Topo

Com show, Mbappé se aproxima de Messi e reabre briga por Chuteira de Ouro

Rafael Reis

23/04/2019 04h20

O fim de semana foi perfeito para Kylian Mbappé. O garoto retomou a parceria com Edinson Cavani e Neymar, anotou um hat-trick, sagrou-se campeão francês e reabriu a disputa pela Chuteira de Ouro.

Com os três gols marcados na vitória por 3 a 1 sobre o Monaco, no domingo, o camisa 7 do Paris Saint-Germain diminuiu pela metade a desvantagem em relação ao líder e ainda favorito ao prêmio concedido ao maior artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na temporada, Lionel Messi.

Crédito: Franck Fife/AFP

O argentino passou em branco no 2 a 1 aplicado pelo Barcelona sobre a Real Sociedad, no sábado, e estacionou nos 66 pontos. Mbappé saltou dos 54 pontos que tinha na semana passada para 60.

Com isso, a diferença entre os dois primeiros colocados da Chuteira de Ouro caiu para seis pontos. Como cada gol marcado nos Campeonatos Espanhol e Francês tem peso dois, Messi tem folga de apenas três bolas nas redes.

O Barcelona ainda tem ainda mais cinco compromissos em sua liga nacional nesta temporada: Alavés, Levante, Celta, Getafe e Eibar. O PSG, também: Montpellier, Nice, Angers, Dijon e Reims.

Mas Mbappé possui duas cartas na manga para tentar alcançar Messi e conquistar o prêmio de artilheiro da Europa pela primeira vez em sua carreira.

Uma delas é o fato de já estar eliminado da Liga dos Campeões e poder centrar todos os seus esforços na Ligue 1, ao contrário do adversário direto pela taça, que deve priorizar a Champions League e pode até ser poupado de alguns jogos do Espanhol para não se desgastar demais.

A outra é a volta dos seus dois companheiros de ataque, Cavani e Neymar, que estão recuperados de problemas físicos. Com eles em campo, O PSG ganha poder de fogo e deve marcar mais gols, o que aumenta as chances estatísticas de Mbappé de balançar as redes.

Ainda líder da Chuteira de Ouro, Messi é o grande nome da história do prêmio e já levou cinco troféus para casa: 2010, 2012, 2013, 2017 e 2018. Na última edição, marcou 34 gols no Espanhol e acumulou 68 pontos no ranking.

O Brasil não fatura o prêmio desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada. O ex-centroavante de Palmeiras e Grêmio também levantou a taça em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta edição, o brasileiro mais bem posicionado é Liliu, que atua no futebol estoniano e ocupa a 33ª posição, com 31 pontos. Neymar, do PSG, principal astro do país na atualidade, é o 57º, com 26 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da disputa.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 66 pontos (33 gols)
2º – Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain) – 60 pontos (30 gols)
3º – Fabio Quagliarella (ITA, Sampdoria) – 44 pontos (22 gols)
4º – Karim Benzema (FRA, Real Madrid) – 42 pontos (21 gols)
Krzysztof Piatek (POL, Milan) – 42 pontos (21 gols)
Mbaye Diagne (SEN, Galatasaray) – 42 pontos (28 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 42 pontos (21 gols)
8º – Luuk de Jong (HOL, PSV Eindhoven) – 40,5 pontos (27 gols)
9º – Duván Zapata (COL, Atalanta) – 40 pontos (20 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 40 pontos (20 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

7 sul-americanos com contrato no fim que já podem assinar com seu time
Por onde andam 7 ídolos históricos do Atlético de Madri?
Ex-Corinthians, Zizao "mora" no banco em nova temporada chinesa
Qual era o time de Hitler e de outros ditadores famosos?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com show, Mbappé se aproxima de Messi e reabre briga por Chuteira de Ouro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis