola. Revelado no São Bento, de Sorocaba (SP), também passou por Desportivo Brasil e CRB, mas nunca fez muito sucesso no Brasil.

Já no exterior, atuou na Bélgica, no Kuwait, no Chipre, em Israel e até em Malta antes de desembarcar no seu atual clube, na temporada passada.

A liderança de Liliu na Chuteira de Ouro é provisória e dificilmente será mantida, já que cada gol feito na Estônia vale metade dos pontos dos tentos anotados em Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

Além disso, o futebol estoniano, assim como o de outros países periféricos da Europa, adota um calendário semelhante ao brasileiro. Ou seja, suas competições começam no início do ano e terminam antes do Reveillón.

Com um número maior de partidas já disputadas, os atletas que atuam nessas nações têm uma vantagem momentânea sobre os outros que estão na briga pela Chuteira de Ouro –não à toa, nenhum jogador de uma liga importante aparece entre os líderes do prêmio.

O top 10 da artilharia conta ainda com dois brasileiros. Paulinho (ex-Bragantino), que atua no BK Häcken, da Suécia, ocupa a quinta colocação, com 21 pontos (14 gols). Já Klauss (ex-Grêmio, que defende o HJK Helsinque, da Finlândia, divide a sétima posição, com 17 pontos (17 gols), com outros três jogadores.

O vencedor da última edição da Chuteira de Ouro é o argentino Lionel Messi, recordista do prêmio, com cinco troféus (2010, 2012, 2013, 2017 e 2018). Na temporada passada, o craque do Barcelona marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Liliu (BRA, Kalju Nömme) – 25 pontos (25 gols)
2º – Roman Debelko (UCR, Levadia) – 24 pontos (24 gols)
Patrick Hoban (IRL, Dundalk) – 24 pontos (24 gols)
4º – Zakaria Beglarishvili (GEO, Flora Tallinn) – 22 pontos (22 gols)
5º – Paulinho (BRA, BK Häcken) – 21 pontos (14 gols)
6º – Linus Hallenius (SUE, Sundsvall) – 19,5 pontos (13 gols)
7º – Liviu Antal (ROM, Zalgiris Vilnius) – 17 pontos (17 gols)
Dmitri Barkov (RUS, Trans Narva) – 17 pontos (17 gols)
Klauss (BRA, HJK Helsinque) – 17 pontos (17 gols)
Tristan Koskor (EST, Jalgpallikool Tammeka) – 17 pontos (17 gols)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Por onde andam 7 ex-jogadores do Corinthians que estão no exterior?
Artilheiro, ex-Vasco apela a "jeitinho" por vaga na seleção do Japão
Seleção brasileira de naturalizados vale R$ 1,3 bilhão; conheça o time
Por onde andam 7 ex-jogadores do Palmeiras que estão no exterior?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.