Topo

Rafael Reis

Com queda alemã, Brasil assume liderança do ranking da Fifa; veja top 10

Rafael Reis

30/06/2018 04h00

A eliminação precoce da Alemanha e o bom desempenho do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo-2018 fizeram a seleção comandada por Tite assumir a liderança provisória do ranking da Fifa.

De acordo com simulação feita usando uma ferramenta disponibilizada pela própria entidade, a equipe pentacampeã mundial pulou para a primeira colocação da lista após seus três primeiros compromissos na Rússia.

Com as vitórias sobre Costa Rica e Sérvia, além do empate com a Suíça, o Brasil saltou de 1.431 para 1.627 pontos e deixou a vice-liderança para ocupar o topo da classificação das seleções do planeta.

O time de Neymar, Philippe Coutinho e cia. se beneficiou do vexame protagonizado pela Alemanha para chegar à ponta.

A atual campeã mundial tinha 1.558 pontos e ocupava a liderança do ranking da Fifa antes do início da Copa. Mas, com a queda já na primeira fase e apenas uma vitória nos três jogos disputados na Rússia, despencou para a sexta colocação da lista.

A nova segunda colocada do ranking é a Bélgica. Dona da melhor campanha da fase de grupos do Mundial, a equipe de Hazard, De Bruyne e Lukaku tem agora 1.468 pontos, 159 a menos que o Brasil.

Quem também se deu bem na primeira fase da Copa foi a Croácia. Uma das sensações do Mundial da Rússia, a equipe europeia ganhou 17 posições e agora é a terceira colocada no ranking.

A Argentina, por outro lado, despencou. Mesmo tendo conseguido uma classificação dramática para as oitavas de final, caiu da quinta para a 11ª posição na lista de seleções da Fifa.

Adversário do Brasil nas oitavas, o México continua longe do topo do ranking e é apenas o 16º colocado, com 1.046 pontos.

O ranking da Fifa existe desde agosto de 1993, leva em consideração os resultados acumulados por cada seleção ao longo dos últimos quatro anos e foi usado pela entidade para definir a seleções que seriam cabeça de chave da Copa-2018.

Após o Mundial da Rússia, ele passará por uma reformulação que visa evitar distorções como a que colocou a Polônia em situação privilegiada no sorteio das chaves.

A primeira edição do ranking com as novas regras de pontuação será divulgado em 19 de julho, quatro dias depois da final da Copa.

RANKING DA FIFA (APÓS 1ª FASE DA COPA):

1 – Brasil – 1.627
2 – Bélgica – 1.468
3 – Croácia – 1.331
4 – França – 1.314
5 – Suíça – 1.299
6 – Alemanha – 1.271
7 – Portugal – 1.249
Uruguai – 1.249
9 – Espanha – 1.244
10 – Inglaterra – 1.237


Mais de Seleções:

– Copa do placar magro caminha para recorde de 1 a 0
– Em busca do tetra, Europa tem melhor início de Copa em 20 anos
– Por que a camisa da Croácia sempre é quadriculada?
– Envelhecida, Rússia recebe a Copa com seleção soviética

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.