Topo

Mundial de Clubes tem 7 jogadores brasileiros; conheça cada um deles

Rafael Reis

12/12/2018 04h20

Team Wellington (Nova Zelândia) e Al-Ain (Emirados Árabes Unidos) abrem nesta quarta-feira, a partir das 13h30 (de Brasília), a 15ª edição do Mundial de Clubes da Fifa.

Diferentemente do ano passado, quando o Grêmio chegou à decisão e acabou derrotado pelo Real Madrid, desta vez nenhum clube brasileiro estará presente na competição que fecha o calendário internacional de 2018.

Mas isso não significa que o futebol pentacampeão mundial não estará representado nos gramados árabes. Sete jogadores brasileiros (de três times diferentes) foram inscritos no torneio. Apresentamos abaixo cada um deles.

VINÍCIUS JÚNIOR
Atacante
18 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Paul White/AP Photo

Relegado ao time B nos primeiros meses da temporada, o jovem passou a receber mais minutos nas últimas semanas e se tornou uma das apostas do técnico Santiago Solari para a segunda metade da temporada europeia. A cria das categorias de base do Flamengo participou de cinco dos últimos nove jogos do Real Madrid. Nesse período, marcou dois gols e distribuiu mais três assistências. De quebra, ganhou elogios do seu treinador: "superou as expectativas".

MARCELO
Lateral esquerdo
30 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Denis Doyle/Getty Images

Um dos ícones do Real, já conquistou três títulos do Mundial (2014, 2016 e 2017) pelo atual tricampeão europeu e foi inscrito na competição mesmo não estando em suas melhores condições físicas. Marcelo vem se recuperando de problemas musculares. Por isso, participou de apenas três dos últimos nove compromissos da equipe no Campeonato Espanhol e vem sendo utilizado à conta-gotas por Solari.

CASEMIRO
Volante
26 anos
Real Madrid (ESP)

Crédito: Oscar del Pozo/AFP

Titular absoluto do meio-campo espanhol, o volante brasileiro é outro que vem sofrendo com questões médicas nesta temporada. Casemiro está fora de ação há um mês devido a uma entorse no tornozelo direito e chegou a ser cortado dos últimos amistosos da seleção. Em reta final de recuperação, o ex-São Paulo pode retornar à equipe justamente na semifinal do Mundial, no dia 19, contra Kashima Antlers ou Chivas Guadalajara.

LEANDRO
Meia-atacante
25 anos
Kashima Antlers (JAP)

Crédito: Divulgação

Ex-Grêmio, Palmeiras, Santos e Coritiba, já defendeu até a seleção brasileira em um amistoso contra a Bolívia em 2013. No Japão desde o ano passado, foi desfalque durante a maior parte da temporada 2018 da J-League em virtude de cirurgias no joelho direito. Leandro só voltou a defender o Kashima no fim do mês passado e disputou apenas duas partidas antes de desembarcar no Mundial de Clubes.

SERGINHO
Meia
23 anos
Kashima Antlers (JAP)

Crédito: Divulgação

Após defender o América-MG no primeiro semestre, o meia foi contratado do Santos há apenas quatro meses. Mesmo com pouco tempo no Oriente, Serginho já é uma peça central do Kashima e foi essencial na conquista inédita da Liga dos Campeões da Ásia. O brasileiro balançou as redes em cinco das seis partidas disputadas pelo clube japonês a partir das quartas de final do torneio continental.

LÉO SILVA
Volante
32 anos
Kashima Antlers (JAP)

Crédito: Divulgação

O mais velho dos jogadores brasileiros inscritos neste Mundial já é um veterano de futebol japonês. Ex-Cruzeiro e Botafogo, Léo Silva joga na Ásia desde 2013 e está em sua segunda temporada pelo Kashima. Autor de um dos gols da vitória sobre o iraniano Persepolis na final da Champions asiática, o volante chega ao Mundial em fase de recuperação de uma contusão muscular.

CAIO LUCAS
Meia-atacante
24 anos
Al-Ain (EAU)

Crédito: Divulgação

O brasileiro é um dos principais jogadores do representante do país-sede do Mundial. Dispensado das categorias de base do São Paulo, Caio Lucas conseguiu se transformar em jogador profissional de futebol graças a uma bolsa de estudos que ganhou para estudar e atuar no Japão. Com a carreira toda construída na Ásia, o meia-atacante está na mira do Porto e pode se mudar para Portugal na próxima temporada.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

Dispensado do São Paulo, brasileiro estudou no Japão e vai disputar Mundial
5 jogadores para seu clube repatriar do futebol dos EUA em 2019
7 jogadores para seu clube repatriar do futebol asiático em 2019
Em quais clubes da Europa os craques do futebol brasileiro se encaixariam?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mundial de Clubes tem 7 jogadores brasileiros; conheça cada um deles - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.


Rafael Reis