Por onde andam 7 ex-jogadores do Flamengo que estão no exterior?
Rafael Reis
04/10/2018 04h20
Como está a carreira daquele jogador que passou por seu time de coração e que hoje defende algum time no exterior, mas não algum daqueles clubes que aparecem quase que semanalmente na TV brasileira, como Barcelona, Manchester City ou Chelsea?
É para responder a essa pergunta que o "Blog do Rafael Reis" publica desde o mês passado a seção "Por Onde Anda? – Times Brasileiros". Durante 12 semanas, vamos revelar os paradeiros de vários jogadores que estão nessa situação.
Hoje, mostramos os destinos de sete ex-jogadores do Flamengo. Na semana que vem, será a vez de fazermos a mesma coisa com atletas que atuaram no Fluminense.
ALEX MURALHA
Goleiro
28 anos
Albirex Niigata (JAP)
Após cair em desgraça com o torcedor flamenguista no ano passado, acabou emprestado para a segunda divisão japonesa. No Albirex Niigata, a situação de Alex Muralha é totalmente diferente. Apesar de uma falha ou outra, o brasileiro é titular absoluto e um dos jogadores mais importantes da equipe. Só que o time não ajuda muito, já que está na metade de baixo da tabela de classificação da J2-League.
RAFAEL VAZ
Zagueiro
30 anos
Universidad de Chile (CHI)
Contratado do arquirrival Vasco, chegou a ter bons momentos com a camisa rubro-negra antes de perder espaço e seguir o mesmo caminho de Alex Muralha: ser emprestado para um clube do exterior. Mas, ao contrário do goleiro, Rafael Vaz não precisou atravessar nenhum oceano. Seu destino foi um tanto incomum para jogadores brasileiros, a Universidad de Chile, onde atua ao lado de vários veteranos conhecidos, como David Pizarro e Jean Beausejour.
WALLACE
Zagueiro
30 anos
Göztepe (TUR)
Famoso por ser um jogador mais culto do que a média, o zagueiro passou três anos no Flamengo, fez parte do time que foi campeão da Copa do Brasil-2013 e chegou a usar a braçadeira de capitão. Negociado pelo Grêmio com o futebol turco no começo do ano, está em sua segunda temporada pelo Göztepe, uma equipe de escalão intermediário do país que fica na fronteira entre Europa e Ásia.
ANDERSON PICO
Lateral esquerdo
29 anos
Kisvárda (HUN)
Dono de um potente chute na perna esquerda e de um físico pouco comum para um lateral, Pico chegou ao Flamengo em 2014 e permaneceu vinculado ao clube durante duas temporadas. Após mais de um ano sem jogar futebol profissionalmente, assinou em julho com um time da Hungria e se mandou para lá. Começou a temporada no banco de reservas, mas já ganhou a posição de titular.
VÍCTOR CÁCERES
Volante
33 anos
Cerro Porteño (PAR)
Defendeu o Flamengo de 2012 a 2015 e, apesar de uma certa limitação técnica, conquistou a torcida pela dedicação que costumava mostrar em campo. Campeão da Copa do Brasil-2013, acabou sendo negociado pelo clube carioca com o futebol do Qatar. No ano passado, retornou ao Paraguai, seu país-natal, para defender uma das potências de lá, o tradicional Cerro Porteño.
ADRYAN
Meia-atacante
24 anos
Sion (SUI)
Camisa 10 nas seleções brasileiras de base, fez sucesso nos times sub-15 e sub-17 do Flamengo e até chegou a ser comparado com Zico. Mas o envelhecimento não fez bem para Adryan. Sem conseguir se firmar na equipe adulta, foi emprestado para Itália (Cagliari), Inglaterra (Leeds United) e França (Nantes), mas não conseguiu "explodir" em lugar nenhum. Desde a temporada passada, atua na pouca expressiva liga suíça.
THOMÁS
Meia
25 anos
Apollon Smyrnis (GRE)
Contemporâneo de Adryan nas categorias de base flamenguistas, chegou a marcar cinco gols em um único jogo da Copa São Paulo e era visto como uma grande aposta rubro-negra para o futuro. Mas Thomás ficou mesmo só na promessa de craque. Sem deslanchar no Fla, foi emprestado quatro vezes (Siena, Ponte Preta, Seattle Sounders e Joinville) até o fim do seu contrato. Nesta temporada, voltou à Europa para defender o lanterninha do Campeonato Grego.
Mais de Brasileiros pelo Mundo
–Brasileiro mantém liderança da Chuteira de Ouro; Neymar entra no top 25
–Por onde andam 7 ex-jogadores do Santos que estão no exterior?
–Por onde andam 7 ex-jogadores do São Paulo que estão no exterior?
–Nova geração faz Brasil ter a maior presença na Champions em 4 anos
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.