Topo

Rafael Reis

Em semana de clássicos, imprensa de Madri dá protagonismo a Vinícius Jr.

Rafael Reis

02/03/2019 04h00

Nada de Sergio Ramos, Karim Benzema, Luka Modric ou Gareth Bale. Na semana dos clássicos contra o Barcelona, a imprensa da capital espanhola mostrou que considera Vinícius Júnior como protagonista do Real Madrid.

O atacante brasileiro de 18 anos foi o jogador do atual tricampeão europeu que mais apareceu nas capas dos diários "Marca" e "As", os dois principais jornais esportivos de Madri, na semana mais movimentada do ano até o momento.

Na última quarta-feira, o Barça derrotou o Real por 3 a 0 e se classificou para a decisão da Copa do Rei. Neste sábado, os dois arquirrivais se encontram de novo, mais uma vez no Santiago Bernabéu, em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol.

Crédito: Quality Sports Image/Getty Images

E, pelo que a imprensa madrilena falou nos últimos dias, a expectativa do time de Santiago Solari para se recuperar do péssimo resultado do último clássico e conseguir uma vitória neste fim de semana está depositada em Vinícius.

O camisa 28 apareceu três vezes com destaque (foto e chamada valorizando seu nome) nos diários esportivos da cidade entre segunda e sexta-feira. No mesmo período, Sergio Ramos e Bale tiveram uma aparição cada e Benzema nem deu as caras.


Na quinta, os dois jornais colocaram o brasileiro na manchete. Ambos exaltaram o protagonismo exercido pelo brasileiro no clássico do dia anterior e as boas jogadas feitas por ele na faixa esquerda do campo, mas não deixaram de criticar sua incapacidade de transformar esses lances em gol.

O "Marca" manchetou a frase "La diferencia entre" ("A diferença entre", em tradução para o português) em meio a uma montagem com fotos de Vinícius e Luis Suárez, autor de dois dos três gols do Barça.

O "As" também seguiu uma linha de raciocínio semelhante em sua capa que foi às bancas pós-clássico da Copa do Rei: "Vinícius juega, Suárez mata" ("Vinícius joga, Suárez mata", em português).

Crédito: Reprodução

Já na sexta, o "Marca" decidiu destacar a primeira convocação do garoto do Real para a seleção principal, para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, neste mês. No canto superior direito de sua capa, publicou uma imagem do adolescente com o texto "Brasil llama a Vinícius" ("Brasil chama Vinícius").

A cria das categorias de base do Flamengo está em sua temporada de estreia pelo clube de Madri. Relegado ao Castilla (time B) nos primeiros meses de Espanha, o atacante ganhou fôlego na virada de ano e se tornou rapidamente um dos nomes mais importantes do elenco merengue.

Só pela equipe principal, Vinícius já soma 26 jogos, três gols e 12 assistências em Madri. Em 2018/19, nenhum outro jogador do maior vencedor da história da Champions deu mais passes para companheiros balançarem as redes que ele.

O Real não venceu nenhum dos últimos cinco clássicos contra o Barça (dois empates e três derrotas). No Espanhol, ocupa a terceira posição, com 48 pontos, nove a menos que o líder, justamente a equipe de Messi.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Copa do Qatar-2022 paga salário de Neymar no PSG: verdade ou lenda?
Machucado, Neymar é o brasileiro que mais criou gols na Europa; veja top 10
Ex-Palmeiras usa conselhos de Eto'o para ser ídolo na Turquia
Lucas Leiva renasce na Lazio e vira o maior ladrão de bolas da Itália

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.