Topo

Rafael Reis

Por que a camisa da Croácia sempre é quadriculada?

Rafael Reis

16/06/2018 04h00

A camisa quadriculada em vermelho e branco é inconfundível. Mesmo de longe, é fácil perceber que a Croácia é a seleção que está em campo.

Mas por que a equipe de Luka Modric, Ivan Rakitic e Mario Mandzukic, que estreia neste sábado na Copa do Mundo-2018, contra a Nigéria, em Kaliningrado, veste um uniforme tão diferente?

O xadrez é um símbolo nacional dos croatas. Ele está presente na bandeira e no brasão das forças armadas do país. E sempre nas mesmas cores do uniforme número 1 da equipe do técnico Zlatko Dalic: vermelho e branco.

Escavações realizadas em Innsbruck, na Áustria, chegaram a encontrar artefatos do século XV com o brasão croata.

Só que ninguém sabe ao certo o motivo desse povo adotar o quadriculado como uma peça essencial da sua identidade nacional.

O que existem são teorias. A mais conhecida delas afirma que o desenho é uma forma de retratar as duas principais etnias que compõem o país, os croatas brancos e os croatas vermelhos.

Há também quem defenda que a origem do povo croata está no território do atual Irã e que as bandeiras quadriculadas foram adotadas como uma forma de identificação de quem fazia parte da tribo durante a viagem rumo à Europa.

Por fim, existe até uma lenda que diz que o xadrez foi adotado como símbolo nacional da Croácia dois séculos atrás, depois que o rei Stejpan Drzislav vencer uma partida do jogo de mesmo nome contra um monarca da região onde hoje fica a Itália.

Independente da origem, o quadriculado é o padrão do uniforme da Croácia desde que o país se separou da Iugoslávia, em 1991, e fundou sua própria seleção.

A versão atual da camisa croata traz o xadrez em vermelho apenas na parte da frente. As costas do uniforme são quase que inteiramente brancas (apenas a gola e as mangas são vermelhas).

A Copa-2018 é o quarto Mundial da história da Croácia. A melhor participação aconteceu logo na estreia, em 1998, quando a equipe foi terceira colocada. Quatro anos atrás, a eliminação veio ainda na primeira fase.

Além de croatas e nigerianos, o Grupo D conta ainda com Argentina e Islândia.


Mais de Seleções:

– Envelhecida, Rússia recebe a Copa com seleção soviética
– Como políticas de Putin minaram chances da Rússia na Copa-2018
– Mais velha da história, Copa se enche de "tiozões" e tem até quarentão
– China "invade" Copa do Mundo e chega até a seleções favoritas

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.