Ex-Grêmio supera Neymar e é o "garçom" brasileiro da temporada europeia
Rafael Reis
22/05/2018 04h30
Pela primeira vez nos últimos três anos, Neymar não foi o jogador brasileiro que mais distribuiu assistências no futebol europeu.
Prejudicado pela lesão no pé esquerdo que o tirou de ação durante os últimos dois meses e meio de sua temporada de estreia no Paris Saint-Germain, o craque perdeu o posto de maior "garçom" brasileiro do Velho Continente para Alex Telles.
Campeão português pelo Porto, o lateral esquerdo que se destacou no Grêmio e também teve passagens por Galatasaray e Inter de Milão deu 20 passes para seus companheiros marcarem em 2017/18.
Nenhum outro representante do futebol pentacampeão mundial que atua em alguma das dez principais ligas do Velho Continente (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, Rússia, Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia, segundo os coeficientes da Uefa) deu tantas assistências no período.
Apesar de ser lateral, Alex Telles foi o jogador que mais deu passes para gol no Campeonato Português (14) e um dos principais nomes do Porto que encerrou a hegemonia de quatro anos do Benfica no futebol local.
O sucesso do brasileiro o colocou na alça de mira de clubes importantes de toda a Europa. Segundo o jornal português "A Bola", times de Espanha, Alemanha, Itália e Inglaterra já manifestaram interesse em contratá-lo.
Ao longo da temporada, Telles deu uma assistência a mais que Neymar, que havia liderado esse ranking dos dois últimos anos.
Quem completa é o pódio das assistências é Roberto Firmino, do Liverpool. O finalista da Liga dos Campeões da Europa já deu 17 passes para gol na temporada e ainda pode aumentar a conta contra o Real Madrid, no domingo.
O top 10 dos maiores garçons brasileiros no Velho Continente é formado basicamente por rostos bastante conhecidos.
As principais exceções são o lateral esquerdo Ismaily, do Shakhtar Donetsk, que foi convocado por Tite para os amistosos da seleção brasileira em março, e o meia Fernando Canesin, que defende o Oostende, da Bélgica.
Ismaily é o sétimo colocado da lista, com 11 passes para gol. Já Canesin deu uma assistência a menos e divide o oitavo lugar com Daniel Alves (PSG) e Felipe Anderson (Lazio).
GARÇONS BRASILEIROS NA EUROPA
1º – Alex Telles (Porto) – 20 assistências
2º – Neymar (Paris Saint-Germain) – 19
3º – Roberto Firmino (Liverpool) – 17
4º – Douglas Costa (Juventus) – 14
Philippe Coutinho (Liverpool/Barcelona) – 14
6º – Willian (Chelsea) – 12
7º – Ismaily (Shakhtar Donetsk) – 11
8º – Daniel Alves (Paris Saint-Germain) – 10
Felipe Anderson (Lazio) – 10
Fernando Canesin (Oostende) – 10
Mais de Balanço da Temporada
–Ignorado por Tite, Jonas é o goleador brasileiro da temporada; veja top 10
–Dortmund é campeão de público da Europa; Barça despenca sem Neymar
–Dupla do Real está entre os mais indisciplinados da temporada; veja top 10
–Nenhum jogador produziu mais gols que Messi na temporada; veja top 10
–Finalista da Liga Europa é maior "garçom" da temporada; veja o top 10
–Salah bem que tentou, mas Chuteira de Ouro irá pela 5ª vez para Messi
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.