Italiano faz 4 gols no 1º jogo do ano e tira artilharia da Europa de Cavani
Rafael Reis
09/01/2018 04h30
O ano começou com tudo para Ciro Immobile. Pela primeira vez na carreira, o centroavante italiano da Lazio marcou quatro gols em uma mesma partida. Resultado: assumiu a liderança da Chuteira de Ouro.
Com as quatro bolas empurradas para dentro das redes do Spal, no último sábado, o atacante chegou a 20 gols no Campeonato Italiano e 40 pontos na classificação dos principais artilheiros do futebol europeu na temporada.
O "pôquer" (quatro gols em um jogo) fez Immobile deixar para trás o uruguaio Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, que tem 38 pontos (19 gols) e até então liderava o ranking do prêmio concedido pela união de vários veículos da imprensa europeia.
Além da liderança de Immobile, as últimas semanas de 2017 e a primeira deste ano provocaram outras alterações na parte de cima da classificação da Chuteira de Ouro.
O inglês Harry Kane e o egípcio Mohamed Salah, artilheiro e vice do Campeonato Inglês, respectivamente, foram os jogadores que mais subiram.
O camisa 10 do Tottenham marcou seis vezes na Premier League desde 23 de dezembro e saltou para o terceiro lugar, com 36 pontos (18 gols). Já o egípcio do Liverpool aparece dois pontos atrás, na quinta colocação.
Outra novidade no ranking é a presença de um brasileiro no top 10. Artilheiro do Campeonato Português, o veterano Jonas, 33, do Benfica, divide agora o nono lugar com o espanhol Igor Angulo, que atua no futebol polonês.
A última vitória brasileira na Chuteira de Ouro foi alcançada por Jardel, então jogador do Sporting, em 2001/12. O atual vencedor do prêmio é Lionel Messi, do Barcelona, que nesta temporada ocupa a sexta colocação, com oito pontos a menos que Cavani.
Neymar, o jogador mais caro da história do futebol e a principal estrela do PSG e da seleção brasileira na atualidade, ocupa a 25ª posição no ranking, com 22 pontos (11 gols). Cristiano Ronaldo, o atual melhor do mundo e camisa 7 do Real Madrid, não aparece nem entre os 250 jogadores mais bem classificados.
O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.
Confira o top 10 da Chuteira de Ouro
1º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 40 pontos (20 gols)
2º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 38 pontos (19 gols)
3º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 36 pontos (18 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 36 pontos (18 gols)
5º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 34 pontos (17 gols)
6º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 32 pontos (16 gols)
7º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 30 pontos (15 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 30 pontos (15 gols)
9º – Jonas (BRA, Benfica) – 28,5 pontos (19 gols)
Igor Angulo (ESP, Gornik Zabrze) – 28,5 pontos (19 gols)
Mais de Cidadãos do Mundo
–7 garotos para você ficar de olho no futebol mundial em 2018
–5 técnicos gringos que podem pintar no futebol brasileiro durante 2018
–Revelação alemã precisa de autorização dos pais para jogar futebol à noite
–Zagueiro mais caro do mundo não leva cartão há um ano e é novato em seleção
Sobre o Autor
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.
Sobre o Blog
Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.