Topo

Rafael Reis

Ele ficou famoso por defender pênaltis importantes. Agora, é galã de novela

Rafael Reis

26/12/2017 04h00

Goleiro da seleção argentina em duas Copas do Mundo (1990 e 1994), jogador com passagens por River Plate, Racing, Valez Sarsfield, Cerro Porteño e Internacional, comentarista esportivo, apresentador de programas de TV e agora galã de novela.

Essa é uma forma resumida do de Sergio Goycochea, um dos maiores pegadores de pênaltis da história do futebol mundial.

Sim, o arqueiro que defendeu quatro cobranças na Copa-1990, levou a Argentina ao vice-campeonato mundial – até hoje é citado por Galvão Bueno durante disputas de pênaltis – e agora se dedica à arte de representar.

Goycochea participou da novela "Por amarte así", exibida pela rede de TV argentina "Telefe" entre o fim do ano passado e o primeiro semestre de 2017. E não interpretou si mesmo, ao contrário do que chegaram a fazer Neymar e Ronaldinho Gaúcho em novelas brasileiras.

No drama argentino, o ex-goleiro de 54 anos não fez apenas uma participação especial, mas sim deu vida a Richard, um dos dez personagens principais na história.

A presença na telenovela, que já foi vendida para pelo menos dez outros países, é mais uma prova de como Goycochea se transformou em uma celebridade midiática depois da aposentadoria.

O argentino, que já havia feito alguns trabalhos como modelo durante a carreira como jogador profissional, mergulhou no mundo da comunicação após deixar o futebol em 1999.

Goycochea estreou na TV apresentando um programa de automobilismo. Depois, dividiu com o amigo e ex-companheiro de seleção Diego Maradona o comando do "La Noche del 10", sucesso de repercussão internacional em 2005.

O ex-goleiro também apresentou programas de futebol nos canais ESPN, Fox Sports e TV Pública. Além disso, participou na semana passada do sorteio dos grupos da próxima edição da Libertadores.

O astro ainda estrelou dois reality shows (um deles a versão argentina do Saltibum, quadro de saltos ornamentais do "Caldeirão do Hulk") e fez participações especiais em dois programas de humor.

Por isso, se você visitar a Argentina, olhar para a TV e ver a imagem do Goycochea na telinha, é bem possível que não esteja vendo um programa de futebol. Afinal, um dos goleiros mais importantes da década de 1990 virou galã de novela.


Mais de Cidadãos do Mundo

"Messi das Arábias": quem é o fenômeno asiático que meio mundo não conhece?
9 jogadores que estão na mira de Barça e Real para a janela de janeiro
Barcelona e Real têm algum jogador que ainda não estreou por seleção?
Haja despedida: Kaká e mais 7 astros do futebol que se aposentaram em 2017

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.