Topo

Rafael Reis

5 astros gringos que podem trocar de clube na janela de janeiro

Rafael Reis

27/12/2019 04h00

A janela de transferências das principais ligas nacionais da Europa só abre daqui a cinco dias. Mas, na prática, é como se os grandes clubes do Velho Continente já estivessem liberados para contratar.

Além de alguns negócios já fechados, como a ida do meia-atacante japonês Takumi Minamino (Red Bull Leipzig) para o Liverpool, o Mercado da Bola para a metade final da temporada 2019/2020 está cheio de rumores envolvendo jogadores conhecidos do cenário internacional.

Por isso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco atletas importantes que estão com o futuro indefinido e devem mudar de clube em janeiro, movimentando assim a janela de transferências.

EDINSON CAVANI
Atacante
32 anos
Uruguaio
Paris Saint-Germain (FRA)

Crédito: Charles Platiau/Reuters

Goleador máximo da história do PSG, o centroavante uruguaio vive seus últimos dias em Paris. Na reserva da equipe francesa e com apenas um gol marcado nos últimos quatro meses, Cavani ficará sem contrato no fim da temporada. Mas, o camisa 9 pode ganhar um novo lar já no próximo mês. O Atlético de Madri, seu destino mais provável, quer que Cavani vá para a Espanha já em janeiro. O centroavante prefere cumprir seu vínculo até o fim e só fazer a mudança em julho, mas pode ser convencido pelo Atleti a mudar de ideia e acelerar a transferência.

ERLING BRUNT HAALAND
Atacante
19 anos
Norueguês
Red Bull Salzburg (AUT)

Crédito: David Geieregger/Getty Images

Vice-artilheiro da Liga dos Campeões e autor de 28 gols nesta primeira metade de temporada, o prodígio norueguês é a bola da vez no Mercado da Bola europeu. A lista de clubes interessados em contratar Haaland já em janeiro é bastante expressiva: Manchester United, Juventus e Borussia Dortmund encabeçam a maioria dos rumores. Mas há também a possibilidade de a Red Bull tirá-lo de Salzburg e levá-lo a Leipzig para colocá no Campeonato Alemão, de nível mais alto, acelerar sua evolução e só depois negociá-lo para alguma outra equipe.

ZLATAN IBRAHIMOVIC
Atacante
38 anos
Sueco
Los Angeles Galaxy (EUA)

Crédito: Katharine Lotze/Getty Images

Depois de quase dois anos atuando no futebol norte-americano, o veterano já anunciou que voltará a jogar na Itália a partir de janeiro. Com contrato com o Los Angeles Galaxy apenas até o dia 31 de dezembro, Ibra deve se transferir gratuitamente para o Milan, clube que defendeu entre 2010 e 2012 e onde conquistou o último dos seus títulos italianos. Além do rossonero, vários outros times do cenário internacional foram apontados como possíveis contratantes do sueco ao longo dos últimos meses, casos de Tottenham, Napoli, Fiorentina, Boca Juniors e até do Flamengo.

OLIVIER GIROUD
Atacante
33 anos
Francês
Chelsea (ING)

Crédito: Getty Images

Campeão mundial com a França no ano passado, o centroavante virou a terceira opção do Chelsea para o comando de ataque e só disputou sete partidas nesta temporada. Na última quarta-feira, desabafou sobre sua situação e afirmou que pretende se transferir para outro clube em janeiro para ter mais minutos em campo e, assim, não perder seu lugar na seleção que vai disputar a Eurocopa em 2020. De acordo com a imprensa inglesa, o primeiro interessado em contratar Giroud é o Rangers, da Escócia.

ISCO
Meia-atacante
27 anos
Espanhol
Real Madrid (ESP)

Crédito: Getty Images

Assim como Giroud, o meia-atacante espanhol é outro jogador que vem tendo menos espaço do que gostaria nesta temporada. Apesar de ter sido bastante utilizado nas últimas rodadas pelo Real Madrid, Isco está longe de ser uma presença garantida no "11 ideal" do técnico Zinédine Zidane. Mas esse é um status que o Chelsea pode lhe oferecer. De acordo com o jornal "Daily Mirror", o clube inglês está disposto a pagar cerca de 52 milhões de euros (R$ 235,6 milhões) para ter o espanhol em seu elenco depois da virada do ano.


Mais de Cidadãos do Mundo

Para robôs, só Neymar se aproxima do desempenho de Messi na temporada
Caçula do Liverpool tem fama de superdotado e superou Bill Gates no xadrez
Aos 19, Messi fez contra o Real Madrid o 1º dos seus 53 "hat-tricks"; veja
Por que Cristiano Ronaldo é só o 35º colocado na Chuteira de Ouro?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.