Topo

Rafael Reis

Revelação alemã precisa de autorização dos pais para jogar futebol à noite

Rafael Reis

02/01/2018 04h00

Uma das principais revelações do Campeonato Alemão nesta temporada, o atacante Jann-Fiete Arp, do Hamburgo, precisa de uma autorização especial assinada por seus pais para poder disputar partidas noturnas.

O centroavante de 17 anos, que já marcou dois gols em nove jogos em sua primeira temporada como profissional, tem de apresentar ao governo alemão uma solicitação requerida por seus responsáveis legais sempre que quiser jogar futebol profissionalmente depois das 20h.

A restrição está ligada às leis trabalhistas da Alemanha. De acordo com a legislação, nenhum menor de idade deve exercer atividade remunerada entre 20h e 6h. Casos excepcionais, como eventos esportivos, precisam passar pelo crivo das autoridades.

A situação de Arp não é inédita. Os meias Toni Kroos (Real Madrid) e Julian Draxler (PSG), ambos titulares da seleção alemã, são dois jogadores que tiveram de recorrer a esse tipo de autorização para participar de jogos noturnos no início da carreira.

A promessa do Hamburgo precisou do documento em três oportunidades: no empate sem gols com o Freiburg e nas derrotas para Eintracht Frankfurt e Borussia Mönchengladbach.

A necessidade dessa autorização para ir campo depois das 20h, no entanto, está perto de acabar. O jogador completa 18 anos no próximo sábado e estará livre para jogar futebol na hora que ele e seu clube quiserem.

Primeiro jogador nascido nos anos 2000 a estrear na Bundesliga, Arp é visto na Alemanha como um futuro camisa 9 da seleção principal.

O atacante, que antes mesmo de disputar sua primeira partida como profissional já fazia parte da lista de desejos de Chelsea, Borussia Dortmund e Juventus, foi vice-artilheiro do último Campeonato Europeu sub-17 e marcou cinco vezes no Mundial da categoria.

O garoto foi promovido ao time principal do Hamburgo depois de fazer 26 gols em 21 partidas no Campeonato Alemão sub-17 da temporada passada. Em setembro, ele recebeu sua primeira chance como profissional.

O bom futebol rapidamente lhe deu um lugar na equipe titular. Das nove partidas que disputou até o momento, Arp começou jogando em seis. Seus gols foram marcados na vitória por 3 a 1 sobre o Stuttgart e na derrota por 2 a 1 ante o Hertha Berlim.

Apesar da jovem promessa, o Hamburgo vem sofrendo na atual temporada. O time do técnico Markus Gisdol é o vice-lanterna da Bundesliga, com apenas 15 pontos conquistados em 17 rodadas.


Mais de Cidadãos do Mundo

Zagueiro mais caro do mundo não leva cartão há um ano e é novato em seleção
Revelação de rival do Brasil na Copa fez fama como fenômeno no Fifa
Traição, seleção nanica e carro tardio: as histórias vividas por De Bruyne
Ele ficou famoso por defender pênaltis importantes. Agora, é galã de novela

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.