Topo

Conheça os brasileiros que são artilheiros de campeonatos no exterior

Rafael Reis

15/03/2019 04h00

Foi-se o tempo em que o Brasil emplacava artilheiros nos principais campeonatos do planeta. Na Espanha, a última vez foi em 2003/04 (Ronaldo). Na Itália, em 1998/99 (Amoroso). Já na Alemanha, o jejum é um pouco menor, de dez anos, já que Grafite foi o goleador em 2008/09.

Mas isso não significa que o futebol pentacampeão mundial não continue fazendo seus golzinhos mundo afora. A diferença é que agora eles estão mais localizados em ligas de segundo ou terceiro escalão.

Após garimpar em todos os cantos do planeta, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo quatro brasileiros que são artilheiros de campeonatos internacionais que disputam nesta temporada.

JÚNIOR MORAES
Atacante
31 anos
Shakhtar Donetsk (UCR)
Artilheiro do Campeonato Ucraniano

Crédito: AFP

Lembrado no Brasil como o garoto que saiu do banco de reservas para marcar o gol do título paulista de 2007 para o Santos, o centroavante pouco fez no futebol nacional. Em compensação, construiu uma carreira de sucesso no Leste Europeu. Em quase sete anos na Ucrânia, já marcou mais de 90 gols. Contratado pelo Shakhtar Donetsk nesta temporada, após se destacar no arquirrival do clube, o Dínamo de Kiev, Júnior Moraes já meteu 15 bolas nas redes na liga nacional nesta temporada, quatro a mais que o vice-artilheiro, o ucraniano Marian Shved, do Karpaty.

ERIK
Atacante
24 anos
Botafogo (BRA)
Artilheiro da Copa Sul-Americana

Crédito: Sergio Moraes/Reuters

Emprestado pelo Palmeiras ao Botafogo desde agosto do ano passado, o atacante fez três dos quatro gols do clube carioca nas duas vitórias sobre o Defensa y Justicia, da Argentina, e, por enquanto, divide a artilharia da Copa Sul-Americana com o equatoriano Michael Estrada, do Macará. Os dois, aliás, são os únicos jogadores que balançaram as redes mais de uma vez até o momento na primeira fase da competição continental.

ANDERSON LOPES
Atacante
25 anos
Hokkaido Sapporo (JAP)
Artilheiro do Campeonato Japonês

Crédito: Reprodução

Nas primeiras três rodadas da J.League-2019, ninguém fez mais gols que o ex-atacante de Avaí e Athletico-PR. E todas as quatro finalizações de Anderson Lopes que mexeram no placar foram no mesmo jogo, a goleada por 5 a 2 aplicada pelo Hokkaido Sapporo sobre o Shimizu S-Pulse, no último domingo. A comemoração de um deles, aliás, rodou o mundo. O brasileiro ficou tão contente com seu gol que não viu um fosso localizado na saída do gramado. Resultado: caiu de uma altura de 1,5 m. Para sua sorte, acabou não se machucando.

LEANDRO ASSUMPÇÃO
Meia-atacante
33 anos
Nakhonratchasima Mazda (TAI)
Artilheiro do Campeonato Tailandês

Crédito: Reprodução

O jogador, que teve uma rápida passagem pelo Flamengo em 2007, mas fez carreira no Brasil atuando em times pequenos do Rio de Janeiro, é outro que começou com tudo a nova temporada. Leandro Assumpção fez três gols nas primeiras três rodadas do Campeonato Tailandês, competição que disputa desde 2011 e cuja artilharia costuma ser dominada por brasileiros — quatro das cinco últimas edições terminaram com um tupiniquim como principal goleador.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Com melhor passe do futebol espanhol, Arthur confirma fama de "novo Xavi"
Capitão do Benfica é o brasileiro menos disciplinado da Europa; veja top 10
Libertadores-19 tem ex-astro do SP e craque da Copinha em times gringos
Em semana de clássicos, imprensa de Madri dá protagonismo a Vinícius Jr.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça os brasileiros que são artilheiros de campeonatos no exterior - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis