Topo

Rafael Reis

Cheia de zebras, Copa tem quartas de final "mais fracas" em 24 anos

Rafael Reis

04/07/2018 04h20

As quartas de final da Copa do Mundo-2018 serão as "mais fracas" da principal competição de futebol do planeta nos últimos 24 anos.

Desde que o ranking da Fifa foi implantado, antes do Mundial dos Estados Unidos, em 1994, nunca uma edição do torneio teve seleções tão mal posicionadas na lista da entidade quanto na Rússia-2018.

Os oito países que continuam vivos na briga pelo título ocupam em média a 19ª colocação na classificação das seleções, de acordo com a última versão, divulgada no dia 7 de junho.

Até então, as quartas menos poderosas da história haviam sido as do Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Na ocasião, as equipes participantes da segunda rodada da fase final ocupavam em média um fictício 18,8º lugar.

A responsável direta pela quebra do recorde neste ano é a Rússia. Ao eliminar nos pênaltis a favorita Espanha, a anfitriã da Copa-2018 se tornou a seleção de pior ranking a ficar entre as oito melhores de uma edição do torneio.

O time do centroavante Artem Dzyuba e do goleiro Igor Akinfeev é apenas o 70º no ranking da Fifa. Antes dos russos, o pior quadrifinalista de todos os tempos era a Ucrânia de 2006, que ocupava o 45º lugar na época.

Na atual edição da Copa, três dos oito times na disputa pela taça estão fora do top 15 da classificação de seleções. Além da anfitriã, fazem parte desse grupo Croácia (20ª) e Suécia (24ª).

Das seis seleções mais bem posicionadas no ranking, só duas ainda podem ser campeãs mundiais em 2018: o Brasil, vice-líder, e a Bélgica, terceira colocada, que se enfrentam na sexta-feira, em Kazan.

França (7ª), Inglaterra (12ª) e Uruguai (14ª) são as outras classificadas para as quartas.

Curiosamente, esta é a segunda edição consecutiva em que a melhor seleção considerada do planeta dá vexame e cai precocemente no torneio. Neste ano, a Alemanha foi eliminada ainda na primeira fase e repetiu o fiasco protagonizado pela Espanha, então do líder do ranking, em 2014.

A próxima fase da Copa começa na sexta, com o confronto entre uruguaios e franceses, em Nizhny, que será seguido da partida entre Neymar e cia contra os belgas. No sábado, serão outros dois jogos: Rússia x Croácia, em Sochi, e Suécia x Inglaterra, em Samara.

A decisão do Mundial da Rússia está marcada para 15 de julho e será disputada em Moscou.

CLASSIFICAÇÃO MÉDIA DOS QUADRIFINALISTAS DA COPA (RANKING DA FIFA):

1994 – 7,6ª
1998 – 14ª
2002 – 18,8ª
2006 – 14ª
2010 – 12,4ª
2014 – 11,1ª
2018 – 19ª


Mais de Seleções:

– Com queda alemã, Brasil assume liderança do ranking da Fifa; veja top 10
– Copa do placar magro caminha para recorde de 1 a 0
– Em busca do tetra, Europa tem melhor início de Copa em 20 anos
– Por que a camisa da Croácia sempre é quadriculada?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.