Topo

Por onde andam 7 ídolos históricos do Arsenal?

Rafael Reis

20/06/2019 04h20

Eles já penduraram as chuteiras e abandonaram o futebol profissional. Mesmo assim, continuam sendo amados e idolatrados pelos torcedores dos clubes onde marcaram gols, fizeram defesas milagrosas, conquistaram títulos importantes e escreveram seus nomes na história.

Desde o começo de abril, o "Blog do Rafael Reis" publica semanalmente a seção "Por Onde Andam os ídolos?". Desde então, mostrarmos semanalmente os paradeiros dos maiores nomes de todos os tempos dos times mais importantes do futebol europeu.

Hoje, apresentamos o destino de sete ídolos históricos do Arsenal, um dos grandes do futebol inglês. Na próxima semana, será a vez de fazer o mesmo com jogadores que construíram a trajetória da Juventus.

THIERRY HENRY
Ex-atacante
41 anos
Francês

Crédito: Getty Images

O eterno camisa 14 do Arsenal tem 288 motivos para ser considerado o maior ídolo da história do clube. É esse o número gols que fazem de Thierry Henry o artilheiro número um da equipe londrina. Durante o período em que jogou pelos Gunners, o francês foi duas vezes eleito como segundo melhor jogador do planeta na eleição da Fifa (2003 e 2004). Depois de ser assistente da seleção da Bélgica na última Copa do Mundo, Henry estreou como técnico na última temporada. No entanto, sua passagem pelo Monaco foi desastrosa: em 20 partidas, só conseguiu quatro vitórias. Por isso, ficou apenas três meses no cargo.

DENNIS BERGKAMP
Ex-atacante
50 anos
Holandês

Crédito: Divulgação

Autor de alguns dos gols mais bonitos do futebol mundial nas últimas décadas, o holandês é possivelmente o jogador de maior qualidade técnica que já vestiu a camisa do Arsenal. Bergkamp formou com Henry uma dupla de ataque que encheu de alegrias o torcedor dos Gunners. Juntos, eles conquistaram dois títulos ingleses (um deles de forma invicta) e foram finalistas da Liga dos Campeões na temporada 2005/06, justamente a última da carreira do craque holandês. Entre 2008 e 2017, Bergkamp trabalhou em diferentes funções Ajax. Desde março, está nas categorias de base de um pequeno clube holandês, o Almere City.

IAN WRIGHT
Ex-atacante
55 anos
Inglês

Crédito: Reprodução

Homem-gol do Arsenal entre 1991 e 1998, é o segundo maior artilheiro da história do clube, com 185 gols em 288 partida, e conquistou quatro títulos com a camisa vermelha e branca (um Inglês, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Recopa Europeia). Aposentado desde 2000, tentou a sorte como técnico e diretor de futebol, mas emplacou mesmo como comentarista esportivo na TV e no rádio. Atualmente, faz parte da equipe de especialistas da BBC. Teve dois filhos jogadores de futebol: Shaun, que jogou no Manchester City e já deixou os gramados, e Bradley, que atua no New York Red Bulls.

TONY ADAMS
Ex-zagueiro
52 anos
Inglês

Crédito: Getty Images

Ao longo de 19 temporadas como jogador do Arsenal, disputou 669 partidas pelo clube e ficou eternizado como um dos grandes capitães da história dos Gunners. Adams só não foi ainda maior porque passou boa parte da carreira lutando contra o alcoolismo e os efeitos do abuso do álcool. Aposentado em 2002, depois de ter vestido apenas uma camisa durante toda a carreira, virou estátua no Emirates Stadium e chegou a ser olheiro do Arsenal. Seu trabalho mais recente foi no Granada, clube espanhol em que atuou como diretor de futebol e treinador interino em 2017.

PATRICK VIEIRA
Ex-meia
42 anos
Francês

Crédito: Divulgação

Pulmão do histórico time que se sagrou campeão inglês invicto em 2004, defendeu o Arsenal durante nove temporadas e virou símbolo do futebol bem jogado pela equipe londrina. Vieira se queimou um pouco seu time com o torcedor gunner, quando voltou à Inglaterra no fim da carreira para defender o Manchester City, e não o Arsenal. Mesmo assim, é um dos grandes da história do clube. Depois de trabalhar durante dois anos e meio no New York City, estreou como técnico na Europa na temporada passada e levou o Nice à sétima colocação do Campeonato Francês.

DAVID O'LEARY
Ex-zagueiro
61 anos
Irlandês

Crédito: Reprodução

Normalmente esquecido pelos torcedores mais jovens, é o recordista de jogos do Arsenal em todos os tempos. O irlandês, que começou a carreira em Londres, defendeu a equipe 722 vezes em 18 anos. Com O'Leary, o Arsenal foi campeão inglês duas vezes, em 1989 e 1991. Depois da aposentadoria, teve uma trajetória das mais razoáveis como treinador: comandou o Leeds United durante quatro temporadas, ficou três anos à frente do Aston Villa e se aposentou lá nos Emirados Árabes, onde dirigiu o Al-Ahli.

ARSÈNE WENGER
Técnico
69 anos
Francês

Crédito: Peter Powell/Reuters

Divide com Herbert Chapman (1925-1934) o posto de maior técnico da história do Arsenal. Wenger comandou a equipe londrina entre 1996 e 2018, conquistou três títulos ingleses e foi uma vez vice da Liga dos Campeões. Mais importante do que os troféus levantados, transformou o jeito de se jogar futebol de toda a Premier League e fez dos Gunners um sinônimo mundial de jogo bonito. Apesar do desgaste da reta final de sua passagem pelo clube, ainda é amado nos Emirates Stadium. Desempregado desde a saída do Arsenal, comenta esporadicamente jogos para canais de televisão franceses e ingleses.


Mais de Cidadãos do Mundo

"Paitrocinado", filho de ditador jogou na Itália e participou da Champions
Nojo de homossexuais? Como polêmica marcou carreira de técnico do Paraguai
Conheça a jogadora que pode ser mãe enquanto disputa a Copa do Mundo
Candidato a craque do Mundial sub-20 surgiu em "The Voice" da bola

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por onde andam 7 ídolos históricos do Arsenal? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis