Quais são os clubes com mais títulos nacionais no planeta?
A edição de 2019 do Campeonato Brasileiro termina hoje com a consagração do Flamengo. Pela sexta vez (ou sétima, se considerado o título de 1987, alvo de uma eterna briga com o Sport), o clube carioca conquistou o posto de campeão nacional.
Mas, em outros cantos, onde os campeonatos reunindo o país todo são mais antigos e a quantidade de clubes poderosos é infinitamente menor, o número de títulos dos maiores vencedores é bem maior.
No exterior, é normal encontrar times com 30, 40 ou até 50 títulos de primeira divisão no currículo.
Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" responde a pergunta "quais são os clubes que mais conquistaram campeonatos nacionais na história do futebol?" e traz os sete maiores vencedores de todos os tempos.
1 – RANGERS (ESC)
54 títulos
Protagonista do clássico contra o Celtic, cuja rivalidade extrapola os limites do futebol e vai até para as questões religiosas, a equipe azul é também a maior campeã nacional do mundo. Desde 1872, quando foi fundado, o clube de Glasgow faturou nada menos que 54 edições do Campeonato Escocês. Só que a última taça foi conquistada já há um bom tempo, lá em 2010/2011. Depois disso, os Rangers faliram, tiveram de mudar de nome e recomeçar seu caminho nas divisões menores do futebol local. Na atual temporada, sob comando do ex-meia Steven Gerrard, têm brigado ponto a ponto com seu arquirrival pela ponta da Scottish Premiership.
2 – LINFIELD (IRN)
53 títulos
Se os Rangers não voltarem a ganhar na Escócia, é bem provável que logo eles sejam ultrapassados por outro clube britânico. Afinal, o atual campeão da Irlanda do Norte já tem 53 títulos da primeira divisão no currículo e está a um da marca do recordista. O Linfield viveu o auge do seu domínio na década de 1980, quando chegou a faturar sete taças consecutivas. Agora, a frequência das conquistas é menor, mas continua existindo. Em 2019/2020, o clube da capital Belfast está no bolo das equipes que brigam pela primeira colocação.
3 – CELTIC (ESC)
50 títulos
Com um futebol totalmente polarizado entre duas potências, a Escócia tem dois times no pódio dos maiores campeões da história. Além do Rangers, líder do ranking, o Celtic ocupa a terceira colocação. A equipe alviverde, que aproveitou os problemas econômicos e administrativos do arquirrival para vencer as últimas oito temporadas do país, já soma 50 conquistas e agora está a apenas quatro de se igualar a ele.
PEÑAROL (URU)
50 títulos
O primeiro não-europeu na lista divide o pódio com o Celtic e, assim como a equipe escocesa, vem de um país cujo futebol também é dominado por duas potências. O Peñarol já foi campeão da primeira divisão uruguaia em 50 oportunidades desde 1900, quando faturou seu primeiro título. Os aurinegros também são os atuais bicampeões do país e estão na briga pelo tri.
5 – NACIONAL (URU)
46 títulos
Arquirrival do Peñarol, o Nacional não sai do encalço do "clube irmão". O segundo time mais vitorioso do Uruguai (e quinto do planeta) já gritou 46 vezes "é campeão" da primeira divisão uruguaia, a última em 2016. Neste ano, o clube de Montevidéu está cheio de esperanças de interromper a série de vitórias do Peñarol e voltar a levantar a taça. Melhor time da "temporada regular" no Uruguai, o Nacional já está garantido na final deste ano.
6 – OLYMPIACOS (GRE)
44 títulos
Não é à toa que o Olympiacos aparece quase todo ano na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipe alvirrubra tem "apenas" 44 taças do Campeonato Grego em sua sala de troféus. E o mais impressionante: 15 delas foram conquistadas neste século. Entre 2012 e 2017, só deu Olympiacos na terra de Zeus e Hércules. A série chegou ao fim com as conquistas de AEK Atenas (2018) e PAOK (2019), mas pode ser retomada nesta temporada, já que o clube do Pireu está novamente na luta pela liderança.
7 – SOUTH CHINA (HKG)
41 títulos
O primeiro asiático da lista vem de um território autônomo da China que possui um futebol pouco expressivo e com bem menos investimento que o do gigante asiático. É nesse cenário que o South China virou a força número um e o clube a ser batido em Hong Kong. Com 41 conquistas, ganhou praticamente tudo entre os anos 1930 e 1970. Mas, nas últimas temporadas, o clube tem sofrido um pouco. A conquista mais recente é de 2013. A equipe atualmente está disputando a segundona do país.
AL-AHLY (EGI)
41 títulos
Já na África, quem reina absoluto é o Al-Ahly. A equipe 41 vezes campeã egípcia, que já conquistou também oito edições da Liga dos Campeões da África, foi condecorada em 2000 como o melhor clube do continente no século passado. O time do Cario é o atual tetracampeão do Egito e tudo indica que brigará pelo penta. Apesar de não estar na liderança desta temporada, tem jogos a mais para disputar que podem levá-lo novamente ao topo da classificação.
Mais de Clubes
–Como o Leicester venceu tragédia e desmanche para viver novo conto de fadas
–Fla, Palmeiras e Vasco poderiam ter mais taças internacionais; veja ranking
–Liverpool, Xavi e Coca-Cola: o que espera o Flamengo no Mundial de Clubes?
–Fla com R$ 314 mi e River, R$ 223 mi; Libertadores terá o campeão mais caro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.